23 de novembro de 2012

AMOR TETRACOLOR





Por
Paulo March
(Riva)







Tudo começou em 1958 ou 59 (acho) quando ganhamos um jogo de Totó dos nossos pais, e os times eram Vasco e Fluminense.

Como eu não tinha direito de escolha em nada - pois não era o primogênito, coube a meu irmão fazer a 1ª escolha. E graças aos Céus, ele escolheu o Vasco (porque era o time de mamãe - nosso pai era América !). Fiquei com o Flu.

Aqui cabe uma observação sobre "escolhas" lá em casa : mais tarde, meu irmão decidiu que seria engenheiro, e eu fui "aconselhado" a ser médico, pois ele já tinha escolhido a Engenharia, e não sei porque, não podia ser igual .... rsrs. Mas eu já era bem grandinho, e exercitava minha rebeldia há pelo menos uns 4 anos, e resolvi ser engenheiro também (hehehe).

Mas voltemos ao Flu ... 

Castilho*, para o Autor o maior ídolo da história do clube

Acompanhei o Fluminense desde 1959, quando vibrei pela 1ª vez com seu título estadual, super valorizado na época. 

Atravessei a juventude indo a vários jogos no Maracanã, Ítalo del Cima (Campo Grande), Caio Martins (raras vezes o Flu jogou ali), Teixeira de Castro (Bonsucesso) e Rua Bariri (Olaria). Não me recordo de ter ido a outros estádios. Vibrava, acompanhava tudo pelo meu radinho de pilha, com muita euforia, mas nada que extrapolasse as comemorações convencionais. 

E acreditem, só tive uma única camisa do Flu ; na época, não existia essa febre de uso das camisas dos clubes. As torcidas eram identificadas por suas bandeiras e pela localização dentro dos estádios.

Posso citar talvez apenas 2 casos, digamos, diferentes, da minha emoção torcendo pelo meu Fluminense :

- aquele 0x0 na final de 63 num Fla x Flu sensacional ... não sei porque, naquele domingo, tive que ir na missa, e claro, assisti-a com o radinho de pilha na orelha, sob os olhares fuzilantes de todos dentro da igreja. Pra sorte deles, não teve gol do Flu durante a missa ... rs

- derrota para o Fla (tenho que checar o ano), com um gol de falta do Leandro aos 46 do 2º tempo - atirei o radinho no chão, espatifando-o em mil pedaços.

Até antes da "era" atual, os jogos do FLU mais emocionantes na minha vida tinham sido 3 Fla-Flus :

-  Flu 3x2 em 1969, quando fomos campeões nesse jogo - fui ao Maracanã com meu querido professor Malker, do Instituto Abel, já falecido.

- Flu 1x0 em 1983, com gol de Assis aos 46 do 2º tempo - inesquecível .... a torcida do Flamengo toda girando as camisas sobre a cabeça, gritando "é campeão" e "está chegando a hora" ..... e a hora chegou mesmo ..... A BOLA PUNE !!!! rsrsrsrs

- Flu 3x2 em 1995, com o famoso gol de barriga do Renight (apelido do Renato Gaucho no Twitter) ... histórico ! Que jogo, com diversas diferentes situações de domínio em campo, expulsão, golaços, tudo que tem direito uma grande decisão.

Passei então uma boa fase da minha vida como um torcedor tranquilo do Flu. Muitos anos, na verdade. Dos nossos 3 filhos, dois  são tricolores e um não pude evitar : criado no playground, na época daquele timaço do Zico .... tirem suas conclusões rsrsrsrs. 

Mas pelo menos consegui impedir que a família da Isa cooptasse um deles para a torcida do Vasco ! A Isa não ligava para isso, nunca ligou, mas a família dela é daquelas que se hoje você pedir para escalarem uma seleção brasileira, até o Alecsandro vai estar lá com a 10 do Pelé !!!! É sério rsrsrs.

E os anos foram passando, passando, e não me perguntem porquê, surgiu uma paixão desenfreada, descontrolada em 2008, na Libertadores da América. O estranho é que isso não aconteceu somente comigo. Aconteceu praticamente com a torcida inteira. Aquele time tinha um carisma imenso, assim como seu treinador Renight, além de futebol. Na verdade, essa euforia foi alimentada pela conquista da Copa do Brasil em 2007, verdade seja dita.

Bom, acredito que todos, ou quase todos, sabem o desfecho. Final histórica no Maraca, e derrota nos penalties para a LDU do Equador. 

Para vocês terem uma ideia de como aquilo tudo nos marcou de todas as formas, até hoje revejo 3 jogos daquela competição, que tenho gravados integralmente : além da final, revejo 3x1 no São Paulo e 3x1 no Boca Juniors. As imagens da GLOBO na torcida são maravilhosas. Tem cenas super marcantes ! Que torcida linda a nossa !

