17 de agosto de 2011

Previsões, segredos, expectativas: tudo furado


Nostradamus

A mais antiga previsão de que tenho notícia e que dominou meus inconfessáveis (na época) receios infantis e juvenis, foi que o fim do mundo estava decretado e com prazo já fixado. Dizia a previsão: “A mil chegarás de dois mil não passarás”.


Fiz algumas contas e constatei que no ano de 2000, prazo limite, estaria com 60 anos de idade. Ora, 60 anos era uma idade provecta naquela década de 1940. Até esqueci o assunto.

Alguns anos mais tarde, ouvi ou li, que esta previsão não constava da Bíblia e que era uma previsão de Nostradamus. Teve quem me alertasse: “ uma mentira repetida constantemente passa a ser verdade. Isso foi uma frase que se espalhou pelo povo, mas que não está escrita em lugar nenhum nem na Bíblia e nem em Nostradamus. Nada tem a ver com o fim do mundo nem com Deus nem com nada sério".

Pelo sim, pelo não passei a monitorara sintomas do final dos tempos.

Chegou a no de 2000 e eu estava vivo e até desfrutando as delícias que Paris proporciona.

Aliás que este ano de 2000, tinha sobre ele uma outra previsão agourenta. Uma eventual falha em programas de computador, na virada do século, resultaria em perda total de tudo quanto estivesse arquivado. No dia 1 de janeiro, logo cedo, desconsiderando que era feriado e que fora dormir tarde nocauteado pelo vinho, liguei o comutador e... estava tudo lá, certinho, sem pane. Outro blefe do ano 2000.

Halley fotografado do Chile em 1986

Depois de Nostradamus, o outro grande prognóstico que chamou minha atenção foi a passagem do cometa Halley a tal distância da Terra que seria fácil acompanhar sua trajetória. Isto ocorreria em 1986, posto que o cometa brilhante retorna às regiões interiores do Sistema Solar a cada 76 anos, aproximadamente. E a última aparição ocorrera no dia 19 de maio de 1910, quando gerou pânico entre os que acreditavam ser o final do mundo. Meu pai contava 4 anos de idade.

Decepção total. No dia aprazado acho que nem estrelas tinhamos no céu. Que dirá cometa. Se passou, foi ao largo e de farol baixo.

A proxima oportunidade está prevista para o dia 29 de julho de 2061. Depois da Copa e das Olimpíadas, portanto. E também do Rock in Rio.

Mas, perdoem-me os amigos católicos, um dos maiores blefes em matéria de previsões, segredos e suspenses, foi o 3º milagre de Fátima. Segundo registros do Vaticano, em 1917, Nossa Senhora apareceu em Fátima – Portugal, para três pastorinhos - Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem fez revelações que mais tarde ficaram conhecidas como o "Segredo de Fátima". Ora, não sei se eram 3 segredos ou se um só dividido em 3 partes. Perece que eram 3 partes, como em novelas de boa audiência. O certo é que no dia 26 de Junho de 2000 (olha o ano de novo), a 3ª parte do Segredo foi finalmente publicada na íntegra pelo Vaticano.

A divulgação da íntegra das palavras de Lúcia de Jesus, que contém a revelação do segredo de Fátima, provocou o barulho de uma espoleta. Eu esperava uma mensagem de Deus, bombástica, do tipo: “Me aguardem pois irei me revelar em breve, e aos céticos e descrentes não restará alternativa senão lágrimas e ranger de dentes".

Antes e depois

Quem lembra da última previsão furada? Foi recentemente, na primeira eleição de Lula: Não haverá garantia de contratos, haverá confisco de poupança, será o fim da propriedade privada, serão revistas as privatizações, serão taxadas as grandes fortunas, haverá reforma agrária, radical, até o campinho de futebol soçaite do Chico Buarque, que é amigo do homem, vai ser loteado e entregue aos sem-terra.

Imagine meu pânico, pois nem eleitor dele eu era. Corri para o dolar onde abriguei minhas mixarias e merrecas e renovei o passaporte.

O que aconteceu? Os bancos nunca ganharam tanto dinheiro, o filho do Lula nunca ganhou tanto dinheiro, os 30 do mensalão nunca ganharam tanto dinheiro e eu, que botara as economias em dólar, para não perder dinheiro resolvi viajar e gastar o que tinha acumulado.

