26 de novembro de 2012

Adágios, pensamentos, apotegmas e dedicatórias


Todos os minimamente esclarecidos têm suas frases de efeito prediletas. Elas são recorrentes em discursos, teses, pareceres e até conversas coloquiais.

Eu tenho as minhas, assim como aforismos, provérbios e dedicatórias. Sobre dedicatórias já me manifestei no blog. Acho irretocável, porque de uma síntese absoluta e porque expressa o quanto alguém pode ser essencial para nós. Falo de Saramago, homenageando sua companheira Pilar Del Rio: “A Pilar como se dissesse água”. Esta dedicatória está  em sua magnifica obra “A viagem do elefante”. Se você não leu, ainda,  este livro, não sabe o que está perdendo.


De Gaulle
Algumas frases ficaram  célebres, mas foram desmentidas por aqueles que as teriam proferido. De Gaulle nunca disse que o “Brasil não é um país sério”, assim como Otto Lara Resende nunca disse que “o mineiro só é solidário no câncer”. O Otto era um bom frasista, mas esta sobre a solidariedade do mineiro, foi uma provocação do Nelson Rodrigues.


Algumas frases encerram um quê de filosofia, como na cunhada por Paulo Alberto Monteiro de Barros, mais conhecido como Artur da Távola, político, cronista e comentarista de TV. É dele  a melhor definição sobre a vida: “Viver é acumular perdas”. Você conhece verdade mais definitiva do que esta?

Olhe sua vida e veja o que perdeu: o pai, a mãe, um emprego, um brinquedo que quebrou, um amigo, um amor juvenil, uma viagem, um jogo decisivo...

Millôr, um dos gênios brasileiros, era profícuo em frases definitivas. Uma delas, que se refere a atividade profissional, acho bem interessante e pertinente: “Combinado o preço podemos começar a trabalhar por amor a arte.”

Julio Cesar


Algumas freses que se eternizaram  eram despretensiosas. Sequer tinham outra intenção que não o desabafo. Vejamos, por exemplo,  uma muito  usada em situações onde o componente traição está presente, e proferida por Cesar: “Até tu Brutus?”




Algumas piadas clássicas tiveram uma ou outra frase incluídas definitivamente    em nosso dia-a-dia. Quem não lembra do "ou dá ou desce" ?

A propaganda também é terreno fértil para criação  de ditos populares: lembro de duas frases que estão consagradas: "Bonita camisa, Fernandino" e "Não é nenhuma Brastemp", utilizadas corriqueiramente como elogio e comparação entre coisas.

Uma boa frase, que vale reflexão, é na verdade um verso do poema “Sombras na sala”, de autoria de meu filho homônimo: “Sempre falta pouco tempo para alguma coisa que nunca virá”.

Pessimismo, ceticismo ou realismo?

Bem, não vou enumerar as centenas de frases que colecionei ao longo da vida, seja pelos ensinamentos nelas contido, seja porque adequadas para conceituar  um pensamento, uma ideia, seja porque simplesmente serviriam para adornar, enriquecer um texto, uma petição, um recurso no tribunal.

Fique a vontade para citar a sua preferida em comentários. Quem sabe não conheço e incorporo a minha coleção.

14 comentários:

Gusmão disse...

Tem uma, atribuída ao Einstein, que gosto muito:
"Duas coisas são infinitas: O universo e a estupidez humana.
Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."
Abraços

Freddy disse...

Citarei uma frase recorrente em diálogos contidos num romance erótico de minha autoria e que jamais será publicado (bom, depois dos tons de cinza quem sabe mudo de ideia...). O personagem principal é vez por outra relembrado por suas concubinas de que está lidando com pessoas e não com objetos:

"- Saiba que entre os seios nos quais adora chafurdar sua cara sem vergonha também bate um coração!"

Abraços
Freddy

Freddy disse...

Dentre as frases citadas no texto, a mais contundente me pareceu a definição de vida por Artur da Távola: "Viver é acumular perdas". Bateu fundo...

Abraço
Freddy

Ricardo disse...

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".

Martin Luther King

Jorge Carrano disse...

A seleção está muito boa, caros Gusmão, Freddy e Ricardo.

Ricardo disse...

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo".

Confúcio

Ricardo disse...

"Tamanho não é documento e dinheiro não traz felicidade".
Autor: Um pobre com pinto pequeno.

Ricardo disse...

Friedrich Nietzsche :

1- Frase forte mas controvertida :
"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal".

2- "Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas".
Em minha opiniao dizer que nao existe algo absoluto e' uma afirmacao absoluta.

Anônimo disse...

O internauta Ricardo anda assistindo muito ao programa do Silvio Santos, onde foi exibida no auditório a frase sobre pinto e dinheiro.
Foi ontem. Houve um concurso de frases de duplo sentido.

Ricardo disse...

Oi Sr Anonimo, eu nao sabia que SS mostrou a frase, mas aceitarei de bom grato qqer grana do Bau da Felicidade(ainda existe?). Pelo que vi e vc tambem viu (seano nao saberia disso) SS continua o mesmo. Abracao.

Riv4 disse...

"Vive-se pouco, mas vive-se bem"
Jimi Hendrix ... antes de falecer com 27 anos

Freddy disse...

"Uma comissão é uma forma de vida com diversas barrigas e nenhum cérebro"

Lazarus Long, personagem criado por Robert A. Heinlein

Freddy disse...

Mais dois apotegmas ouvidos da boca de meu chefe, que sei que não são dele, mas enfim:

"Todo fato tem três versões: a minha, a sua e a verdadeira"

"Não basta a uma mulher ser honesta. Ela deve aparentar ser honesta!"

Em tempo, desculpem minha limitação literária, não sou chegado a ler textos filosóficos como vários leitores do blog, além do próprio "manager".
Abraços
Freddy

Anônimo disse...

Pensamento do ano:
"O PT começou com presos políticos e vai terminar com políticos presos".