26 de agosto de 2011

Puerto Varas e arredores através de fotos - cont...

 Puerto Varas em si é uma vila que ainda retém aspectos da colonização alemã, iniciada na segunda metade do século XIX. Com 40.000 habitantes, guarda muito da arquitetura, gastronomia e cultura germânicas. A Wikipedia ("A Enciclopédia Livre") afirma que ela é considerada co-irmã de Gramado, minha paixão no Rio Grande do Sul. Seria por isso que gostei tanto de Puerto Varas?

Puerto Varas
 
Puerto Varas *


Puerto Varas
Igreja do Sagrado Coração *
No entanto há enormes diferenças. Sua localização às margens do Llanquihue e a vista para os vulcões Osorno e Calbuco, sua orla típica de balneários, o cassino e as oportunidades turísticas nas redondezas, a diferenciam de Gramado, que apesar de ter mais ou menos o mesmo número de habitantes, cultura herdada dos alemães e italianos responsáveis pela colonização da região, gastronomia refinada e a beleza da arquitetura típica européia, tem ao seu redor uma natureza bem mais limitada (ou melhor, MUITO mais limitada!).

Eu, pessoalmente, confesso não ter desfrutado da gastronomia local, em parte porque quando participantes da excursão Lagos Andinos, nosso foco na região é o Cruce de Lagos. Puerto Varas é parada, não destino. Isso tira um pouco de nossa atenção para as belezas e oportunidades locais. Não bastasse isso, deixamo-nos atrelar ao esquema da excursão, do grupo, que é a maior desvantagem desse tipo de viagem. Eu acho que uma estadia de 3 pernoites exclusivamente em Puerto Varas seria o ideal para melhor conhecê-la e os arredores. De preferência com carro alugado, por questão de mobilidade e flexibilidade de escolhas.

Llama, animal típico dos Andes (*)




Poderíamos, por exemplo, ter visitado com mais vagar estâncias de criação de llamas, que é um animal típico de regiões andinas, especialmente do Chile. O llama é um camelídeo versátil, que já foi usado por culturas pré-hispânicas como animal de carga e corte. Atingindo até cerca de 1,8m de altura e pesando algo entre 130 e 200kg, pode carregar até 25% de seu peso como carga. Gosta de viver em grupos e afirma-se que é bastante inteligente, podendo aprender tarefas simples se adequadamente adestrado. Hoje em dia as criações são direcionadas à tosquia de seu pelo extremamente macio e livre de lanolina.

Teríamos tempo de ir a Frutillar. Nós declinamos da visita a essa pequena cidade, também de colonização alemã, por termos optado pelo tour ao Vulcão Osorno. Tivéssemos mais tempo, teríamos ido conhecer sua arquitetura, sua culinária, além de algumas atrações locais. Destaca-se a ocorrência anual de Semanas Musicais, com afluência de centenas de artistas e numeroso público. Diz-se que para morar em Frutillar não basta ter condições financeiras para comprar uma de suas caríssimas casas, há também que se provar ascendência germânica e ser fluente em alemão!

Frutillar (*)


Outro passeio que turistas baseados em Puerto Varas podem fazer é o tour ao Parque Petrohue, com ou sem a extensão a Puerto Peulla. Nós, que fazíamos Lagos Andinos, tivemos oportunidade de desfrutar desse passeio nas 3 oportunidades, por ser parte do roteiro Cruce de Lagos, mas para quem está hospedado em Puerto Varas (ou cidades próximas) ele pode ser realizado em passeio de dia inteiro ou opcionalmente com pernoite no Hotel de Peulla.


Parque Petrohue - Salto do Rio Petrohue




Na visita ao Parque as atrações são a floresta nativa e o Salto do Rio Petrohue, com corredeiras para prática de rafting e vista privilegiada do Vulcão Osorno. No caminho para o ancoradouro de onde sai o catamarã para Peulla, pode-se entrar em contato com solo de autêntica lava vulcânica recente. Na nossa primeira excursão, tivemos de saltar do ônibus e fazer parte do trajeto a pé, sendo resgatados por vans logo à frente, enquanto especialistas cuidavam de deslocar nosso ônibus, agora vazio, bem devagar pelas cinzas que mais pareciam areia movediça.