Um fato muito marcante aqui em casa sobre essa Libertadores, é que meu filho caçula tricolor morava nos EUA, e, acreditem, ficávamos ligados o tempo todo, em tempo real, durante todos os jogos. Quando ele não conseguia transmissão ao vivo lá, eu colocava a câmera do laptop virada para a minha TV, pra ele ver o jogo via Skype !!!! Loucura total ......

E aí veio 2009. Foi um massacre emocional. 

A caminhada final do Flu para evitar o rebaixamento, dado como certo por todos os Cavaleiros do Apocalipse, essa caminhada transformou aquele grupo no Time de Guerreiros, marca registrada até hoje para o time do Fluminense.

Não sei como não morri naqueles 6 jogos finais do campeonato brasileiro de 2009. Talvez tenha morrido, e tudo que vivencio hoje é na verdade em outra dimensão !  

Isa, esposa, com a camisa do tricolor




A paixão pelas cores continuou crescendo em mim e em toda a torcida, contagiando até a Isa, devido à nossa intensa vibração e o envolvimento muito forte de todos daqui de casa em todos os jogos do Flu. 









João, neto, com Assis
Passamos a comprar camisas, ir a vários jogos, etc. Aqui uma observação que esqueci, e é importante : o meu filho mais velho casou com uma tricolor fanática (rs), e nosso neto de coração é super tricolor também. Então a Isa está, hoje, cercada por 5 tricolores, tendo em vista que o filho rubro-negro reside fora do Brasil.

Passei a usar o Twitter para comunicar-me com a torcida tricolor. Hoje tenho mais de 500 seguidores. É viciante rsrsrs. 

Fundei a FluSofá e criei o RIVA´s STADIUM, ambos famosos entre os seguidores no Twitter. 
O Riva´s Stadium é a minha sala, composta de Sofá Sul, Sofá Oeste e Cadeiras Norte Especiais hahahaha.

Veio 2010, e o time foi TRIcampeão brasileiro, num campeonato muito difícil até a rodada final. Chorei como criança quando acabou o último jogo.

Quase chegamos em 2011 (3º lugar), e veio 2012 .... meus amigos, só quem está no meio disso tudo pode testemunhar .... essa torcida do Fluminense é uma loucura ! Afirmo a vocês que desde o início do campeonato, a grande maioria sempre acreditou que seríamos Tetracampeões.

Eu fui um dos que não acreditou, principalmente naquela fase espetacular de performance do Vasco, e do próprio Atlético Mineiro.

Fomos encostando, encostando, e ultrapassamos. E aí, uma catarse na torcida, com 100% realmente dizendo que seríamos campeões por antecipação. Jogos acompanhados minuto a minuto. E chegamos ao título faltando 3 rodadas pra acabar o campeonato !!!!

Quem já foi campeão brasileiro sabe a alegria que sentimos. Sem desmerecer os outros títulos, mas essa torcida do FLU é algo muuuuuuito especial. E pra nós, aqui em casa, muito mais ainda. Explico ....

Meu filho mais velho, tricolor, trabalha no Fluminense, na assessoria de imprensa. E estava trabalhando há algum tempo, registrando o comportamento da torcida, nas arquibancadas, viajando com o time. 

Rodrigo, filho, segundo a partir da esquerda

Imaginem a experiência de um tricolor, a trabalho, vivenciando o dia a dia do seu time, que culmina com a conquista de um título histórico !!!! No jogo da conquista, contra o Palmeiras, foi e voltou no avião junto com o time. Quanta emoção, quanta coisa pra guardar no coração !!!!

Desfilou no carro aberto até as Laranjeiras com o time, documentando a reação da torcida em todo o trajeto do Galeão até o estádio ...... e nós, sem dormir, acompanhando tudo até 4h da manhã, ao vivo, pela internet !!!!

Enfim, o envolvimento está demais, esta bonito, conquistas, muita alegria, que espero continue, pois o momento é de muita alegria. Une, contagia, supera, arrebata ! 

Assim é o futebol, e sempre será. 
Na alegria e na tristeza. 
Tenho 2 grandes amigos palmeirenses, que estão vivenciando o oposto. 

É uma paixão muito forte .... só não esperava estar tão apaixonado aos 60 anos.

Saudações TETRAcolores, já planejando um upgrade para PENTAcolores.


Nota do editor: Sobre Castilho, leiam em http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Jos%C3%A9_Castilho

16 comentários:

Jorge Carrano disse...

Menino ainda, fiquei puto (naquela época não se dizia isto, dizia-se fiquei tiririca) porque Ademir, meu ídolo infantil, saiu da Vasco em 1946 e foi jogar no Fluminense a pedido do técnico Gentil Cardoso.
Achei uma traição. Mas ele voltou ao Vasco sagrando-se, de novo, campeão.
Inclusive sendo decisivo no Sul Americano de 1949, que ganhamos de forma invicta.
O Flu mereceu o título nacional deste ano de 2012. Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Em 1946 não tinha puto?

Freddy disse...

