11 de novembro de 2012

Retalhos


Preocupação com preservação de meio ambiente e com  economia sustentável são coisas mais ou menos recentes. A reciclagem de vidros, latas e plásticos não fazia parte de minha infância, por exemplo.

Mas a reciclagem de tecidos é coisa muito antiga.

Isto no mundo todo. Basta verificar em filmes de época para constatar a onipresença de colchas de retalhos. Que além de enfeitar a cama serviam para cobrir e proteger do frio.

Trabalhos feitos a partir de retalhos (sobras de tecidos) são tradição secular. Em tempos difíceis as peças de vestuário quando inservíveis para os fins a que se destinavam, tinham seus tecidos reciclados, e viravam colchas e forração para cadeiras e poltronas, principalmente.

Se no passado os retalhos eram emendados e usados sem maiores preocupações estéticas, mesmo com pedaços de formas irregulares, pois o que interessava era a peça final e sua utilidade prática, hoje os artesãos (homens e mulheres) agregam técnicas interessantes que exigem habilidade manual.

Atualmente nem sempre estes trabalhos são feitos a partir de tecido já usado e reciclado, algumas vezes são sobras de costura. Ou até adquiridos com a finalidade de aproveitamento aos pedaços.

Minha mulher, por exemplo, compra pequenas metragens de muitas peças de tecido, variando as cores e padronagens segundo a peça que ira fazer.

Cortina e almofadas das cadeiras




Casos há em que a junção dos retalhos obedece a escolha de padrões de estampa e cores dos tecidos. O trabalho tem preocupação com o resultado visual, com o fito de compor um todo harmonioso e colorido.

Dependendo da temática da decoração do ambiente, do mobiliário que o guarnece e da finalidade do cômodo da casa, o retalho pode ser usado.

E dá para variar mudando de vez em quando a decoração pois não fica muito caro.















Além disso o retalho pode ser mais trabalhado e se transformar em fuxico, que dá origem a colchas e tapetes entre outras coisas.

Fuxico


Foto "revista" pelo Carlos Frederico, como explicado em comentários ao post

N do A: minha mulher não consegue ver televisão sem estar fazendo algum trabalho manual dos que aprendeu na infância, com a mãe. 

4 comentários:

Helga Maria disse...

Colcha bonita. Trabalho bem interessante.
Parabéns a quem fez.
Helga

Jorge Carrano disse...

A Wanda pede para avisar que a iluminação (forte luz natural que entrava pela janela) matou o feito das cores variadas.
E agradece os cumprimentos.

Jorge Carrano disse...

Permito-me reproduzir abaixo, email recebido do Carlos Frederico (Freddy), seguidor e colaborador master (premium, top de linha) deste blog.
Evidentemente que que a Wanda quer e penhorada agradece. Vai substituir inclusive no álbum pessoal que mantém com trabalhos que executou:

"Carrano
Eu me permiti fazer uma pequena revisão na foto do fuxico, coisa bem básica, mas que trouxe um pouco mais da cor que a Wanda diz ter perdido pela iluminação natural. Se gostar e puder atualizar a foto no blog, faça-o!
Mando as duas (original e rev3) para comparação:
Abraço"

Resolvi, ao invés de substituir pura e simplesmente a foto, acrescentar a que foi "revista" pelo Freddy. A uma como homenagem ao autor (assim podemos comparar e comprovar o resultado do trabalho de revisão), e a duas porque como já houve comentário sobre o efeito da luz, é bom deixar documentado para que quem venha ao post no futuro não achar que estamos delirando.
Valeu, Freddy. Grato.

Freddy disse...

É sempre um prazer colaborar com seu blog, Carrano.
Grande abraço e boa semana a todos.
Freddy