Cinzas vulcânicas no caminho e Vulcão Osorno






 
O autor e sua esposa,
 no catamarã entre Petrohue e Peulla



O primeiro lago a ser cruzado é o Todos los Santos, também conhecido como Lago Esmeralda por conta da cor de suas águas, "contaminadas" por sais de cobre oriundos de córregos que descem de montanhas saturadas desse metal. Durante a maior parte do trajeto somos acompanhados pela visão do imponente e fotogênico Vulcão Osorno.





O ponto final desse pequeno passeio é o lugarejo chamado Puerto Peulla, que hoje conta com cerca de 160 habitantes, que são essencialmente os empregados do único e confortável hotel. Apenas por questão de ordem, de Peulla se inicia a travessia dos Parques Vicente Perez Rosales (ainda no Chile) e Nahuel Huapi (Argentina), em continuidade ao tour Cruce de Lagos.


Interior do Hotel em Peulla



Eu não descreverei, por desconhecer pessoalmente, outras diversas atrações disponíveis para quem está hospedado em Puerto Varas. Elas são citadas nos diversos sites sobre a cidade e seus arredores. A gastronomia é elogiada, polarizada na culinária alemã. Há passeios diurnos e noturnos de barco, caminhadas relaxantes pela orla, montanhismo, há algumas outras vilas às margens do Lago Llanquihue merecedoras de visitação...




Em resumo, Puerto Varas é uma cidade plena de oportunidades turísticas que preencherão com certeza vários dias de estadia.




Fotos assinaladas com asterisco foram colhidas na internet. As demais pertencem ao autor - Carlos Frederico March.




8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Eu gostei muito do passeio. Espero que os eventuais visitantes também tenham gostado.
Meus agradecimentos ao Carlos Frederico e sua esposa Mary.
Abraço

Gusmão disse...

Foi dito no outro dia que o Carlos conhece a região como a palma de sua mão.
Agora também conheço. Tendo ido uma vez, mas com os comentários e fotos dele, acho que conheço bastante.
Abraços
Gusmão

Helga disse...

Li de passagem que vai ter post sobre Capri. Tai um roteiro manjado mas interessante.
Os Lagos Andinos estão na moda nestes últimos cinco anos, e só neste blog, que me lembre, foram duas matérias.
Bonito passeio, mas repetitivo.
Helga Maria

Jorge Carrano disse...

Sua participação nos deixa contentes, Helga, até porque o espaço está aberto a críticas. Uma coisa, entretanto, que precisa ficar talvez mais clara, é que não estamos num blog especializado em turismo e excursões. Aqui, tanto eu quanto meus amigos colaboradores, falamos de lugares que conhecemos e dos quais gostamos. Sem pretensão de influenciar em escolhas ou sugerir roteiros.
Volte sempre, se achar que vale a pena.

Freddy disse...

Lagos Andinos pode estar na moda nos últimos 5 aos, mas eu fui antes disso: 1996, 2002 e 2004. E o repetirei mais vezes, pois acho tanto o roteiro completo como partes dele (como Puerto Varas e Bariloche) muito interessantes para serem revisitados quantas vezes for possível (voltei a Bari ano passado). No caso de Capri, morei na Europa por 7 meses e nem por um instante me deu vontade de visitá-la. Aliás, nem agora. Pode juntar aí Roma e Atenas. Gosto não se discute.

Anônimo disse...

Gosto não se discute mesmo...
Mas convenhamos que Roma e Grécia, aliás primeiro a Grécia e depois Roma, são o berço de nossa civilização (ocidental).

Bulga disse...

Belo texto e muito obrigado!!
Lagos Andinos estão na moda, assim como Nova York, Europa, Gramado e Cabo Frio.
E dona Helga, anote aí:
Rio de Janeiro!
O importante é ser feliz!

Jorge Carrano disse...

Caro visitante que se intitula Bar do Bulga:
A Dna. Helga já se penitenciou, diz que foi mal interpretada e, pelo visto, deixou de aparacer neste blog.
Águas passadas. Vamos em frente.
Obrigado, em nome do Carlos March, pelo comentário.