7 de novembro de 2012

Eleição Presidencial EUA 6 de Novembro de 2012

Ricardo W Carrano
Greenville - SC - USA




Acabo de chegar em casa, e como enfim chegou o grande dia, vou como outros milhões me preparar para assistir a cobertura das apurações porque as urnas (polls) fecham as 19:00hs (6:30h).

Fatos importantes a destacar sobre votar nos EUA, e na Carolina do Sul.

Hoje é dia de eleição, mas não é feriado (em nenhum estado), apenas as escolas, por serem locais de votação, não funcionam. Por isso votei hoje depois do almoço e voltei normalmente para o trabalho.

Não vi nenhum papelzinho de propaganda jogado no chão ou algum chato fazendo boca de urna.

Me inscrevi para votar pela Internet no site da Comissão Eleitoral do Estado, e meu cartão ou titulo chegou pelo correio uns 10 dias depois.

Neste estado não só se estava votando para presidente, como outros 16 cargos mais uma emenda constitucional para o estado. Votou-se hoje para eleger 1 candidato a assembleia estadual (State Senate), vereador (City Council), 1 deputado Federal (House of Representatives), Sheriff (Xerife) ou Chefe de Policia de Greenville, Fire Chief ou Comandante do Corpo de Bomebeiros dentre outros.

A eleição é organizada pelo estado onde 90% de quem trabalha mas seções eleitorais (precinct) é voluntario.

O voto é facultativo, mas você é muito incentivado a participar, pois votar é considerado o principal direito do cidadão.

Com muitas seções (polls) já fechados, começo a assistir a cobertura da Fox News (canal que normalmente assisto aos noticiários, com exceção do local que vejo na NBC). Os primeiros resultados vão começar a aparecer em breve, mas daqui a umas 2 horas já teremos uma tendência.

Enquanto isso vou explicar meu voto para presidente. (8:00)

Agora a meu ver não é mais hora para comparações, mas considerando que houve ações do governo atual importantes (mesmo que não ideais) para conter a crise econômica, como por exemplo a ajuda que evitou a quebra da GM e do sistema financeiro (que seria uma catástrofe global).

Na politica externa muitos avanços em relação à administração anterior, como também uma disposição demonstrada de pensar em prover acesso a seguro saúde principalmente aos mais necessitados, assim como mostrar que o país precisa olhar não só para suas necessidades mas também para problemas globais.

Por isso entendi que Barack Obama foi uma escolha mais apropriada neste momento das historia (estou escrevendo isso sem saber o resultado das urnas, 9:00h).

Os resultados chegando, lembra a televisão que com 20% de renovação do Congresso, outra coisa que não deverá se alterar.

É a maioria repulicana na “House” (8) e dos democratas no senado (4). Seja quem for eleito, terá no  enanto uma chance de fazer algo que poucos como Franklin Roosevel, Clinton e Reagan conseguiram, que foi negociar com um legislativo “balanceado”.

Minha opinião politica sobre isso é que o eleitor (caso Obama eleito) prefere Obama a frente de decisões imediatas, mas quando se trata de projetos que afetam emprego e impostos assume posição conservadora. (10:30 h).

A TV está anunciando a vitória de Obama as 11:30, o presidente certamente vai curtir e fazer festa hoje, mas sabe que a partir de amanhã, nada será fácil. 

Espero reler este post daqui a 4 anos, e ter boas recordações só futuro dirá.


Abaixo, o presidente Obama e a primeira dama Michelle em tom romântico…(Fonte Yahoo)

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro primo,
As edições virtuais (web) dos jornais no Brasil já noticiam a reeleição de Obama.
Abraço

Gusmão disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gusmão disse...

Alô Ricardo,
Já acordou? Aqui já são 9:16.
Minha curiosidade é saber como é este processo de votar
antecipadamente. Achei estranho inclusive o Obama votar antes da data.
Obrigado
Abraço

Jorge Carrano disse...

Exclui um comentário do Gusmão, que estava em duplicidade.
A propósito, também estou curioso quanto ao voto antecipado, inclusive por e-mail.

Jorge Carrano disse...

Leio na versão digital globo.com que a foto do casal abraçado comemorando (inclusive publicada no post), foi a mais "curtida" nas redes sociais em todos os tempos. Mais de 2,7 milhões.

Ricardo disse...

O voto antecipado que existe tambem em alguns paises europeus e Australia tem como objetivo principal facilitar o comparecimento de pessoas que trabalham nas eleicoes em si, e tambem ajudar a nao sobrecarregar as secoes eleitorais no dia da eleicao. Regras variam de estado para estado, mas aqui na CS voce tem uma janela no fim de semana anterior para voto antecipado. O caso de que se pode solicitar que sua cedula seja enviada pelo correio e' chamado de voto de ausente (absentee voting) e' funciona para os que estao fora de suas cidades no dia da eleicao. Na Carolina do Sul nao existe este voto por email, mas as regras variam de estado p/estado. Abracao a todos. Em tempo : Deu a logica, eu nao quiz na verade comentar antecipadamente, mas a midia especializada e pesquisas ja previam a vitoria de Obama, por margem pequena como foi. O presidente vai precisar de bastante astucia para conquistar a quase metade do Congresso e por conseguinte eleitorado que nao votou nele. Mas como eu disse, hoje ele merece fazer festa (so' hoje).

Gusmão disse...

De minha parte agradeço as informações. Fiquei curioso porque há alguns anos tive que votar "em trânsito" na eleição do Janio, pois estava em São Paulo a serviço (fora de meu domicílio eleitoral). E foi uma trabalheira danada. Essa possibilidade de voto antecipado resolveria estes casos.
Abraços

Freddy disse...

Realmente democracia funciona nos EUA. Mas acho que só lá... Minha maior inveja é o voto não ser obrigatório, de sorte que apenas as pessoas mobilizadas é que se envolvem no processo. Muito justo. E nem é feriado!

Torcemos para que a escolha tenha sido acertada (para nós, do restante do mundo).
Abraços
Freddy

Riva disse...

Ricardo, uma dúvida .... o voto não é obrigatório em todos os estados ? Ou existem estados em que é obrigatório ?
Abrs e sds TETRAcolores

Ricardo disse...

Prezado Riva,
Nao tenho tenho 100% de certeza mas acredito que nao e' obrigatorio em nenhum estado. Obrigado.

Jorge Carrano disse...

Segundo divulgado aqui no Brasil, na cobertura das eleições a liderança, na costa leste, de TV a cabo, foi da CNN com cerca de 8,8 milhões de telespectadores.
Na TV aberta a liderança teria sido da NBC com 12,1 milhões.
Abraço, Rick.