23 de maio de 2016

Romances históricos

Fui ao Aurélio para ver a definição de romance. Acho que cabe no título.

Quem quiser aprender um pouco sobre a história da monarquia francesa, sobre o apogeu e queda dos Cruzados, sobre as guerras entre França e Inglaterra, e não quer um texto maçante, cansativo, sem um bom molho de intrigas, traições, precisa (deve) ler a coleção escrita por Maurice Druon, intitulada "Os Reis Malditos".


Vol. 6
Vol. 2

Vol. 5
Vol. 3

  
Vol. 1

Vol. 7


Vol. 4

































Na minha família todo mundo leu, e eu que havia lido a partir de empréstimos feitos pelo Hermes Santos, que não tinha a coleção completa, acabei pegando os restantes (são sete volumes) com o Fernando Guimarães, quando trabalhei na Fia Lux, na década de 1960.

Acabei comprando a coleção inteira, que achei numa livraria em Ribeirão Pareto-SP, quando lá morei, entre 1976 e 1978. Anos mais tarde a Erika, minha nora, mandou colocar capa dura.

Já se você prefere a história da monarquia inglesa, sobretudo a dinastia Tudor, pode ler a obra de  Philippa Gregory.




Os livros acima mencionados não esgotam a obra de Philippa, são apenas alguns exemplos. Ademais é vastíssima a literatura sobre os Tudors, inclusive com versão em vídeo, exibida na TV, com grande sucesso. 


Marco Tulio Cicero
Um personagem fantástico (acima), orador, político  e estadista, da velha Roma, tem sua história contada por Robert Harris, numa trilogia excelente. Falo de Cicero.









Recomendo estes livros citados, para quem realmente gosta de leitura que diverte e instrui.


3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Na edição a diagramação estava correta. A estética estava bem aceitável, agora que publicado saiu isto que estão vendo.

E não sei corrigir. Como blogueiro fui um razoável advogado. E a internet ainda tem muitos mistérios para mim.

Ana Maria disse...

Gosto muito de História e os relatos, mesmo que ficcionais, me agradam, desde que criativos e com uma boa cota de fidedignidade aos fatos históricos.
Incluiria nesta seleção " As maluquices do imperador" de Paulo Setúbal, que conta as peripécias de D. Pedro I. Infelizmente meu exemplar foi extraviado e a editora não reedita mais. Mas é possível que seja encontrado num bom sebo.
Recomendo também.

Jorge Carrano disse...

Lembro do "Maluquices do Imperador". E lembro de ter gostado da leitura.
Pena o extravio.