1 de junho de 2015

FUTEBOL JÁ FOI UMA DAS MINHAS MAIORES ALEGRIAS




Por
RIVA







Quando eu era moleque, sei lá, dos 8 aos 17 anos, era fanático por futebol. Tudo pra mim girava em torno do meu Fluminense, do Campeonato Carioca, o mais importante de nossas vidas, das Copas do Mundo, dos rachas na rua.

Meu maior ídolo (até os dias de hoje) foi e sempre será CASTILHO, goleiro do meu Flu, e por causa dele, fui goleiro até os meus 14 anos de idade. E claro, admirava demais os outros grandes goleiros, como Sepp Maier, Yashin, Mazurkievsky, Rodolfo Rodriguez, Gilmar, Poy, Ari, Cao, Valdir, Manga, Ubirajara, e alguns outros.

Carlos Castilho, do Fluminense e da seleção nacional
Já escrevi sobre isso por aqui, que ficava esperando o rapaz do Correio da Manhã passar para entregar o jornal, para saber os resultados dos jogos da Europa que acompanhava – campeonatos inglês, escocês, italiano, português e espanhol. Não lembro de acompanhar nenhum outro, a não ser quando começaram a despontar o Bayern de Munich e o Ajax, na década de 70.

Depois que conheci minha esposa, passei a focar mais nos estudos da faculdade, trabalhando também desde muito cedo, indo menos aos jogos e também me afastando dos rachas de rua e da turma do Pé Pequeno de Nikity. Foi um processo natural. Mas o amor pelo futebol nunca foi abandonado, até porque meu sogro e toda a família da minha esposa era daqueles vascaínos roxos chatos mesmo ! rsrsrs. Eu ia nos jogos do Vasco com eles também, em São Janú e no Maraca.

Toda vez que nascia um dos meus filhos era aquela operação de guerra para impedir os vascaínos de decorarem o quarto na maternidade, isso sem falar no processo pós-nascimento, de mantê-los afastados kkkkkkkk. Com tudo isso, criei 2 tricolores mas não impedi o do meio de ser torcedor Daquele Time do Mal, influenciado pela enorme tchurma do playground, com aquele timaço do Zico & Cia. Perdi a batalha ...

Por que esse enorme prefácio ? Pois é, e hoje, pessoal .....

Libertadores, por exemplo .... ontem assisti uma das 4as de Final, entre o Racing da Argentina e o Guarani do Paraguai. Um horror ! E dali saiu um semifinalista.

No Twitter todos dizem que a Libertadores não premia o melhor futebol, que times que saem dali vencedores são raçudos em primeiro lugar, não tomam gol em segundo lugar, e a técnica vem depois. Não para mim, que vi times maravilhosos serem campeões como o Boca Juniors, Estudiantes de La Plata, Santos, Cruzeiro, Peñarol, Independiente, e não tinha pra ninguém de outros países. Venezuela, Colombia, Chile e Paraguai ? Nem pensar !

Mas os novos tempos inverteram tudo, e estão conseguindo inclusive acalmar minha paixão pelo Fluminense, pelo futebol em geral.

O escândalo de corrupção na FIFA era para ter explodido há muitos anos, e o da CBF/CBD há pelo menos 25 anos, nas seleções brasileiras de 90, de 94 e 98 pelo menos. E nada aconteceu !


Agora, um organização de fora, o FBI, prende o nosso ilustríssimo presidente da CBF, que inclusive deve explicações sobre seu envolvimento na prisão e morte do jornalista Vladimir Herzog, na época da ditadura militar.

Três milhões, Marin? Dilma confirma!
Não sei onde isso vai dar, mas o fato do FBI estar envolvido nos dá um pouco de esperança de ver as ratazanas punidas.


Os números da FIFA hoje são impressionantes : arrecadaram mais de 5 bilhões de dólares com a Copa no Brasil, 900 milhões a mais do que previam, e com isso distribuíram prêmios de 1 milhão de dólares a vários funcionários e pessoas envolvidas com o marketing do evento. Salários de 20 mil dólares, diárias de 500 dólares quando em viagem, e por aí vai. Um outro planeta, inimaginável para qualquer um de nós. E não tenham dúvida, cheira mal ......