Fotos: Google imagens

10 comentários:

Gusmão disse...

Também acareditei na previsão do Nostradamus. Minha dúvida de criança era como seria o fim do mundo. Imaginei mil coisas.
Abraço
Gusmão

Ricardosanjos disse...

Segundo o Novo Testamento, o dia e a hora são desconhecidos.
Veja o que Jesus diz: "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe; nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai".
Mais sobre o atraente assunto Fim dos Tempos vc encontra em Lucas 21:1 a 31; em Marcos 13:1 a 37; e em Mateus 24:1 a 35. Basta pesquisar e ficar atento.
"Vigiem!Fiquem atentos! Pois vocês não sabem quando virá esse tempo."

Abraços teológicos.

Freddy disse...

Carrano, Halley...
Como sabe, sou astrônomo amador. Na época estava acometido de enorme crise de insônia, daquelas que o acorda às 3 da manhã e não mais se dorme. Na cola do cometa, que se aproximava, instalei o telescópio na janela de meu quarto e fiquei noite após noite aguardando. E eis que, em 19 de março, flagrei-o lindo e brilhante como todo cometa deve ser, no céu matutino (madrugada, tipo 4 da manhã). Segui-o por umas 2 ou 3 noites pois ele logo desapareceu atrás do Sol.
Na "grande data" que a mídia (sempre ela) alardeava, início de abril, o cometa passou e eu vi. Sim, eu vi sua cabeça tão grande que se confundia com as névoas da Via Láctea, pois passou tão, mas tão perto que se perdeu a noção estereotipada de cometa, com cabeça cabeleira e cauda. E foi a frustração geral.
Mas Carrano, eu o vi como deveria ser, só que bem antes e de telescópio, como descrevi acima.

<:o) Carlos

Freddy disse...

Carrano, quanto a previsões religiosas, permita-me declarar minha ignorância sobre o teor das 3revelações de Fátima.

No entanto, sei que uma das grandes expectativas da Igreja Católica é que, segundo não sei quem, estamos vivenciando o derradeiro Papa. Se isso significa o fim dos tempos ou o fim da Igreja Católica, só Deus sabe!

Abraço
Carlos

Jorge Carrano disse...

Caros amigos,
Ricardo e Carlos,
Voces enriqueceram o post, com informações eruditas, teológicas e científicas, sobre o final dos tempos e sobre o Halley.
Obrigadíssimo a ambos.
Abraços

Freddy disse...

Carrano, sabe que eu não gosto de debater religião. No entanto, o "não sabeis nem o dia nem a hora" é um mote que vem na cola do fato que "serás julgado pelo seu status no momento de sua morte", seja por causas terrenas, seja pelo fim do mundo.
Seguindo esse preceito, o indivíduo fica instado a nunca praticar o mal dado que não haveria tempo de arrependimento nem de correção de seus erros caso seja "pego" pela foice do destino sem aviso prévio de 30 dias.
Mais uma regra religiosa genérica que vem apenas guiar os passos de quem nasceu sob o pecado original.
Ih, falei demais...

<:o) Carlos

Freddy disse...

Carrano, sobre a virada de 2000 - virada falsa do milênio apregoada pela mídia dado que se deu apenas no ano seguinte - eu só tenho a me lembrar que estava a fazer 49 anos! Sim, porque quando os fogos espoucam no mundo todo e os brindes se elevam, estão entre outras coisas comemorando meu aniversário !!!
Grande abraço
Carlos

Jorge Carrano disse...

E meu aniversário de casamento, Carlos. Que ocorreu em 31.12.1964.
Abraço

Gusmão disse...

Fico quietinho no meu canto e não me envolvo em questões de fé.
Mas vou a Lucas, Marcos e Mateus, como sugerido por outro visitante do blog.
Que deus se apiede de nós.
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Em "off" o Carlos Frederico me esclarece que nasceu num 1º de janeiro. Os fogos espoucam, com maior intensidade, da noite de 31 para o dia 1º.
São datas, Carlos, de seu aniversário e de meu casamento, difíceis de esquecer e complicadas para comemorar.
Quando completamos 40 anos de casados, nossos filhos planejaram uma festa surpresa para mim e a mãe. Foi dificílimo reunir amigos e parentes pois os que estavam na cidade tinham outros compromissos tradicionais.
Abraço