29 de novembro de 2012

Balancete de 2012


Ano vai terminando e continuo com algumas convicções.

O ministro Lewandowski desonrou a toga e amesquinhou o Supremo Tribunal Federal, deixando à margem o Direito e a Justiça e decidindo consoante seus compromissos pessoais. Vergonha!

Hoje toma posse o novo ministro, que na teoria, por aproximação, é bem qualificado para a função judicante: Teori Zavascki. Com perdão do fácil e infame trocadilho. Serão 10, portanto. Ainda falta 1.

Alguns mochileiros se comportam de tal sorte, que mais parecem burros levando às costas suas cangalhas. Falta-lhes bom senso e educação para tira-las nos transportes coletivos, como ônibus e elevadores. Jumentos, sem ofensa aos quadrúpedes.

Sair da lanchonete comendo é de extremo mau gosto, mas entrar nos coletivos (ônibus e elevadores) ainda comendo seus sanduíches e tomando seus refrescos ou sorvetes é falta de educação e respeito para com o próximo. Já vi derramamento de sucos no colo de outro passageiro e bola de sorvete cair no chão do elevador melando tudo.

Lugar de comer é à mesa. Ganhar  cinco minutos comendo pela rua e no veículo coletivo é  inadequado e anti-higiênico. Pior é deixar os restos (copinhos plásticos, garrafas de PVC, e papeis nos assentos ou detrás das cortinas das janelas dos ônubus. No outro dia quase sentei num banco todo molhado de mate. O copinho deixado ainda tinha líquido. Educação zero!

O ano acaba e continuo achando o presidente do Vasco um pateta. Mas onde encontrar um nome ligado ao clube, honesto e bom administrador, que aceite enfrentar uma situação tão difícil, com o clube sem dinheiro, sem time decente para disputar as competições e pressionado por um sem número de processos judiciais?

O post anterior, da lavra do Freddy, igualmente vascaíno, pode-nos induzir a falsa conclusão de que o retorno do Eurico Miranda, seria uma solução.

Ah! Não esqueci do Alecsandro,  não. Quem sabe ele encontraria uma vaga na equipe paraolímpica do Brasil? Estou seguro de que não haveria impugnação dos adversários, porque ele é "perna-de-pau", pelo menos no sentido figurado, e, não,  usuário de prótese.

Dificilmenete aparecerão na TV outras campanhas mais criativas do que as dos postos Ipiranga e das sandálias Havainas. Na minha opinião as mais bem boladas do ano. As últimas, que lembro agora, são:
Ipiranga: o cachorro do ator conhecido que só quer brincar (e estragar) as sandálias Havainas. Não aceite imitações. Bem original.
Havainas: ambientado num hospício, o comercial mostra um psiquiatra conversando com dois internos; um se acha Napoleão,  o outro Nero. Excelente sacada.

A seleção, agora sem o Mano Menezes,  continua indefinida.  Na minha opinião três nomes parecem ser definitivos: Thiago Silva, Paulinho e Neymar. O resto dá discussão, com qualquer técnico.

Parece que teremos Felipão (já foi confirmado?) de volta. E já que falamos de técnico, acho que o Internacional acertou ao contratar o Dunga para dirigir o time no próximo ano. Torcerei por ele.

O ano foi de alguns ganhos de “seguidores” no blog. Já são 33. Não é nada, não é nada... não é nada!  Mas foi ano também de perdas. Cadê Luvanor Belga, Ricardosanjos, Esther, Helga e outros que enriqueciam os debates de ideias?

Se o prefeito eleito cumprir o programa que está divulgando, nas próximas eleições votarei para sua reeleição. Na OAB espero que a chapa eleita, tenha atuação voltada para os interesses dos profissionais da advocacia. A Instituição adotou uma linha de partidarização, vinculação política, o que condeno veementemente. E nossos interesses ficaram relegados. As mazelas do Judiciário deveriam estar sendo combatidas com vigor e coragem.

Cada dia mais me convenço que a pena de morte é um imperativo. Mesmo que para vigência transitória, até que sejam postos sob controle  os índices elevadíssimos de criminalidade, com a banalização da vida humana, com os crimes de morte gratuitos atingindo grau inaceitável, selvagem , de ocorrências. Pelo menos vinte anos de pena de morte acompanhados de programas educativos talvez nos colocasse num patamar dito civilizado, com crimes apenas cometidos por psicopatas,  e excluídos da sociedade.

