19 de agosto de 2011

Estados Unidos da América, verão 2011

Por
Ricardo W Carrano
Greenville - Carolina do Sul - EUA


Não é apenas a crise econômica e a raiva que a população americana está sentido dos políticos que estão tornando as coisa quentes por aqui. Este ano o verão tem sido realmente o mais quente dos últimos anos.

Na verdade eu não usaria o termo “onda de calor” como a midia, pois isso é coisa de New Yorker (novaiorquino? Não sei se está certo...) que é aquela gente que pensa que a Ilha de Manhattan é uma espécie de “principado”, este é um fenômeno que só serve para tornar a vida deles mais próxima da realidade mundana do pais vizinho, os Estados Unidos, com os quais dividem o Rio Hudson, Brooklin e as pontes.

A natureza aqui é mais radical, e as estações mais bem definidas; mas vez por outra experimentamos os extremos tal como este ano. Para você ter uma idéia, Chicago que tem temperaturas de ate -7 a -10 C no inverno, chegou e experimentar 40 a 44 C no verão, mas esses extremos de temperatura são também uma característica da cidade, apesar do exagero, o que nao é novidade para os caras do oeste porque, por exemplo, no Arizona, Novo México, e a parte Sul da Califórnia, tem que aturar temperaturas no deserto de até 45-50 C.

Já aqui na Carolina do Sul neste ano também enfrentamos extremos, mas, menos pior apesar de o inverno foi bem rigoroso.


Mirtle Beach


O autor em Mirtle beach
Como já contei (  http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/05/um-brasileiro-na-carolina-do-sul.html  ) com três tempestades violentas e temperaturas entre -5 e 0 C, como também este verão onde já tivemos dias na casa dos 40 C. Bem quente para os padrões daqui onde o normal seria a faixa de até, no máximo, uns 38C. É o inferno sulista onde as pessoas costumam, como em qualquer lugar calorento do mundo, gastar mais dinheiro com gelo, ar condicionado e cerveja gelada, e indo a praia. Eu como não sou diferente, fui a praia de Mirtle beach há algumas semanas e hoje aguardo minha oportunidade de beber uma gelada, assim que sair do trabalho para esfriar os circuitos preocupados com a crise, o os negócios da empresa e com o calor propriamente dito.

O autor com sua esposa Celia
E para terminar, declaro que como cético e pragmático que sou, que não acredito que esse calor tem algo a ver com o famigerado aquecimento global, porque seria que um fenômeno caótico como variacões climáticas, teria que ser interpretado estatisticamente, coisa que não é muito fácil pois só temos dados confiáveis dos últimos 120 anos. O máximo e provável, segundo os cientistas sérios dizem, seria em princípio assumir que as variações climáticas são cíclicas.



O noticiário meteorológico daqui sempre mostra o limite superior e inferior das temperaturas, ou seja, a gente descobre que está calor, mas que, por exemplo, em 1918, a temperatura chegou a 42C de máxima e, por exemplo, 20C de mínima: cíclico, CQD.


 

Fotos tiradas pelo próprio autor do post.

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro primo,
Seu post, com tema muito atual, segundo o noticiário por aqui, veio interromper o recesso a que estava condenado o blog, conforme noticiei.
Que bela praia, hein?!
E, ainda que mal pergunte, qual era a cerveja que estava a sua espera?
Obrigado e um forte abraço.

Gusmão disse...

Ué! O blog nâo ia ficar parado uns dias?
Só vim aqui para ver se alguém comentou o recesso,e me deparo com um novo post.
Bonito o lugar mostrado pelo autor.
Interessante, nem me dava conta que Carolina do Sul é um estado litorâneo. A gente só pensa em Miami ou Malibú, de um lado e do outro, quando se fala das praias americanas.
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Caro Gusmão, isso se deu graças a colaboração do Ricardo Wagner, que mandou texto e fotos. Só tive o "trabalho" de publicar.
Se outras colaborações, que estava esperando, chegarem neste período do recesso, serão igualmente publicadas.
Abraço

Ricardo disse...

A cerveja era acho eu Stell Artois se nao me engano comprada por sugestao do meu irmao, mas normalmente bebemos as veroes light da Bud ou Miller.
Mirtel Beach e' sem duvida uma bela praia mas nao e' melhor que Arrail, Buzios, Camboinhas ou Ipanema. Eu gostava muito de ir comer peixe num resturante bem dentro da praia de Itaipu onde tudo era fesquinho devido aquela colonia de pescadores bem na paria fornecer o melhor para o resturante.
Imagino como estaria este lugar hoje em dia.....

Metamorfose Ambulante disse...

Praia bonita!! A faixa com vegetação parece aquela da Barra de antigamente. Aqui em São Paulo está uma seca terrível, só 10% de umidade. Também acho que não é culpa do aquecimento global, mas apenas uma variação normal em meio século.