29 de setembro de 2015

Apertada síntese da evolução do homem

Tal e qual meus filhos na praia, com seus baldinhos e forminhas construíam, com areia molhada, seus bichinhos, também Deus, num dia de tédio, com o mundo já construído, resolveu criar bonecos sem inteligência.

Fê-los em barro e não de areia. Supostamente mais resistentes.

Sem referências, nenhuma experiência de vida, Eva foi presa fácil para a ardilosa serpente, que já habitava aquela imensidão, a que seu criador chamava de Paraíso,  e conhecia seu mistérios, lendas e verdades.

Eva, ao que consta, era fruto da mutilação de Adão, o primeiro a ser construído do pó pelo dono do pedaço, antes do pensador de Rodin,  e antes do David, de Michelangelo.

Com uma costela a menos, o que não era embaraço algum, Adão só observava os passos de Eva, sobretudo seu caminhar meio malemolente.  Não se dava conta do que tinha de menos e nem do que tinha a mais. Aquele apêndice  dianteiro por exemplo.

A cobra, para se divertir, comentou com Eva que aquele fruto, cujo nome não declinou,  era muito saboroso. Era um desperdício não poder ser saboreado como o Gestor do espaço havia determinado.

Você já comeu mas não alia o nome a pessoa. Nome fantasia.
Cabe explicar que esta história, para muitos verídica, embora contrariada por teses acadêmicas, ocorreu no tempo em que os bichos falavam.

Além do sapo, que era um príncipe, e além do macaco e do papagaio das piadas mais picantes de minha infância, parece que houve época em que outros bichos falavam.

Inclusive o elefante e a formiguinha. Lembram? "Obrigado uma ova, e na, enfim, lá, não vai nada?"

O fato é que com toda a malícia,  a serpente, com uma campanha de  marketing bem realizada, de deixar os Olivettos e  Nizans mortos de inveja, conseguiu convencer Eva.

E deu-se a primeira mordida na maçã. A aceitação, claro, foi imediata, pois realmente se trata de fruta saborosa;  neste particular a serpente não mentiu. É como propaganda dos produtos da Nestlé, que não mentem, realmente são gostosos e nutritivos. 

Muito injuriado por haver sido contrariado, Deus (o Síndico) mostrou-se intolerante  e expulsou Adão e sua inocente companheira curvilínea – Eva – daquele SPA cinco estrelas, chamado de Jardim do Eden.

E numa só cajadada, criou o trabalho, mas não os direitos trabalhistas que, aqui no Brasil, só foram estabelecidos por Vargas na década de 1940.

Adão passou a ter que trabalhar para ganhar seu sustento. Mas, incentivado por Eva, se empanturrou de maçã até a morte, 930 anos depois.

Além de comer maçãs, et pour cause, Adão fez filhos e filhas em Eva, que numa relação promíscua deram origem ao bicho homem.

Nota do editor: se é para despertar a ira de feministas e dos beatos em geral, é preciso assumir os riscos. Razão de ser deste e do post anterior: http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/09/mulher-sob-encomenda.html

25 comentários:

Freddy disse...

Segundo teorias bem fundamentadas, Adão e Eva eram negros africanos.
Até aí eu entendo, porque dizem que viemos dos macacos, mas daí até aceitar um Jardim do Eden lá, já é uma forçada de barra...
<:o)

PS.: É bem verdade que existe uma região chamada o Grande Vale da África, verdejante e diferente de todo o resto do continente... Seria o Eden?

Jorge Carrano disse...

Obrigado, Carlos Frederico, por levar o texto a sério. Mas não precisava tanto...

Anônimo disse...

Esta fruta é como a tangerina que pode ser chamada de mexerica e ponkan?
Tem outros nomes regionais?

Jorge Carrano disse...

Tem sim, um nome científico e outros populares; vários aliás.
Tem gente que não gosta. E tem gente que gosta e não pode mais comer...