E como cheirou mal também, com tudo que aconteceu nas últimas 48 horas, a festa que fizeram em Zurique para reeleger a ratazana mor ; sim, porque vai ser pego, com certeza.

Tudo nos trinques
De nossa parte, Del Nero, atual presidente da CBF, fugiu para o Brasil no meio da cerimônia, com receio de ser pego por lá, terreno inseguro. Ricardo Teixeira, que mora numa mansão em Boca Ratón em Miami, dizem estar por aqui, e se justifica isso : se recebeu propina em território americano, está morto se for pego pelo FBI lá.

Isso sem falar nos 16 colaboradores citados no relatório do FBI, que ainda não divulgou os nomes desses ratos, ou como disse o senador Romário nos microfones do Congresso Nacional :

SAFADO, LADRÃO E ORDINÁRIO !


No sábado assisti às finais das copas da Inglaterra, Alemanha e Espanha. Meu Deus, que civilidade, que beleza de jogos, que torcidas, que homenagens. Estamos aqui no Brasil nos distanciando do resto do mundo, em qualquer quesito que se queira analisar.

Mas como o foco aqui é o futebol, estou escrevendo sem saber quanto foi o Fla-Flu do domingo, mas olha ...... confesso não estar ligando para o resultado do jogo. Já foi o tempo que nem dormia direito às vésperas de um Fla-Flu.






Nota do editor: achamos que o autor do post é um vascaíno que ainda não saiu do armário (rsrsrs). Ficou traumatizado com o fato do irmão não deixa-lo ficar com os bonecos do Vasco no pebolim (totó) - risos de novo. Explica aí Riva, para quem não conhece a história.

18 comentários:

Riva disse...

Bom dia a todos !

Carrano, antes de mais nada, corrige pra mim no título o MINHA por MINHAS, e também Studiantes por Estudiantes. Obrigado, de nada ! rs.

Encerrei o post dizendo não ligar muito para o Fla-Flu de ontem, mas olha, aquele pilantra daquele juiz me tirou do sério.

Quase estragou o jogo, pois tudo indicava que íamos dar uma goleada Naquele Time do Mal, mas como tem sido comum nos jogos desse time, o vestiário do juiz foi invadido no intervalo do jogo pelo presidente e pelo gerente de futebol do Time do Mal, e vocês viram o que aconteceu logo depois em campo.

Quanto ao Totó : eu devia ter uns 7 anos de idade quando ganhamos de presente um jogo de totó com os times Vasco e Fluminense. Mas sabia eu que na verdade o jogo era para meu irmão Freddy, que inclusive já tinha escolhido seu time de coração, o mesmo da nossa mãe ... Vasco. Pra mim sobrou o Fluminense ... ufa !! rs.

Se isso ocorreu depois de 1959 - Freddy deve ter a data mais exata, o que me fez ser FLU foi o campeonato Carioca conquistado em 1959.

Jorge Carrano disse...

Corrigido, Riva.

NO ano anterior, 1958, O vasco conquistou o Supe-Super-Campeonato Carioca, título muito mais expressivo, posto que tendo havido um tríplice empate, Vasco, Flamengo e Botafogo, decidiram o título entre eles.

Riva disse...

Isso tudo numa época das nossas vidas em que o Carioca era o mais importante, lotava o Maracanã em diversos clássicos.

Por aqui íamos muito ao Caio Martins ver os massacres sobre o Canto do Rio ; era uma festa ver nossos jogadores tão de perto ali na grade.

As coisas mudaram muito ... fazer o que ! Só ter saudade, porque era muito bom !

Freddy disse...

Quando o Vasco se sagrou campeão em 1958 eu já torcia para ele. O tal jogo de totó foi no Natal daquele ano, se não me falha.
Foi sorte, porque dali pra frente só fui ver o Vasco jogar bola em 1968, apesar de ter perdido o campeonato para o Botafogo de Gérson e Garrincha. De 1959 a 1967 só foi porrada... Em 1969 foi mais ou menos e acabou campeão finalmente em 1970. Conclusão: desde 8 anos de idade até meus 19 anos, não vi o Vasco ganhar nada. Sem contar que só foi ganhar mais alguma coisa em 74 (Brasileiro) e 77 (eu estava na Alemanha). Ou seja, manter-me vascaíno foi realmente difícil!
Ver detalhes em:
http://www.jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/11/desempenho-do-vasco-da-gama-no-futebol_28.html

Freddy disse...

