12 de novembro de 2012

Anticomunista não praticante

Nunca, mesmo na adolescência e no convívio universitário, meio onde grassavam simpatizantes do comunismo, estive tentado a aceitar o socialismo soviético como uma boa alternativa de governo.

Como já narrei em outros momentos aqui no blog, convivi, até proximamente, com comunistas mais ou menos convictos, mais ou menos esclarecidos, ostentando mais ou menos ideologia. Participei até de um grupo teatral que tinha por objetivo levar através da arte da representação de peças com conteúdo socialista, até à classe trabalhadora, peças impregnadas de filosofia marxista. Fui diretor de Federação de Estudantes Secundaristas, de Grêmio Estudantil e tive amigos simpatizantes do partidão.

Mas sempre fui refratário ao comunismo. Por convicção de que não inventaram, ainda, nada melhor do que o reconhecimento do mérito individual, a livre iniciativa, a propriedade material e intelectual, a liberdade de ir e vir e, principalmente, a liberdade de expressão do pensamento sem censura, dentro dos limites da legalidade.

Mas não sou e nem nunca fui anticomunista praticante. Seria contraditório defender  a livre manifestação do pensamento e combater comunistas. Divirjo no campo da ideias, mas respeito. Até me divirto com uma esquerda festiva, de fachada, oportunista, mais fisiológica do que ideológica, como diria o Millôr.

Não são umas gracinhas o Chico Buarque e o Oscar Niemeyr, por exemplo, fazerem papel de socialistas, desfrutando de todas as delícias que o capitalismo pode oferecer? O comunismo não aceita a propriedade individual, mas o Niemeyer enriqueceu fazendo projetos de residências particulares. O Chico Buarque é a favor da reforma agrária mas mantém, para seu deleite e de alguns amigos, dois campos de futebol soçaite.

Desse povo todo do PT que tinha um projeto de poder, e está sendo julgado no STF, o único que deve ser respeitado e por isso monitorado é o Zé Dirceu, que tem mestrado e doutorado em Cuba e na União Soviética e já provou ser capaz de renascer das cinzas, mesmo a troco de cirurgia plástica e adoção de falsa identidade (gente fina como podem ver).

Para os mais novos, que não conhecem a história das tentativas de introdução, em nosso país, da filosofia stalinista, transformando-nos  numa república sindicalista, explorando sobretudo a ignorância do homem simples, do campo e das fábricas, sugiro assistir aos dois vídeos cujos links estão abaixo, com cerca de 14 minutos cada.

Trata-se de uma aula de história, na versão dos vencedores, a um click no teclado.


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UeXIrPc_O8o

17 comentários:

Gusmão disse...

Lembro do Teatro Experimental do Trabalhador. Era na Av. Amaral Peixoto, não é?
Abs.

Jorge Carrano disse...

Pois é. Eu estive no grupo que ensaiava na casa do médico Paulo Pimentel, mas, creia, porque tinha pretensões teatrais. Política passava ao largo na minha participação.
Outro dia conto, num post, o vexame que dei no Liceu com esta história de teatro amador. Meu amigo, ex-liceísta, Irapuan, quem sabe leitor deste blog, há de lembrar.

Jorge Carrano disse...

Bem, outros ex-liceístas estão no blog, como o Ricardo dos Anjos e o Carlos Frederico.
Mencionei o Irapuan porque ele era o galã do grupo que a professora Maria Jacintha tentou criar no Liceu.
A par de ser professora de francês, era autora, tradutora e critica teatral. Apaixonada por teatro.

Gusmão disse...

Quem são os comunistas no Brasil?
Abs.

Jorge Carrano disse...

Esta é uma ótima pergunta, Gusmão.
Pouco tempo antes de morrer, o general Golbery concedeu uma entrevista, publicada nas páginas amarelas de VEJA, dizendo que no Brasil ninguém é comunista; as pessoas estão comunistas.
Anos mais tarde, o oportunista Eduardo Portela, então ministro, parafraseando o Golbery (mas sem dar o crédito), cunhou a frase que ficou famosa: "não sou ministro, estou ministro".
É meio por ai, a maioria se diz comunista, ou finge ser, para fazer tipo e impressionar uma minoria dita "intelectual".
Morro de rir.

Anônimo disse...

