8 de novembro de 2012

Bate-estaca, britadeira, punk, funk e outros ruídos desagradáveis


No outro dia, a propósito da palavra alemã schadenfreude citei o filósofo Schopenhauer.

Hoje, outra vez, recorro ao grande pensador  ao tratar de sons desagradáveis. Segundo ele, “a capacidade que uma pessoa tem de suportar o ruído está na razão inversa de sua inteligência”.

Devo ter um QI bem razoável eis que meus ouvidos são muito sensíveis a ruídos que não tenham um mínimo de melodia e harmonia.

Afiador de faca ambulante

Por isso vuvuzelas, matracas e máquinas afiadoras de faca deixam-me desesperado.


Em geral os pássaros têm cantos agradáveis aos ouvidos, mas mesmo entre eles existem os funqueiros. É o caso da araponga. Quem não conhece, acesse o link a seguir e verifique se pode haver coisa mais desagradável.




Araponga

Tivemos por vizinho, na Ponta D’Areia, um investigador de polícia conhecido como “Carioca” que era passarinheiro.

Dentre a quase centena de pássaros que criava, destacava-se a araponga. Seus gritos estridentes abafavam o canto harmonioso dos canários, dos avinhados e dos pintassilgos.




Coitadas das sabiás. Assim como coitado do Paulinho da Viola, tão refinado nas harmonias,  tendo que suportar estas vertentes musicais baseadas na percussão monocórdia que se assemelham ao barulho produzido pelo trabalho das fundações de prédios em construção.

Felizmente quando ainda frequentava, nos anos 70 e 80, esporadicamente, com minha mulher, casas noturnas com shows, ainda não haviam inventado as “discoteques” e era possível ir a boites pequenas, onde se apresentavam Elizeth Cardoso e Helena de Lima entre outras intérpretes musicais afinadas, com voz possante mas melodiosa.
  

7 comentários:

Anônimo disse...

Você esqueceu de choro de criança.

Freddy disse...

Muito antigamente eu dizia que os ruídos que realmente me tiravam do sério eram: choro de criança, radinho de pilha e empregada cantando!

Hoje em dia não temos mais empregada, aprendemos a entender o choro de criança (apesar de continuar irritante) mas o radinho de pilha foi substituído pelos iPads, iPhones e iPods da vida, quando ouvidos sem headphones por seus irritantes proprietários!

=8-) Freddy

Riva disse...

Vários me arrasam : mas nada igual a uma britadeira mesmo.
Alguns menos irritantes, mas que não deixam de ser : torcida dos Gambás !
Outros mais amenos mas também arrasadores : aprendiz de saxofone e a voz do Faustão.
sds TETRAcolores

Ricardo disse...

Plim-plim da Globo, buzinadas desnecessarias (quase sempre sao), Axe' music (90% com versos de extremo valor poetico tais como : "sai do chao", mexe a bundinha"...etc), agudos (falsete) irritantes da musica sertaneja, despertador segunda-feira de manha, celular tocando aqueles "ring tones" tipo Lady Gaga, Idiotas pertubando os outros com seus proprios problemas ao falar alto usnado dispositivos blue tooth, vinheta do Fantastico, o proprio Fantastico, voz do Louro Jose, voz do Galvao Bueno quase sempre mas principalmente quando sai gol (parece que ele esta' sendo sexualmenete abusado), voz do "Chefe-do_mensalao-9-Dedos", vinhetinha de boot do Windows XP, 7,8 ..todos, mariachis mexicanos (tem muitos pro aqui), repentistas nordestinos enchendo teu saco por 1 Real, nao sei mais o nome mas : aquela coisa de madeira e pregos que o vendedor de um doce antigo batia pelas ruas, e listo outros mais tarde. Obrigado.

Jorge Carrano disse...

Embora tenham fugido um pouco do espirito da coisa, ampliando os limites que balizariam os sons desagradáveis que cogitava, devo admitir que os citados pelo Riva e pelo Ricardo, em sua maioria, são irritantes e exasperadores.
A lista ficou ótima, muito rica, com as sugestões oferecidas.
Obrigado.

Anônimo disse...

E o baticum do Olodum? Esqueceram?
Faz mal aos tímpanos.
:D Fernandez

Anônimo disse...

Secador de cabelos.