1 de dezembro de 2012

PRIMEIRO DE JANEIRO



Por
Carlos Frederico March
(Freddy)




Primeiro de Janeiro
Dia do Ano Novo.
Dia Mundial da Paz.
Dia da Confraternização Universal.
Dia do meu Aniversário!




Réveillon em Paris


É difícil para mim descrever a sensação que me enche a alma ao ouvir a contagem regressiva pela TV, milhões de pessoas grudadas nos relógios, celulares, tablets, aguardando o momento exato da chegada... do meu aniversário! Assistir os fogos de artifício encherem o céu de cores e formas, multidões alegres cantando e dançando pelo mundo todo, comemorando a chegada... do meu aniversário!

Obrigado, meus fãs!

Réveillon em Londres

Brincadeirinha! O fato é que, talvez por ter desde criança aliado a chegada de meu natalício às festividades de ano novo, sou daquelas pessoas que adoram comemorar seu próprio aniversário. Mesmo nos dias atuais, quando gralhas pessimistas lembram que cada ano que passa é um a menos na contagem que nos aproxima da morte, eu continuo comemorando.

Ter ao lado esposa, filhas, amigos e parentes, na contagiante alegria pela virada do ano e deles receber os afetuosos beijos e abraços de... feliz aniversário, não tem preço! 

É difícil deixar passar em branco um dia como esse, verdadeiramente especial para o mundo. Na mídia faz-se retrospectos do ano que passou, previsões para o ano que entra, pessoas montam suas listas de resoluções de ano novo (que raramente cumprem). Vive-se um clima de esperança, reza-se pela união dos povos e pela paz mundial, é um recomeço a cada ano.

É verdade que nem tudo são flores ao se aniversariar muito próximo ao Natal. Hoje já não curto essa expectativa, mas quando eu era garoto e ficava à espera do fim do ano, minha situação era de intensa frustração. A maioria dos amigos e parentes me dava um só “presente melhorzinho”, valendo pelo Natal e aniversário! Grrr!

Meu irmão há de comprovar que ele tinha, em média, o dobro de brinquedos que eu, recebidos por ocasião de seu aniversário (junho) e do Natal. A única coisa que me consolava é que ele quebrava a maioria do que recebia e eu preservava, de sorte que ao longo dos anos acabei juntando mais que ele (rs rs).

Outro grande problema que me afligiu a partir do momento em que eu já podia organizar minhas próprias festinhas em casa - adolescência e juventude - foi conseguir que as pessoas comparecessem. Grande parte da minha turna passava o Reveillon com parentes, ou viajava, ou ia a festas públicas.

Enfim casei e com isso anexei um lote de parentes. Sendo mais fácil convencê-los a passar o ano novo comigo, consegui até fazer algumas divertidas festinhas  principalmente no meu apartamento atual, que tem um amplo terraço que dá visada direta para os fogos da Praia de Icaraí.

Reveillon em Icaraí, Niterói

Como parêntese, esclareço que em alguns raros anos eu viajei no Reveillon, tendo aniversariado longe da maioria da família e amigos, mas são as tais exceções que fazem valer a regra.

Voltando ao tema, imagino que algumas pessoas irão comentar que seria mais fácil, em termos de comemoração, receber as pessoas no próprio dia 1º de janeiro. Acabaria com o problema de entrar em conflito com os eventos públicos e com a expectativa de quorum nas reuniões caseiras. De fato eu comemoro também ao longo do dia 1º, em geral esticando a festividade do Reveillon! Recebo em casa vários daqueles que não quiseram ou não puderam comparecer na virada do ano. Consigo assim dois dias de festa!

Só que, meus caros, nada se compara a aguardar o momento crucial para abrir pessoalmente uma garrafa de espumante ao ar livre, ver a rolha voar pelos ares e brindar, não apenas ao ano novo, mas ao meu FELIZ ANIVERSÁRIO!




Imagens do Google, com exceção do Reveillon em Icaraí, pelo autor.

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Na véspera, dia 31 de dezembro, estarei celebrando o 48º aniversário de casamento... com a mesma mulher.
Creia que, na impossibilidade de abraça-lo pessoalmente no dia 1º do ano, vou incluí-lo em meu pensamento, a guisa de prece (que faço a meu modo), ao som do foguetório, à meia-noite, desejando-lhe o que estarei suplicando para mim próprio.
Abraço e meus agradecimentos pela fidelidade ao blog como seguidor e em especial como efetivo colaborador.

Gusmão disse...

Freddy,
Nós dois somos os pilares nos quais este blog se sustenta. O "blog manager" fica com os louros (ou louras) mas nós é que ralamos (os dedos no teclado).
Desejo-lhe tudo de bom. O bom ao seu modo, não ao meu. Há divergências. Por exemplo: você usa a luneta para perscrutar o Universo, eu a uso para esquadrinhar a vizinha que se deita ao sol para bronzear.
Mas, enfim, você escolhe o que é "tudo de bom", pois é o que lhe desejo.
O Carrano vai ficar fulo por eu ter dito que somos as molas mestras do blog, porque a verdade dói. Depois, por e-mail, eu desminto, digo que foi brincadeira e que nós é que ficamos agradecidos pelo espaço que ele abre para nós (rs).
Abraço e felicidades.

Jorge Carrano disse...

Está certo, Gusmão. Consider-se demitido.
Ano que vem, quem sabe, dou-lhe nova oportunidade.

Anônimo disse...

Vai ter ano que vem? Os Maias dizem que não.
Adeus!!!
:D Fernandez

Freddy disse...

Caro Gusmão, eu também já usei luneta e/ou telescópio para bisbilhotar o alheio, mas há que ser discreto pois não é permitido...
Quanto ao aniversário de casamento do nosso "blog manager", antes de lhe dar os parabéns antecipados vou contar uma de um ex-chefe, também como nós casado há muito tempo com a mesma.
Ele dizia que, depois de 25 anos juntos, marido e mulher se tornam irmãos, por isso ele se orgulhava de já estar praticando incesto há um bom tempo (!).
Dito isso, faço votos de que Carrano consiga chegar às Bodas de Ouro "alive and kicking", com energia e saúde.
Abraços em todos
Freddy