Riva52 disse...

Há controvérsias, e como as há .....

Uma tese neodescaralhista da década de 80 (recente mesmo), derruba tudo isso acima.

Infelizmente aqui não posso colocá-la bem às claras, mas diria, que, digamos, Adão errou no ato, e ..... aqui estamos nós.

PS : meio fora do contexto, mas tenho que extravasar !! Afinal isso aqui é uma democrática mesa de pub .....

Marta Suplicy no PMDB elogiando Eduardo Cunha e falando em combate à corrupção é como Suzane Hichtofen num comercial do Dia das Mães...

BRASIL BANDIDO !! Obrigado, Adão .... de nada.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Há quem critique Deus pela criação da mulher. De minha parte acho que ele errou a criar a serpente.
De qualquer forma, here we are...
Achei ótima sua imaginativa comparação da Marta no PMDB parecer-se com Susane em comercial do Dia da Mães. Muito boa mesmo!!!
Não achei seu comentário fora de contexto porque afinal essa canalha que está no poder (nos poderes, pois coloco na vala comum também o judiciário e o legislativo) descende da criação dele.
Se ele existe, errou por ação ou omissão.
Vai escrever certo por linhas tortas assim nos humorísticos da Globo.

Riva52 disse...

Seria ADÃO um petralha ?

Debatamos .....

Jorge Carrano disse...

Acho que não, Riva, pois Adão teve que trabalhar para se sustentar (ganhou o pão com o suor do rosto). Já os petralhas não trabalham.

Paulo Bouhid disse...

Já faziam pão naqueles tempos? E acho que aquela região na África é o Éden sim, e tem pouco mais de 6.000 anos...

Freddy disse...

Vamos colocar ordem no recinto.
Petralha é petista que faz uso do poder que lhe é concedido (em qualquer nível) para enriquecimento próprio.
Petista é o adepto do PT, partido e ideologia.
Petistas elegem petralhas, mas Deus deve perdoá-los porque não sabem o que fazem. Têm inteligência e cultura por demais reduzida.
Já os petralhas têm de ser combatidos e retirados nem que seja à força do poder.

Isto posto, diria que os petistas não têm a mínima ideia do que os espera se os petralhas conseguirem implantar seu programa de poder. As benesses prometidas são dadas com recursos oriundos da sociedade produtiva. Assim que o regime petralha for instituído, começa a ruir toda a pirâmide produtiva e em curto período não haverá mais recursos para serem distribuídos à massa petista. O sistema irá à falência.

Os petralhas, a essa altura, já estarão com suas bases implantadas em paraísos fiscais e abandonarão o navio, deixando pra trás petistas e não petistas em luta desesperada pelas poucas migalhas que ainda sobrarem.

Pronto, não gosto de falar de política mas abri uma exceção.

Freddy disse...

Em tempo, deixei de postar comentário sobre o conceito religioso de Adão e Eva por ter percebido que não é o cerne do debate.

Riva disse...

Freddy, só não vale dizer que vc acredita nessa história de Adão e Eva !

Freddy disse...

OK, vou publicar o comentário que havia deixado de lado.
.....................
A Bíblia não deve ser entendida ao pé da letra, como fazem alguns evangélicos. Há que considerar inúmeros aspectos sociais e históricos da época em que foi compilada e escrita.

Não faz sentido a humanidade ter começado com Adão e Eva, um único casal. Os mais recentes estudos, como disse num comentário anterior, apontam para uma tribo africana cuja evolução a transformou em antecedente do homo sapiens. Diria que apareceu uma tribo de Adões e Evas... Como aconteceu, mesmo em se aceitando a teoria da evolução das espécies? Eis o dilema do “elo perdido”.

