30 de novembro de 2012

NATAL - Lembranças


Por
Paulo March
(Riva)





Minhas lembranças mais fortes são sobre meu pai indo comprar um pinheiro de verdade no Horto. Ele fazia isso todos os anos. Vinha aterrado dentro de uma lata grande metálica (de algum produto que não me recordo). Era sempre posicionado no mesmo canto das nossa sala, em nossa casa no Pé Pequeno (Niterói).

E aí éramos todos convocados para ajudar a enfeitá-lo, com algodão imitando a neve. Existia uma técnica para fazer com que o algodão se transformasse em finíssimas camadas, para melhor aproveitamento. Com o tempo fui dominando tal técnica rsrs. Tínhamos caixas e mais caixas de bolas de diversos tamanhos, e aprendemos logo a como fixá-las nos galhos do pinheiro. 

Mas a recordação mais forte que tenho da montagem da árvore de Natal  foi quando nosso pai comprou umas fileiras com umas lâmpadas imitando velas bem fininhas e coloridas, mas que eram cheias de água. Nosso pai montava essas fileiras pelos diversos galhos da árvore, e quando energizadas, essa água fervia e dava uma vida à árvore que jamais esquecerei. Isso na década de 50 ( 58-59).

O momento mais solene e que determinava o final da montagem da árvore de Natal era a colocação da estrela na ponta mais alta do pinheiro, que nosso pai colocava subindo numa escada.

Como sempre, os presentes eram colocados na base da árvore, para serem abertos no dia seguinte pela manhã - dia 25.

Não me recordo de convidados, a não ser uma tia ou tio uma vez ou outra. Éramos sempre meu pai, minha mãe, meus avós maternos que moravam conosco (ambos portugueses), e meu irmão Carlos. Ah sim, e nossos cães - King e Boy.

Não sei porque mas também não me recordo das ceias, a não ser das castanhas que minha avó (que morava conosco) cozinhava na época. Talvez esse "bloqueio" seja em função de que tenho certeza que não comia nada daquilo que se costuma colocar numa mesa para uma ceia de Natal ! rsrsrs. Aqui peço ao meu irmão Freddy, frequentador desse blog, para me refrescar a memória sobre esse fato .... o que se comia nas ceias de Natal lá da nossa casa, em nossa infância ?

Algumas coisas ficaram marcadas a fogo na memória, sobre as noites de Natal, e cito pelo menos algumas delas. Coisas bobas, para vocês, mas com real significado, claro, para mim. Lembro como se fosse hoje :

- meu primeiro relógio .... ganhei como presente de Natal, mas não me recordo de que ano. Fiquei em êxtase com o presente.

- uma vez ganhei o jogo Banco Imobiliário - uma grande novidade na época, e até hoje um dos jogos tradicionais mais vendidos no planeta Terra. Abri a caixa, e comecei a ler as instruções do jogo (escritas dentro da tampa da caixa), louco para jogar naquela hora mesmo, com meu irmão e meu pai. Não entendi nada das regras, o que era hipoteca ???, aluguel, etc ... entrei em desespero e lembro que chorei muito de frustração por não conseguir entender o jogo, o que só aconteceu dias mais tarde, com meu pai ensinando, com calma, do jeitão dele - um cara especial.

- lembro que em um dos natais, meu pai tinha mandado reformar as almofadas das cadeiras de ferro da nossa varanda. Não sei porque, minha mãe queria que essas almofadas novas estivessem na varanda na noite de Natal (acho que íamos ter algum ou alguns convidados). E as almofadas não foram entregues. Meu pai saiu de carro (um Ford 41) e me levou com ele, para pegar as tais almofadas no centro de Niterói, já fim da tarde do dia 24. Besteira, mas isso me marcou porque meu pai estava realmente agoniado pra ter as almofadas na varanda ! E conseguiu !! rsrsrs

- as músicas tradicionais de Natal, que meus pais colocavam na vitrola, com discos de 78 rotações. Aquilo tocava sem parar a noite toda !!! rsrsrs ... aqui uma observação : quando falo em vitrola, só me recordo da fantástica Telefunken que compramos. Carlos, o que tínhamos em casa antes dessa Telefunken, na infância mesmo ?

