11 de agosto de 2011

O Vale do Loire através de fotos

Eis um breve giro pelo vale do Rio Loire, ou, em francês, Vallée de la Loire. As imagens falam por si. A região é lindíssima pela própria  natureza, e pontuada de catelos medievais ricos em história.



O vale do Rio Loire, e de outros menos importantes, seus afluentes, como o Cher, por exemplo,  é rico em castelos medievais, alguns com influência do estilo italiano. Alguns deles são abertos a visitação e muitos são hoteis ou são alugados para casamentos e outros diferentes fins.
A região é maravilhosa. Como era outono, a vegetação está com a coloração tipica da estação, que vai desde o amarelo até vermelhão, começando pelo verde e passando pelo alaranjado. As folhas de maple, em tons laranja e vermelho cobrem o chão formando um interssante tapete.
Note que um certo tipo de trepadeira (hera) recobre as construções dando um aspecto muito bonito.
O vinho que comprei (ver foto acima), como não poderia adeixar de ser, não era grande coisa. A região não está entre as mais importantes na viticultura e produção da bebida dos deuses.


Num dos catelos soltaram a matilha da raça que era a usada na caça pelos nobres.





Na foto a esquerda, onde estou de chapéu, vale observar o musgo criado na superfície do corrego canalizado. Fica lindo o limo, de um verde, digamos, musgo. Muito bonito.

Hera helix, quando verde



Vale observar também como a hera helix ordinariamente verde, ganha uma cor avermelhada no outono e como esta trepadeira recobre as construções.

Muitos destes castelos (châteaux, para os franceses) em algumas salas ostentam cabeças de animais caçados na região, na época da monarquia. Muito curiosa a história que explica porque os homens traidos são identificados como chifrudos (cornudos). Como a caça era privilégio dos reis e principes, estes concediam autorizações especiais  aos nobres para que pudessem caçar e , em troca, obtinham favores das mulheres deste nobres. Assim, aqueles que exibiam em suas paredes cabeças de cervos com seus enormes chifres, certamente tiveram suas mulheres passeando pela cama do monarca. Faz sentido.

Visitei os 4 chateaux abaixo.


Estou em frente e no jardim
Châteu Chambord

Château Chambord

Château Chenonceau

Château Cheverny


Amboise vista do Château
 

Château d'Amboise


4 comentários:

Gusmão disse...

Interessante a história da origem dos cornudos. Mesmo que não seja a verdadeira é bem criativa.
Não foi num destes castelos que o Ronaldo fenômeno casou com a Cicarelli?
Gusmão

Carlos Frederico disse...

Olhando esses castelos franceses, fico fantasiando como seria hospedar-me neles. Deve ser fantástico! Em 1977 eu cheguei a me hospedar num castelo alemão, pequeno mas charmoso (Schloss Egg).

O de Chambord é pra mim um dos mais "bem apessoados" do mundo. Claro que cada um tem seu charme, mas o de Chambord, visto desse ângulo famoso com o reflexo no espelho d'água, é muito bonito.

Jorge Carrano disse...

Gusmão e Carlos,
Não sei, Gusmão, se foi nesse château que ele casou. Se você me informar o nome, posso verificar pois comprei, lá na região, um livro, ricamente ilustrado com fotos, com a história de todos os castelos: quem construiu, quando foi conluíso, estilo, número de aposentos, dimensões, etc.
Carlos, você tem razão, tanto que Chambord é um dos mais visitados (se não o mais). Era propriedade do governo francês (será que ainda é?) e oferecia boa infraestrutura turística. Algumas operadoras de turismo, em Paris, oferecem o passeio de ônibus ou micros, pois o castelo dista a pouco mais de uma hora, e o trajeto se dá numa ótima rodovia.
Abraços

Gusmão disse...

O Ronaldo casou no castelo de Chantilly.
Já pesquisei na internet e vi que não fica no vale do rio Loire.Fica na cidade do mesmo nome, onde foi criada a receita do creme conhecido.
Obrigado
Gusmão