10 de novembro de 2012

Guerra dos Sexos

Por
GUSMÃO
rodneygusmao@yahoo.com






Na primeira versão, Fernanda Montenegro e Paulo Autran. É mole ou quer mais?






No remake, ora no ar, os protagonistas são Irene Ravache  e Tony Ramos. É mole ou quer mais.







Duas grandes atrizes, oriundas do teatro, com passagens pontuais na dramaturgia televisiva.

Os coadjuvantes principais, na versão original, exibida entre 1983 e 1984 eram ótimos atores e atrizes, do naipe de Gloria Menezes e Tarcisio Meira.


Glória e Tarcisio

Glória e Edson

No remake, que estreou recentemente, os coadjuvantes são ninguém menos do que Glória Pires e Edson Celulari, por exemplo, entre outros.

A direção, tanto em 1983 quanto agora, é de Jorge Fernando. Apenas que na primeira versão dividiu a tarefa com Guel Arraes.

Assim como o texto, agora assinado apenas pelo Silvio de Abreu, originariamente foi desenvolvido pelo mesmo Silvio juntamente com Carlos Lombardi.

A novela é uma comédia, com cenas de pastelão. Uma delas, já repetida no remake, virou um clássico: Fernanda Montenegro e Paulo Autran, numa mesa de café matinal, enquanto discutem atiram, um no outro, suco de fruta, leite, bolos e geleias.

A temática como o titulo já indica, é a disputa entre homens e mulheres, e é desenvolvida  como comédia rasgada, escancarada. Prato cheio para o diretor Jorge Fernando.

Os primos Charlô (Fernanda/Irene)  e Otávio (Autran/Tony Ramos), que se tratam  pelos apelidos de Cumbuca e Bimbo, recebem de herança a cadeia de lojas Charlô’s e uma mansão onde residem.

As cenas da mansão foram filmadas num palacete em Itaipava, na Região Serrana. E, pelo menos na primeira versão, a loja Charlô teve como cenário o Shopping Eldorado, em São Paulo.

O enredo vai se desenvolvendo com amores impossíveis, encontros e desencontros, mal entendidos, artimanhas, trapaças de lado a lado (homensxmulheres) de forma leve e espirituosa.

Em suma, não é o novelão que o dono do blog tanto critica. Pode ser assistida descompromissadamente, de forma relaxada, como pura distração, sem busca de identificação com verossimilhança.  É para rir sem gargalhar.

O elenco como visto é bom e está afinado. Aliás,  achar que Gloria Pires tem papel secundário não é sério. Silvio de Abreu e Jorge Fernando (autor e diretor) também se entendem bem.

E para os marmanjos tem lindas pernas, para utilizar fala do personagem Otávio (Tony Ramos), no caso (as pernas) das atrizes Mariana Ximenes e Luana Piovani.

3 comentários:

Anônimo disse...

O blog vai virar revistinha de fofocas da TV?

Jorge Carrano disse...

Anônimo,
O blog é de generalidades, já tendo abordado agricultura orgânica, astronomia, gastronomia e muitos outros assuntos os mais variados, como política, religião e esportes.
Teve seus momentos literários também, em prosa e verso.
Novelas são um fenômeno brasileiro e não seria porque não gosto e, provavelmente, você também não, que iriamos censurar o tema.
Ademais não há fofoca no texto. Quando muito crítica, no caso até positiva.
Quem não gosta deve continuar navegando. Volte outra hora.

Riv4 disse...

Ótima essa de "quem não gosta deve continuar navegando e voltar outra hora" ... rsrsrs

Eu vou continuar navegando ... rs

Abrs