Não sei quando deixei de acreditar em Papai Noel. Nada tenho para falar sobre isso. Papai Noel deixou minhas fantasias com certeza de maneira tenra, suave, sem traumas. As renas também ...

Mas ficaram as cantigas, que tenho certeza, estarão tocando daqui a 1.000 anos com a mesma intensidade e alegria.

FELIZ NATAL antecipado pra vcs todos !!!! (4 exclamações, em comemoração ao TETRA)

15 comentários:

Anônimo disse...

White Christmas genérico, hein??
Com algodão...

Riv4 disse...

hehehe ... isso mesmo, Anônimo. Neve artificial. Hoje é virtual ...!

Sds TETRAcolores e 英語を歩んでいる

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Já ofereci até prêmio para quem der pistas para identificação deste Anônimo.

Jorge Carrano disse...

Bela evocação de seus natais infanto-juvenis.
Lá em casa acho que a eletrola era RCA Victor.
Também tivemos pinheirinhos (coníferas em geral) em alguns anos.
Embora o Natal já tenha começado: a árvore da Lagoa já está iluminada; Papai Noel no Shopping e que da minha janela vejo nos prédios ao redor que muitos apartamentos já ostentam decorações iluminadas (principalmente em suas janelas, para que todos vejam), antes do dia oficial tentarei contato para de alguma forma desejar a você, Isa e os "meninos" Boas Festas.

Gusmão disse...

Ho Ho Ho

Jingle bells, jingle bells
Jingle all the way
Oh, what fun it is to ride
In a one horse open sleigh

Ladies and gentlement
I give you the jingle bass

Merry Christmas

Dashing through the snow
In a one horse open sleigh
O'er the fields we go
Laughing all the way

Bells on bob tails ring
Making spirits bright
What fun it is to laugh and sing
A sleighing song tonight

Jingle bells, jingle bells
Jingle all the way
Oh, what fun it is to ride
In a one horse open sleigh

Jingle bells, jingle bells
Jingle all the way
Oh, what fun it is to ride
In a one horse open sleigh

Let me hear you say
Ho Ho Ho

Dashing through the snow
In a one horse open sleigh
O'er the fields we go
Laughing all the way

Bells on bob tails ring
Making spirits bright
What fun it is to laugh and sing
A sleighing song tonight

Everybody's singing

Jingle bells, jingle bells
Jingle all the way
Oh, what fun it is to ride
In a one horse open sleigh

Jingle bells, jingle bells
Jingle all the way
Oh, what fun it is to ride
In a one horse open sleigh

Let me hear you say
Ho Ho Ho

Merry Christmas

Abraços

Freddy disse...

Putz, se eu fosse complementar todo o post de Riva, faria outro post inteiro...Afinal são lembranças em comum... Mas vamos lá, devagar:

A rádio-vitrola anterior era uma Standard Electric, na qual se ouvia jogos pelas ondas curtas. Antes dessa, uma vitrola só de 78rpm que foi o presente de casamento de nossos pais, ofertados pelo pessoal do trabalho.

O relógio deve ter sido um que foi dado a nós dois, e era Sorel Supersonic (!), diferenciados pela cor da correia. Não sei se Riva ganhou algum antes. Eu tb fiquei extasiado. Relógio era uma coisa tão rara que o seguinte foi um Ricoh imitando Seiko (que era bem mais caro), quando eu entrei na PUC.

Um vez me fantasiaram de Papai Noel com uma roupa de papel crepom vermelha que espetava como o diabo! Foi um trauma, não bastasse rasgar rapidamente.

As lâmpadas-vela de água borbulhante foram as lembranças mais marcantes da árvore natural, que nos derradeiros anos tinha seu topo cortado porque já não cabia mais na sala!

Das ceias eu lembro, e a maioria delas teve a presença dos tios e primos. Peru, farofa, pernil (exigência de nosso tio Gui), maionese, arroz à grega, bolinhos de bacalhau e outros acepipes. Até que um ano nossa mãe resolveu não fazer a ceia pra ver se alguém nos chamava... e nunca mais teve ceia com a família...

Tive outras lembranças (quem não as teve?), mas teria de fazer eu mesmo um post.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Acho que vou adotar a tese de sua mãe. Vou parar de promover a ceia, para ver se os filhos se tocam e patrocinam a reunião familiar.(rsrsrs)

Riv4 disse...