Um desdobramento da evolução que me deixa absolutamente pasmo e sem saber como explicar “cientificamente” (quem sou eu?) é o desenvolvimento de raças diferentes em cada continente. Como assim o homo sapiens, indiscutivelmente negro na África - continente onde se cogita ter sido originado - virou branquelo na Europa, amarelo na Ásia, vermelho nas Américas?

Mais mistérios!
<:o)


Jorge Carrano disse...

Rendo minhas homenagens ao teósofo. Eu não conseguiria ser mais criativo.

Paulo Bouhid disse...

Ninguém falou, até agora, como surgiu a "mulher sapiens"...

Jorge Carrano disse...

Existe esta espécie? Ou se trata de abstração científica?

Riva disse...

Freddy, respondendo ao seu último parágrafo .... simples.

Somos um laboratório implantado por alienígenas, que colocaram determinadas raças em determinados continentes.

O mistério é : de que galáxia viemos ?

Freddy disse...

Dilma sabe explicar.

Jorge Carrano disse...

E de onde vieram estes seus alienígenas, Riva, que fazem do nosso planeta seu laboratório de pesquisas?
Estou me sentindo um camundongo (rsrsrs).

Freddy disse...

Os comentários cruzaram...
Eu quis dizer que Dilma sabe explicar a "mulher sapiens". Pergunta a ela!

Quanto ao camundongo, bem... Dizer que alienígenas implantaram camundongos nos 4 continentes não explica de onde vem a raça humana, só adia. Quem implantou os camundongos alienígenas no planeta deles?

Acho até que somos uma espécie de 2ª geração, ou seja, houve alguém aqui antes de nós. Refiro-me a assuntos levantados no "Eram os deuses astronautas?" de Erik von Daniken.

Impressiona-me sobremaneira a existência do ornitorrinco. Por mais que a Natureza seja prodiga, não me parece razoável um mamífero com bico de pato, pele de lontra e que põe ovos! Alguém deve tê-lo produzido geneticamente num momento de desespero, para deixar um legado a raças futuras, sinalizando que houve vida inteligente antes aqui, mas que foi dizimada.

Aliás, estamos também fazendo uma força danada para nos dizimarmos. Talvez por isso o frisson pela descoberta de água em Marte. Temos afinal um plano B!
<:o)

Riva disse...

Bem, então vamos lá ...

Como conceber o infinito, como conceber um espaço que não tem fim, não tem limites ?

E os caras procurando sinais de vida em ..... Marte !! kkkkkkkkkkk .....

O homem não enxerga mesmo a sua pequenez.

PS : CUNHA já foi preso ?

Kayla disse...

Meus Deusessss!!!!. Vcs não param de me surpreender. Acho que preciso passar mais vezes por aqui. Pode me ajudar a entender os discursos das mulheres sapiens. Ashuashuasuasua

Freddy disse...

Os caras estão procurando um plano B para o caso da Terra acabar. Se tem água em Marte, usando os procedimentos de terraforming que já foram objeto de post meu, a humanidade teria uma segunda chance aqui mesmo no sistema solar.

Quanto à procura de vida, tem muito São Tomé por aí que só vai acreditar vendo. A teoria diz que se tem água e energia, a chance da vida acontecer naturalmente é grande. Só que os caras querem VER. Nem que seja um micróbio.

Aguarde as próximas sondas em Europa (Júpiter) e Enceladus (Saturno).
<:o)

Riva disse...

Freddy, não tenho mais tempo para essas "pesquisas" marcianas.

Prefiro ficar com o meu Fluminense, Led Zeppelin, frutos do mar, minha motocicleta e meu Johnnie Walker.

Me acordem no Éden quando souberem de alguma evolução humana rsrsrs.

FLUi

PS 1: oi, Kayla, até que enfim !!

PS 2: já algemaram o canalha ?

Freddy disse...

Bipolar.
Um dia está preocupado com o futuro de filhos e netos.
No outro olha apenas para o próprio umbigo.

Cansei. Meu personagem Freud March (psicólogo de mesa de bar) está de férias.