9 de setembro de 2015

Nuvens negras no horizonte?

Em julho, meio a sério e meio na brincadeira, invoquei o espírito do Pai Santana par nos proteger e livrar do rebaixamento. O terceiro em oito anos.

O fato é que o clube se encontra numa situação tão aflitiva, tão desesperadora que nem Pai de Santo resolve. Mais difícil ainda o espírito do Pai  de Santo. Quem sabe o próprio Santo, em pessoa, penalizado, dá uma ajuda. O sonho pode morrer hoje à noite. Afinal os sonhos morrem primeiro, como já conceituado.

Ora vejam só, o clube tem uma origem e uma história dignas. Acolheu negros e pobres, sem considerar as cotas raciais agora tão em voga.

Conquistou títulos importantes, nacionais e internacionais. Cedeu jogadores para seleção nacional em disputas de mundiais, tais como Bellini, Orlando, Vavá, Brito, Fontana, entre outros.

Seu estádio (que já foi o maior do país) foi palco  de grandes jogos e desfiles. Sediou discursos do presidente Vargas nas comemorações de 1º de maio, quando anunciou leis favoráveis aos trabalhadores.

Acontece que neste momento  os astros conspiram contra o Gigante da Colina. 

Segundo uma astróloga a fase do clube é realmente sombria e não há perspectiva de melhora no curto prazo.

Um babalorixá diz que é “trabalho” (mandinga) antigo e que antes de março de 2017 não há previsão de virada.

O que isto significa? O Vasco vai ficar patinando na segunda divisão em 2016?


11 comentários:

Riva disse...

Funcionários do clube já estão com 3 meses de salários atrasados. E no FLU, 3 meses de direitos de imagem atrasados ... isso explica a performance em campo de alguns !

Jorge Carrano disse...

E o atraso de mentalidade dos dirigentes? Isto é muito pior.

Freddy disse...

Temos de admitir que o Vasco voltou da série B/2014 mal colocado, aos trancos e barrancos. Temos também de ter em mente que um clube que chega entre os 4 primeiros da série B num ano se situa apenas entre os 4 últimos da séria A no ano subsequente.

Em 2015 o Vasco permanece na Z4 simplesmente por manter o pífio desempenho observado desde o 2º semestre de 2012. Naquele ano só não foi rebaixado por ter acumulado “gordura” no primeiro semestre. Em 2013 não houve jeito... Um novo rebaixamento agora será apenas desfecho dessa realidade recente.

Não sou babalorixá, mas dou meus palpites. Sem horizontes, a manutenção do atual desempenho aponta para uma batalha inglória na série B/2016, com poucas chances de voltar à série A/2017. Isso implicará em mais um ano de série B (2017), quando então, talvez por força da vergonha que estará passando e uma provável ajuda de grandes patrocinadores, o Vasco poderá se reerguer e voltar à série A em 2018, então com energia redobrada e chance de lá se manter.

Para terminar, em post do dia 02/05/2012 sob o título Vasco x Santos, abordo o desastroso desempenho do Vasco em 1970. Vindo de um jejum de 12 anos sem conquistar o título estadual, sagrou-se campeão mas nesse mesmo ano terminou o então Torneio Roberto Gomes Pedrosa em último lugar. Que coincidência, não?

Jorge Carrano disse...

O Carlos Frederico, do comentário acima, refere-se ao post encontrável em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/search?q=vasco+e+santos (copy and paste)

Freddy,
O que você descreve , ou antevê, mais parece a ante-sala do inferno para os cruz-maltinos. Tomara que seu exercício de futurologia esteja equivocado. Quem sabe a bola de cristal está embaçada e não permite uma visão clara do futuro.

Jorge Carrano disse...

O São Paulo, clube que até alguns anos atrás tinha a fama de ser um dos mais bem administrados do país, agora deve R$ 272 milhões só de impostos.

http://espn.uol.com.br/noticia/541977_aidar-esclarece-valores-da-divida-do-sao-paulo-que-chega-a-r-272-mi-com-impostos

Jorge Carrano disse...

Melhor do que muito jogador do Vasco (KKKKKKK).

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2015/09/francesa-faz-embaixadinha-com-bola-de-tenis-no-us-open-assista-o-video.html

Riva disse...

Queria eu estar devendo 200 milhões !

Um amigo meu, na década de 70, me falou assim certa vez :

- prefira dever 1 milhão do que 1 mil. Por 1 mil te matam. Por 1 milhão vão conversar.

(pano lento)

PS : no sofá para assistir a 1ª tragédia da noite

Jorge Carrano disse...

Criada a liga. É, ainda, incipiente, mas é um começo.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/com-fla-e-flu-nasce-liga-sul-minas.html

Jorge Carrano disse...

Paulistas não aderiram, ainda. E do Rio, Vasco e Botafogo ainda estão de fora.

http://espn.uol.com.br/noticia/542255_com-participacao-de-flamengo-e-fluminense-liga-sul-minas-e-criada

Riva disse...

Piadinha do Twitter ontem :

- Sabe por que o Vasco venceu ?
- Não
- Porque os jogadores olharam para o outro time e viram a camisa do Vasco, e falaram ... Vasco ???? Ah, hoje a gente ganha !!!

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...

E no Fluminense:

http://espn.uol.com.br/noticia/543260_desembarque-tenso-torcedores-do-flu-xingam-experientes-e-jogam-lata-de-cerveja-em-fred