Caraca, isso está parecendo a continuidade da saga da Anette !!!! rsrsrs

Não sei como Freddy consegue guardar esses detalhes, mas cada um realmente tinha seu mundo, apesar de sob os mesmos tetos.

Caramba, relógio SOREL ... isso mesmo. Um tinha a correia preta e o outro marron. Como sempre, Freddy escolheu primeiro - acho que a preta.

Quanto aos pratos da ceia, está confirmada minha tese sobre meu esquecimento total sobre o que se comia : até hoje detesto pernil e peru. Ficava nas castanhas da minha avó, e provavelmente comendo um arroz com bife, que ela sorrateiramente devia fazer para mim.

Quanto à estratégia de mamãe,eu também não me lembrava.Mas realmente pode ser um tiro no pé ...rsrs ...é do tipo : quantas pessoas irão no meu velório ?

FLUi

Freddy disse...

Engraçado, eu não lembro da cor da correia desse meu Sorel... Portanto, não devia ser importante.

Riva tem insistido em sua tese de ter sido sempre passado pra trás, o que é altamente controverso, já que ele era "protegido" por 2 pessoas da casa e eu apenas por uma! (risos ou lágrimas?)

=8-( Freddy

Riv4 disse...

A memória seletiva é o modo como a mente trabalha. Quer um exemplo? Você não se lembra nunca de tomar aquele remédio horroroso que o médico receitou para sinusite. Mas lembra todos os detalhes do dia em que conheceu seu marido/ esposa.

A memória seletiva também pode ser causada por uma doença degenerativa do cérebro. Bastante comum em idosos, ela não deve ser confundida com a amnésia senil. Exemplo: os idosos preferem lembrar episódios da infância e da juventude que correspondem ao 'tempo da felicidade': aquele em que eram ágeis, fortes, bonitos, potentes, com toda uma vida pela frente.

A memória seletiva também pode servir como desculpa para os cínicos. Algumas pessoas assimilam somente o que é importante para elas. Se alguém lhes pede para comprar pão, elas não lembram de jeito nenhum. Mas se perguntarem coisas que foram interessantes para elas, são capazes de lembrar detalhes, mesmo que tenha acontecido há muitos anos.

Amigo Carrano e demais, ninguém mais vai escrever sobre seus natais ?

Sds TETRAcolores.
Hoje a torcida do Botafogo estava de azul ... Engenhão lotadaço !

Anônimo disse...

Sr, Paulo vivo procurando aquelas lampadas borbulhantes que nossos pais enfeitavam as arvores,estes que o sr. postou,se o Sr.souber mande=me um email. ssonia@oi.com.br
obrigada

Jorge Carrano disse...

Mandei email para o Paulo sobre seu pedido.
Obrigado pela visita virtual.

Riva (Paulo) disse...

Prezada anônima, como sempre, ainda encontramos tudo da nossa infância nos Estados Unidos. E as lâmpadas ainda são por lá vendidas. Veja no link :
http://www.amazon.com/Celebrations-Lighting-G11GR2A1-Multi-color-Christmas/dp/B000UIBR86/ref=sr_1_50?ie=UTF8&qid=1383499028&sr=8-50&keywords=christmas+lights

Aqui no Brasil eu desconheço onde encontrar ... acho muito difícil que existam por aqui ainda.

Saudações !

Eduardo Pereira Neto disse...

Bonitas suas histórias,nos remetem a um passado que marca as vidas de qualquer um,em relação às lampadas borbulhantes,não tive a felicidade de te las em minha infância,mais adquiri algumas a pouco tempo,pois sou um colecionador de tais,se quiser dar uma olhada,tenho um video no youtube,onde poderá relembrar,Se tiver conhecimento em compras no Ebay,lá as encontrará para compra,é só colocar na pesquisa do ebay,se for no ingles,coloque "Old Lamp of Cristhimas C-6 bubble lights!"E verá a variedade destes itens.Agora veja minha arvore;

https://www.youtube.com/watch?v=MV4T0X_IUr4

Grande abraço!

Eduardo Pereira Neto disse...

Encontrei algumas em Santa Catarina,pelo OLX,funcionam e vieram em caixa original,mas é muito dificil de encontrar,mais facil no Ebay....