27 de novembro de 2012

E agora, José?


 Por
Gusmão
(rodneygusmao@yahoo.com)

O "blog manager”, como o chama o Ricardo desde a Carolina do Sul, hesitou muito antes de publicar meu post que está em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/11/os-tres-reis-duvidas-e-suposicoes.html

Ponderou comigo, através de e-mail, que algumas pessoas talvez não estivessem preparadas para aceitar a minha versão, que  entendia bem-humorada, dos fatos ligados ao nascimento de Jesus, em especial  o episódio dos Reis Magos.

Em comentários pediu que a ira dos leitores inconformados fosse dirigida a mim e não a ele, no caso mero editor e não autor do texto.

No entanto, acabo de ler numa revista semanal, cujo nome irei omitir para não parecer merchandising, que o Papa atual, Bento XVI, acaba de publicar, sob o titulo de “A infância de Jesus”, sua própria interpretação dos fatos narrados por Mateus e Lucas.

E olha que Sua Santidade tem uma interpretação mais moderninha do que a minha. A começar do fato de contestar a data de nascimento do Messias.

Sua Eminência Reverendíssima acha que Jesus nasceu 6 ou 7 anos, antes de seu nascimento. Estranho? Não, apenas questão se calendário. Quando começou a era cristã (atualmente com 2012 anos), neste calendário que adotamos no mundo ocidental, Jesus já tinha seis ou sete anos.

Vai além ao admitir que a estrela de Belém, que teria guiado os reis magos, não passou da explosão de uma supernova bem próxima da Terra.

Os próprios reis, nesta revisão de Sua Santidade, perderam seus títulos nobiliárquicos, sendo chamados apenas de Magos pelo Papa. Assim como São Francisco perdeu o saco em Niterói.

Quanto ao boi e ao burrinho, segundo o Sumo Pontífice, trata-se de uma alegoria de humildade, eis que o nascimento se deu em uma gruta, e sem o coral de anjos cantando a glória de Deus.

Ora vejam só, o próprio Papa, o respeitável Cardeal Joseph Ratzinger, tido e havido como profundo conhecedor dos dogmas da Igreja, dos textos bíblicos e das leis canônicas, tem uma livre interpretação dos fatos e circunstâncias relacionados ao nascimento do Salvador.

Só não está bem explicado porque Deus deixou José numa situação desconfortável, tendo que aceitar ser acusado de corno, com a história de que foi o Espírito Santo que emprenhou Maria.

Ele não poderia ter criado seu filho, nosso Salvador, a partir do barro, como fez com Adão? Evitaria o constrangimento de José.

13 comentários:

Ricardo disse...

Prezado Gusmao:
Primeiramente, nao vi o post anterior, nem este como desrespeitoso, porque nao ofende nem desacredita ou xinga em nenhum aspecto a tradicao catolica.
Minha conclusao no entanto e' que nao precisamos entao (segundo o post e o proprio Papa) no caso nos preocupar com o fim do mundo, (coisa que insistem em dizer que os Mayas disseram mas nao e' nada disso) no dia 21/12 porque se ha' uma defasagem de 6-7 anos isto ja' teria acontecido em 2005 ou 2006 pois agora estariamos em 2018-2019. Um abracao

Anônimo disse...

Pois eu acho um desrespeito. O autor vai arder no fogo do inferno. No dia do juízo final haverá lágrimas e ranger de dentes.

Jorge Carrano disse...

Não pretendia me envolver neste post, porque apesar de ateu, como já declarado aqui no blog, tenho respeito por todas as religiões.
Mas esta expressão "haverá lágrimas e ranger de dentes" era muito utilizada por Humberto Kopke, professor de química do Liceu, na década de 1960.
Tal fato me leva a imaginar que o Anônimo que enviou o comentário acima pode ser um ex-colega liceísta. Acertei?

Anônimo disse...

ERROU!

Jorge Carrano disse...

Reward dead or alive.
O blog recompensará, com uma assinatura anual (custo de acesso à rede não incluso)aquele que tiver informação sobre este Anônimo que dá pitacos sempre provocativos no blog.
Quero-o vivo, a morte no caso seria virtual apenas.

Gusmão disse...

Valeu, Ricardo. Obrigado pela compreensão. Nada mais fiz do que interpretar livremente os fatos. Como mencionei no texto, até agora, passados séculos, estão fazendo revisão dos acontecimentos. Até o Papa.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Outras indagações podem ser lidas em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/02/verdade-real-sobre-vida-de-jesus-cristo.html

Olá, Riva, você iniciou estes questionamentos.

Riv4 disse...

Não adianta me provocar .... rsrsrs.
Ok, vamos fazer o seguinte : leiam APENAS o Vol. I da série CAVALO de TRÓIA, de Benitez, e voltaremos ao tema, com força total.

desafio !!

Abrs
Riv4

Freddy disse...

Junte-se esses dois posts e teremos dias de discussão!
Quanto à praga rogada pelo Anônimo, eu a ouvi não faz muito tempo quando um amigo meu revelou na família uma foto que havia feito de sua própria irmã. Meu Deus!! rs rs

Abraços
Freddy

Riv4 disse...

Não achei nada desrespeitoso os textos do Gusmão. Acheio-os inteligentes, desafiadores, interessantes. Nada contra. Muito pelo contrário.
E realmente, leiam " e a Bíblia tinha razão". levei 8 anos para ler, pois há necessidade de se consultar a Bíblia o tempo todo. Para pessoas inteligentes e desarmadas.

Quanto ao fim do mundo dia 21, se acontecer, lamento não conquistarmos o PENTA.

FLUi

Ana Maria disse...

Bom saber que o Papa Bento XVI aceita discutir algumas histórias da vida de Jesus. Afinal, ele foi, antes do pontificado, durante 23 anos o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sendo desta forma defensor vevemente da ortodoxia católica.
Quanto aos comentários emitidos aqui neste espaço, nada de ofensivo foi proferido. Uma irreverente brincadeira com a versão do nascimento de Jesus

Ana Maria disse...

Ah! Em tempo. Como meu irmão blogueiro sabe, nunca gostei de biografias. São tendenciosas na maioria das vezes. Me importa a mensagem que deixa o homem em sua vida.
Mas o espaço nos comentários é pequeno pra que eu coloque minha opinião.
Parabéns pelo post, Gusmão.

Jorge Carrano disse...

Meu receio era infundado, Gusmão. Sua interpretação foi bem aceita e considerada apenas uma respeitosa irreverência (se é possível achar uma irreverência como respeitosa).