No mais, o ano termina com Tonny Bennett, de novo, no Rio. James Bond, de novo, nas telas. Show de Roberto Carlos, de novo, no Maracanãnzinho. Fluminense, de novo, campeão brasileiro. Vettel, de novo, campeão de Fórmula 1, and last, but not least... Mano Menezes fora da seleção

Agora pasmem! Pela vez primeira o Brasil conseguiu classificação para disputar o campeonato mundial de ...beisebol. É mole? E sequer conheço as regras do jogo.

Enquanto isso terminaremos o ano na 14ª posição no ranking da FIFA.

Aqui ponho um ponto final neste balancete, que continuará em aberto para incluir sugestões, palpites e opiniões que venham via comentários.

32 comentários:

Gusmão disse...

E,lamentavelmente, Chico Anysio e Millôr Fernandez nos deixaram suas obras e partiram para a vida eterna.
Lembro que o Carrano fez justas homenagens quando de seus falecimentos.
Abraçois

Jorge Carrano disse...

Pois é, Riva, sei que se trata de menino humilde de São Gonçalo.
Mas foi para a Europa, está no F.C. do Porto há anos, consagrado.
Atuou, se não me engano, em seleções brasileira de base. Estas subs tão em voga.
É o goleiro, dos que vi atuar (e vi muitos) que melhor sai do gol para interceptar cruzamentos. Defeito comum nos goleiros brasileiros, que não sabem sair da meta e dominar a área. Não tem cabimento o goleiro (no meu tempo dizia-se arqueiro ou goalkeeper)que pode usar as mãos, não ganhar todas as bolas pelo alto. Eles(goleiros)deveriam ser soberanos no jogo aéreo na área.
E mais, ele (Helton)saia bem e já caia repondo a bola em jogo, pois tinha visão do posicionamento dos companheiros em campo.
Lamentei muito a saida dele e espero que ele volte para encerrar a carreira no Vasco.
O Eurico não soube administrar o conflito.
Mas conta aí o que você sabe a respeito, Riva.
Abraço

Freddy disse...

Comentários - 1
Vasco: começaria trocando todo o departamento jurídico. Teria de ser recomposto com profissionais competentes, óbvio, mas com penetração política. Como afirmou Roberto, outros clubes estão na mesma mas só o Vasco perdeu todas as ações.

Comer na rua: hábito herdado de americanos (visão novaiorquina). Uma nojeira. Desde taxistas mastigando infames sanduíches e dirigindo (você dentro...), até belas donzelas e executivos de terno nas ruas comendo apressados de volta aos escritórios. O capitalismo selvagem não permite aos escravos, quero dizer profissionais de terem um tempo mínimo para descansar e fazer sua refeição com alguma calma.

Abraço
Freddy

Freddy disse...

Mochileiros (sou um): acho que metade das pessoas que circulam no centro do Rio andam de mochila. Já é mais comum que terno! Mas há que ter bom senso e retirá-la das costas ao entrar em ambientes apertados.

Eu costumo me lembrar, mas às vezes esqueço... Quase fui expulso do Metropolitan Museum em NY porque havia esquecido dela e me virei pra que me tirassem uma foto à frente de um belíssimo quadro de Pierre-Auguste Cot (The Storm). Quase que encostou, mas o segurança agiu com rapidez e má-educação! OK, mereci... rs rs

<:o) Freddy

Freddy disse...

Comentário - 3
Astronomia: avançou muito com as informações das sondas espaciais, principalmente os rovers Spirit e Opportunity em Marte e a Cassini em torno de Saturno. Parece que ainda vem notícia bombástica por aí, no início de dezembro, segundo a NASA "para entrar na História". A fonte é o rover Curiosity, ora em solo marciano. Prevejo algo relacionado a vida extraterrestre, que vai remexer as bases de várias religiões de primeira linha.

Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Tomara que as notícias bombásticas cheguem antes do recesso do blog, como já anunciado. No dia 3 próximo, será publicado o último post do ano.

Anônimo disse...

Este recesso é uma promessa ou uma ameaça?

Jorge Carrano disse...

Na mesma linha irônica:
Você ainda esta por aqui, Anônimo?

Ricardo disse...