Em um dos filmes aparecem José Dirceu e José Genoino. Não sabia da participação deles na luta armada.
:D Fernandez

Jorge Carrano disse...

Pois é, Fernandez. O desejo deles de tomar o poder é antigo e não tem limites de meios: luta armada, sequestro de embaixadores, assaltos a bancos e agora mais recentemente, o esquema do mensalão e da quadrilha, compreendendo corrupção, peculato, desvio de verbas, remessas ilegais de divisas, lavagem de dinheiro. Está tudo ai diante de nós, na TV.

Riv4 disse...

Paulo Pimentel seria um oftalmologista ?
Riv4

Jorge Carrano disse...

Exatamente, Riva. A casa ampla ficava na praça do Rink, no centro da cidade.

Riv4 disse...

Hmmm teve marcante presença na minha infância ... era oftalmo da minha mãe e meu tb ... uma casa na esquina da XV de Novembro.
O que seria o Teatro Experimental do Trabalhador ?

Jorge Carrano disse...

Isso mesmo, Riva. O local da casa é este mesmo. NO sobrado havia um amplo salão onde ensaiávamos.
Quanto ao teatro numa síntese bem compactada, tinha como ideia, a partir de manifestação artística, no caso teatro, sob a rotulagem de popularização da cultura, propagar mensagens socialistas, de forma subliminar ou não.
Não sei exatamente como acabou, pois me afastei, seja porque como já disse meu interesse era na arte em si (aprender a representar), seja porque o movimento militar de 1964 sepultou todos os núcleos ou células de formação socialista.
Num dos filmetes cujo link está no post, há uma alusão a utilização dos meios de comunicação para difusão dos "ideais" comunistas.
Abraço

Jorge Carrano disse...

DUas coisas mais, Riva:
1) ao que constava o Paulo Pimentel era bom médico;
2) tive que me afastar para não fazer papel de inocente útil, como alguns dos participantes. A partir do momento que adquiri consciência do projeto, das duas uma, ou me engajava de vez, por convicção, ou caia fora. Como não comungava daqueles ideais não havia como fazer papel de inocente.

Riv4 disse...

Acho que fez bem em cair fora .... rsrs.
Isso me lembra eu saindo "batido" de um festival universitário de música em Valença (dezembro de 69), porque uma jurada cismou com a letra da música que eu compus (Camille, sobre um furacão seguido de tsunamis).Foi uma época complicada para explicar que focinho de porco não é tomada !! rsrsrs.
Quanto ao Paulo Pimentel, marcou-me, pois era um dos personagens no nosso dia a dia, numa fase muito difícil (minha mãe tinha ficado cega), e também, quando comecei a usar óculos, era nessa clínica que eu ia fazer aqueles exercícios físicos com os olhos. Até hoje lembro das imagens. Coisas que ficam ...
Abs Riv4

Jorge Carrano disse...

O rumo da prosa mudou, mas não faz mal.
Veja você, Riv4, alguns anos antes, em 1955, estive na clínica do Dr. Paulo Pimentel, para uma consulta. Eu fora reprovado nos exames de admissão para a Escola de Cadetes do Ar (meu sonho era ser oficial da aeronáutica), por ter discromatopsia. E não me conformei. Pensando num recurso da eliminação por razões médicas, meu pai marcou consulta com o Paulo Pimentel, para confirmar ou, quem sabe, desmentir o diagnóstico da Aeronáutica e alicerçar meu pedido de recurso. Como já mencionei ele era uma autoridade oftalmológica.
Para minha decepção e inconformismo o laudo confirmou que sou daltônico, o que jogou por terra meu sonho de pilotar jatos.
E minha vida deu uma guinada.

Riv4 disse...

Em compensação, ganhamos um baita advogado !!! hehehe
Sds TETRAcolores

Jorge Carrano disse...

Obrigado pela generosidade na avaliação profissional, Riv4.
Entretanto diria como aquele personagem do Jô Soares: "menos, Batista, menos".(rsrsrs)

Anônimo disse...

realizações do comunismo pelo mundo
1)estupro de 5.000.000 de mulheres pelos comunas(comunistas)
2)assassinato de 100.000.000 de pessoas pelos comunistas
só isso é o suficiente para mostrar que comunismo não presta