Sobre o tal jogo de futebol totó (pebolim), o que Riva esqueceu é que eu já estava direcionado para torcer pelo Vasco quando o jogo foi comprado! O que pode ser argumentado é que Riva poderia vir a torcer pelo Flamengo ou Botafogo caso o outro time não fosse o Flu, já que com certeza um dos lados seria o Vasco!
De certa maneira esse totó sedimentou nossas escolhas, porque o Vasco foi campeão em 1958 e o Fluminense em 1959.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

O que eu pretendi dizer, Anônimo, é que criança não falava "puto" porque levava pimenta na boca.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
O Vasco tem um jogador de futebol totó (pebolim). Chama-se Alecsandro (rs).

Riv4 disse...

Vejam vocês .... fui descobrir 50 anos depois que na verdade o jogo de Totó foi comprado para meu irmão, com o time do Vasco, e por acaso veio com o Flu também .... Isso é que é ter sorte !! rsrs

sds TETRAcolores

Anônimo disse...

Quá,quá,quá,quá. Ele parece mesmo um boneco de pau, a bola bate nele e até entra no gol.Falo do Alecsandro.

Gusmão disse...

Fiquei meio sem tempo ontem e hoje para participar do blog.Quero só registrar que Didi e Gerson foram dois ótimos jogadores que passaram pelo FLU e pelo meu BOTA.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Mano Menezes deixa o comando da seleção.

Anônimo disse...

O melhor time da Brasil está indo para o Japão ganhar o título mundial. Já ganhamos um genérico em cima do Vasco.
Curingão, é nóis!
:D Fernandez

Riv4 disse...

Vejam esse link maravilhoso de colegas do Twitter : http://www.youtube.com/watch?v=qixGhsPg34g&feature=youtu.be

E olha, voltei a acreditar em PAPAI NOEL ....obligado Papai Noel, pelo plesentaço da saída do Mânus. Só falta sair o Sanches agola !!! Aí selemos hexacampeões mundiais.

Riv4 disse...

Hmmmm....Gambá na área .... hehehe

Riv4 disse...

Mais um LINK sensacional e inesquecível ... http://www.youtube.com/watch?v=DdOowL67ZGo

Freddy disse...

Não sou chegado a discutir futebol, ganha-se alguns inimigos com isso.
No entanto cabe comentar que me considero um digno e fiel torcedor do Vasco, dado que passei final da infância, adolescência e início da juventude sem ver o time de minha escolha ganhar um puto título.

Só em 1970 eu tive essa alegria, já com 19 anos de idade e depois em 1974 o primeiro título brasileiro (com 23 anos). O próximo título já me pegou casado, na Alemanha (1977). Nem acompanhei o campeonato, mas lembro de um colega escrevendo na neve "Vasco campeão" em frente a nosso prédio em Munique.

Conforme afirma uma de minhas filhas, época boa mesmo foi de 1987 a 2000! Seria a era Eurico ou era Calçada? Mas isso é outra estória!

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Pois comigo deu-se ao contrário. Passei a infância ouvindo comemorações do Vasco campeão. Com timaços que deram origem ao Expresso da Vitória e ao Expressinho. Base da seleção brasileira de 1950, tendo cedido 9 jogadores, sendo 5 deles titulares.
Mas foi em 1952 que comecei a acompanhar nos estádios, levado por um vizinho, português, de nome Armando (advinhem para que time torcia?). A Vasco ganhou o campeonato carioca de forma antecipada. Gentil Cardoso como técnico e um time histórico.
Vejam que curioso, este post é de louvor ao Fluminense, mas o Vasco acaba sendo mais comentado.
Perdão, Riva, a culpa é de seu irmão Freddy.

Riv4 disse...

Quem começou foi vc, Carrano rsrsrs. Falou daquela história do Ademir, campeão pelo FLU em 46, traíra, e depois campeão pelo Vasco em 47.
Eu nem sonhava em existir ainda ! rsrs
Mas tenho histórias pra contar do Vasco também, pois como bom genro acompanhava meu sogro em alguns jogos em São Janu e no Maraca.
Vasco x Cruzeiro em São Janu, estava com a Isa inclusive, e joguei um torcedor lá embaixo, pois o abusado ia sentar no colo do meu sobrinho,uma criança na época. O cara me jurou, mas não conseguiu chegar mais perto de mim kkkkk.
Portugal x Uruguai em 72, no Maraca, tb teve confusão comigo ...fui com meu sogro e a Isa kkkk.
Muitas histórias pra contar.
E tive o prazer de acompanhar e testemunhar a 1ª vez das filhas de Freddy no Maraca, com Brasil x Argentina em 98. Foi uma festa inesquecível .... antes do jogo. E com início memorável : juiz apitou o início do jogo, e a torcida INTEIRA cantou : CAFU, vai ..... !!!! kkkkkkk sensacional !
E o Anônimo é paulistano e Gambá ! Hmmmmmmmm