Seleção : Felipao e Parreira (papagaio de pirata de luxo) dois retranqueiros ultrapassados e dois (dentre varios) responsaveis pela regressao e baixo nivel tecnico do futebol brasiliero atual onde se estabeceu uma especie de "era da mediocridade". Adpetos de um futebol onde a marcacao (times com 3 ate' quatro volantes) e' mais importante que a criatividade, logo, na contramao do "futebol arte" praticado, reverenciado e copiado, nao porque se jogava bonito, mas porque era, criativo, competitivo e eficiente. E' absolutamente patetico ver o quanto os cartolas sao mesmo atrasados, onde prefere os mau sucedidos do momento do que os que estao melhor no momento, explico :
Parreira so' ganhou a Copa de 1994 porque Romario estava no auge (ele nao queria levar)e Baggio nao sabia bater penalti e apos o fiasco de 2006 exilou-se na Africa ,mas esta' no ostracismo do futebol brasileiro. Felipao ganhou a Copa mais facil que o Brasil ganhou, porque Argentina, Franca sairam na primeira fase a Inglaterra tinha um time lento que jogou mau (bem so' Rooney) a Alemnha so tinha o Klose (O balack no jogou a final) e o frangeiro que deu certo (Kahn), e por utlimo o juiz anulou um gol da Belgica nas oitavas quando estava 0X0.
E' um dos responsaveis diretos pelo rebaixamento do Palmeiras. Convoca por "fidelidade" nao porque o jogador e o melhor da posicao.
Os tecnicos com melhor retrospecto no momento : Tite e Abel e ponto final.

Ricardo disse...

Mochilas nao sao o problema, o problema e' a falta de educacao e cortesia onde o povo do RJ perde disparado de outros(no Brasil inclusive) e pior que isso e' que ainda acham que estao certos. Uma vez na Disney minha mulher reclamou com uma turista brasileira e carioca que deixava outros de seu grupo "furar" na sua frente e, os brazucas sairam da fila com cara de... odio, isso porque tb um policial comecou a se aproximar. Coisa de Fulecos !

Jorge Carrano disse...

Gosto de Tite, Ricardo. Não só pelo trabalho recentemente realizado no Corinthians, mas porque assisti a uma entrevista dele num dos programas da ESPN, e pude constatar o quanto ele procura se manter atualizado com o futebol internacional (fala das equipes e de jogadores com propriedade) e gostei da visão dele sobre o futebol.
Neste particular parece que ele está à frente do Abel. Não sei, mas acho que o Abel não acompanha tanto o que acontece lá fora, onde o futebol tem evoluído muito, dentro e fora dos campos, nos aspectos de organização e planejamento.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Está é uma triste realidade, Ricardo.
E o pior, o horizonte é sombrio. Não se tem notícias de políticas efetivas no campo da educação (lato sensu).

Gusmão disse...

Mas o Felipão tem muita experiência internacional. Muito mais do que o Mano. Trabalhou inclusive na Inglaterra (Chelsea) onde o futebol é bastante organizado. Acho a melhor Liga no momento.
Deesculpe meter a colher.
Abraços

Jorge Carrano disse...

Tudo bem, Gusmão. Você é sempre bem vindo e o debate está mesmo aberto.
Cadê a última colaboração do ano?

Jorge Carrano disse...

Lembro que o Felipão perdeu uma Eurocopa, dirigindo Portugal, jogando em casa. E perdeu para a Grécia. E Portugal tinha Cristiano Ronaldo, o segundo melhor jogador em atividade. E tinha Deco, ora no Fluminense.

Ricardo disse...

O futebol brasileiro (o arte) foi devidamente "estudado" pelos tecnicos europeus. Se vc assistir declaracoes de gente Mourinho, Guardiola, Sven Erkson, Joacim Low, Del Bosque, Blanc, Cruyff dentre outros, vera' que sempre foi sonho deles ter um futebol agressivo e ofensivo como era o nosso. Uma coincidencia interessante e' que todos os acima e outros citam o time brasileiro de 1970 e mais especificamente o jogo Brasil 1X0 Inglaterra como uma especie de precursor ou mesmo manual de suas proprias filosofias (Vejam comom joga o Barcelona, Chelsea, Alemanha e Espanha por exemplo).Portanto e' melhor entender que : Temos talentos mas nao temos esquema tatico ao passo que times como Espanha, Alemanha e Argentina tem esquemas taticos eficientes para aproveitar o maximo de seus talentos. O primeiro passo seria entao admitir a nossa defasagem, nao dizer (tal como o Felipao falou hoje) que o Brasil "tem obrigacao de ganhar" ja' demonstranto arrogancia e ate' mesmo dissimulacao quanto ao atual momento da Selecao e o seu proprio. Coisa de Fuleco !

Jorge Carrano disse...

Eu sempre disse, inclusive no blog, que o Brasil exporta os artistas e importa o espetáculo.
Nossos jogadores contribuiram e contribuem para o sucesso, inclusive financeiro, do futebol na Inglaterra e Alemanha, hoje mais fortes do que a Espanha, onde os estádios estão sempre lotados.
Lamentavelmente estamos chegando a um ponto em que os jovens acompanham mais a liga alemã ou a inglesa, do que o campeonato nacional.
Eu, por exemplo, torço muito mais pelo Arsenal do que pelo Vasco, porque embora o time inglês não viva uma boa fase, está melhor do que o Vasco. E eu gosto de torcer mas ao mesmo tempo assistir a bons espetáculos de futebol, com partidas disputadas em campos de excelente gramado, e público nas arquibancadas torcendo e cantando, sem brigas (como regra geral).
Com um mínimo de organização e planejamento, bons estádios e calendário bem feito, passaremos a exportar nossos torneios (ou o nacional) e deixaremos de ser importadores do futebol internacional via TV por assinatura.

Ricardo disse...

Fuleco, como componente da era da mediocridade. Ja nao bastava terem escolhido um aninmal que vive a maior parte de sua vida escondido, tem reproducao assexuada e so sai a noite quanto atua como predador de plantacoes de legumes e verduras. A semelhanca com adePTos do partido mensaleiro e incrivel! digo isso porque com uma fauna repleta de animais poderosos e bonitos foram escolher logo o tatu-bola (insisto na semelhanca com seus adePTos). Como se nao bastasse ao inves de usar um pouco de consciencai cultural, num pais que tambem tem um vasto folklore, escolhem um nome que nada se relaciona com nenhuma tradicao cultural brasileira, que nao seja o funk que e' cultura apenas para esses individuos de mentalidade ,e culturas "unicas" como os adePTos de Fuleco. Nao tenho certeza mas comenta-se pela web que o verdadeiro significado do termo Fuleco e' (tentarei ser o menos desagradavel e vulgar possivel) , um apelido dado a aquela parte ou orificio do corpo humano usada p/ saida do que foi "processado" pela alimentacao. Se isto for realmente verdade, so tem mesmo de bom o fato de confirmar o quao mediocre, despreparada e idiotizada e' gente que oPTou por essa aberracao. Definitivamente, o brasil que conheci nao era assim.

Ricardo disse...

Concordo ipsis litteris com sua visao, meu caro primo. Lembro o que um comentarista (nao me recordo quem mas alguem muito experiente na epoca) dizia apos a derrota p/Franca em 1998: "Se o futebol brasileiro tivesse 20% da organizacao da NBA, todos iriam as Copas (fazendo paralelo c/o basquete americano) para ver quem teria a honra de ser vice do Brasil"

Ricardo disse...

Caro Jorge, quanto a Tite e Abel, voce tb esta' correto. Tite seria minha opcao 1. Mas Abel veja, soube se aproveitar da deficiencia tecnica de seus adversarios, foi eficiente nisso e campeao com sobras. Eu entendo que sua escolha tb seria normal. Muricy ja' nao me enche os olhos, alias desde que tomou aquele sacode do Barcelona e disse que foi por azar (faca me o favor), Luxemburgo nem pensar!

Ricardo disse...

Formula 1: acho que Bruno Senna assinou sua sentenca quando quase tirou o Vettel do GP. E' esforcado mas nao recebeu os gens to tio assim como outros familiares de ex-campeoes. Massa pode ser visto por muitos como "pau mandado" da Farrari, mas sabe que se mantiver os bons resultados podera' enfim ter uma chance de ser o top-driver de outra equipe e lutar por um titulo coisa que nunca vai acontecer enquanto Alonso estiver na Ferrari.

Jorge Carrano disse...

Concordo, caro primo. Mas vamos admitir que, sem desmerecer o Massa, o Alonso é um ótimo piloto, arrojado e habilidoso.
O Bruno, assim como o sobrinho do Fittipaldi (filho do Wilson), com efeito, não herdou os gens do tio.
No caso do Bruno a diferença é muito maior do que no caso do Fittitaldi.

Gusmão disse...

O Ricardo misturou dois temas que costumam ser controvertidos e geram muita discussão: política (PT) e futebol.
E morreu o Joelmir Beting (palmeirense) que inovou a linguagem do jornalismo econômico.

Ricardo disse...

Nao considero mistura de assuntos o caso dos adePTos do Fuleco. Existe todo um esforco de nivelamento do pais por baixo que nas palavras deles se chama responsabilidade social, o Fuleco e outras coisas e influencias que acontecem no futebol e preparacao p/Copa e' so mais uma consequencia disso. Mas, agora misturando Formula-1, na verdade, me explicando melhor, eu acho que Massa pode lutar por um titulo, afinal ate' o Jenson Button ja' foi campeao, mas nao acho que ele e' melhor que Alonso, que sera' o Numero 1 (com justica) enquanto estiver na Ferrari. A Globo sugere tb erroneamente e cafajesticamente que a equipe prejudica Massa (fazia isso com Fitipaldi, Piquet e Senna tb) quando sabemos que por questoes contratuais tem que obedecer as ordens da equipe. E' legal mas nao e' moral, fico P#@& com essa necessidade mediocre de pintar um cara bom e serio como o Massa como coitadinho.

Riv4 disse...

Amigo carrano e demais ... estou me coçando, mas terei que continuar me coçando .... sorry.
HELTON : te conto aqui em casa, tomando um tinto.
COPA de 98 : "Se eu contar para vcs o que rolou no vestiário antes da entrada do time em campo na final, vcs NUNCA mais ligam a TV para ver um jogo da seleção brasileira! " - palavras de um jogador da seleção,para seus amigos de futebol por aqui.
1) se lembram que a escalção foi divulgada para o mundo, com Edmundo escalado ? e o time atrasou 15 minutos para entrar em campo, e entraram de mãos dadas com Ronaldo no time ?
2) se lembram do RC tentando ser expulso com 2 minutos de jogo ?
3) se lembram do que estava em jogo em termos de marketing ?

Veio a CPI,e ..... nada !
E vamos em frente, porque atrás vem gente !

Tenho convicção de que : ganharíamos FÁCIL as copas de 78, 82, 86, 90 e 98. E hoje seríamos decacampeões. Existem histórias de bastidores sobre 82 e 90,interessantes.
Julguem os fatos e dados que vcs têm.
Sds TETRAcolores.

Helga Maria disse...

Vocês não me perderam como internauta. Apenas não acesso todos os dias. Quando o faço, repasso os últimos posts publicados e pelos títulos verifico se o assunto é de meu particular interesse. Quando é leio. Quando não, sigo adiante.
Felicitações.
Helga

Freddy disse...

Sobre 78, na memória fica apenas a falcatrua argentina (6x0 no Peru). Se teríamos ganho da Holanda na final, quem sabe?

Sobre 82: um detalhe, um jogo e toda uma preparação de 4 anos vai pro saco! Pra mim, a melhor das seleções brasileiras.

Sobre 98, vergonha. Foi quando parei de "torcer" pelo Brasil, apenas acompanho.

Fazendo retrospecto, penso que a única Copa que ganhamos limpamente foi a de 1970. Em todas as outras você achará um detalhe comprometedor, ou mais!

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Apenas um reparo em relação a parte final de seu comentário. Acho que na de 1958 também não seria possível encontrar "detalhe comprometedor".

Riv4 disse...

...Freddy, e na de 62 ? rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Na de 1962 até eu respondo, Riva.
Apesar de Garrincha ter estraçalhado fazendo gol até na cobrança de falta, que não era sua especialidade, o fato é que a Espanha foi garfada. Além do famoso penalty cometido pelo Nilton Santos, teve um gol da fúria muito mal anulado.
Ficou uma nódoa na conquista. AH! E ainda teve o episódio da "deportação" do Juiz que expulsou o Garrincha, que deveria ter sido suspenso e não atuado na partida decisiva. O Juiz foi "embarcado" com a súmula do jogo. Lembram?

Freddy disse...

Vamos lá! Dizem que o juiz de Brasil x Chile em 62 foi visto em Copacabana passeando muito bem acompanhado, com as despesas pagas...

Em 1958 eu tenho uma tese, mas é sujeita a réplicas. O melhor time da Copa era a França. Só que o Brasil caiu de porrada em cima deles (muitos relatam o inverso) e Vavá quebrou a perna de Robert Jonquet logo aos 35min. O jogo ainda estava 1 x 1. Didi eventualmente fez um gol de falta logo depois mas como não havia substituições, o pobre Jonquet voltou para o 2º tempo cheio de anestésicos e se arrastando em campo (só se soube da fratura da fíbula depois do jogo).

Virtualmente com 11 contra 10 e a inegável qualidade de nosso time, foi bem mais fácil ampliar a vantagem e finalmente golear a França.

Falei.
=8-) Freddy

Jorge Carrano disse...

Sobre o Helton, fala o humorista Fabio Porchat, em 24.01.2013:
- "Eu era muito fã do Hélton, porque além de ser bom com as mãos, ele repunha a bola muito bem, pegava a bola e já lançava o ataque."
Vejam em http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/01/meu-jogo-inesquecivel-porchat-joga-mae-para-o-alto-na-virada-do-vasco.html