Sobre restante do post...
Seria bom que a Dilma fosse pega em algum momento pela investigação do FBI, porque aqui ela e o molusco têm blindagem, mas lá não. Ela vivia alardeando a Copa como padrão de seu governo, não é possível que em algum momento não tenha havido deslizes... E se houve, vai aparecer, Deus é justo!

Não demora e vou seguir os passos do Carrano e começar a curtir apenas jogos internacionais. Os que passam aqui no Brasil, com raríssimas exceções, são da pior qualidade. Apesar de que minha intuição às vezes me ajuda e liguei a TV pra ver Flamengo 5 x 4 Santos, memorável partida do passado recente.

Torcer pelo Vasco é perda de tempo, nos dias de hoje. Com Doriva no comando, eu esperava uma série incansável de 0x0, 1x0 e 0x1, mas já houve mudanças: levamos uma coça em Minas... E Eurico segurando o cara...
=8-/

Riva disse...

O time do Vasco é horroroso mesmo, mas os outros não ficam muito distantes, com algumas exceções, como o Galo, que além de ter time, tem um baita treinador, e já meteu 4 no Fluminense.

Reparem que estamos na 4ª rodada e 17 times já perderam. Só estão invictos os timaços do Sport, Ponte e Goiás .... rsrsrsrs. Que campeonato, hein ?

Historicamente são campeões os que fazem uma boa gordura no 1º turno, porque o returno é outro campeonato com outros times bem diferentes, devido às diversas transferências. E agora ainda temos a Copa América, que NÃO paralisará nosso campeonato !

Enfim, tirando o Galo como campeão, todos podem cair ou ir para a Libertadores.

Freddy disse...

Minha aposta para esse ano é Internacional.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Vejam. Colem na barra do navegador.
https://vimeo.com/98223193

Riva disse...

Eu sempre aposto nos times que tem treinador e um bom elenco (time + banco).

Mas vejam, o Corinthians está numa merda colossal. A conta chegou e é impagável. Desmonte à vista ! E seria uma das minhas apostas ...

Os próprios comentaristas estão perdidos em suas apostas. Ninguém arrisca nada em função das crises, das transferências, da Copa America impactando, do escãndalo da FIFA que pode sim afetar algum clube, etc.

Eu, com tudo isso, hoje, ficaria com o Galo, tranquilo.

Mas de tudo que vi, uma coisa é certa : o Joinville cai ! rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Chegou a vez do Ricardo Teixeira. Leiam:

http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/06/ricardo-teixeira-movimentou-r-464-milhoes-em-suas-contas-durante-organizacao-da-copa.html

Riva disse...

Soube que o Ricardo Teixeira tinha se mandado para o Uruguai, porque lá nos USA a barra dele pesou. Aguardemos !

Freddy disse...

Por que as contas da Dilma, do Lula e do Lulinha não mostram desmandos? Porque eles usam, e muito bem, laranjas.
=8-/

Freddy disse...

Eu fui de Inter, Riva de Galo. E o Carrano, em quem aposta? E os demais leitores e comentaristas ativos?
Todos temos os mesmos dados e as mesmas incertezas.
Manda ver!
<:o)

Jorge Carrano disse...

Acho muito prematuro qualquer palpite neste momento.
Ainda há tempo para algumas esquipes se reestruturarem. E outras desandarem.
Vamos aguardar, pelo menos, 15 rodadas, do total de 38. Então poderemos dar palpite mais consistente.
Hoje, Inter e Galo estão bem, mas evoluirão?

Jorge Carrano disse...

Para não dizer que fiquei em cima do muro, vou fazer uma afirmativa corajosa: nenhum dos 4 clubes que estão nos 4 primeiros lugares será campeão: Atlético Paraná, Sport Recife, Ponte Preta e Goias.
Isto dá uma ideia do quanto é enganador o cenário neste momento.

Jorge Carrano disse...

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, surpreendeu o mundo do futebol ao entregar seu cargo nesta terça-feira. Ele convocou novas eleições ao comando da entidade - que preside desde 1998 - e informou que não concorrerá neste novo pleito.

Leiam a matéria em
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/06/blatter-coloca-cargo-disposicao-e-sugere-novas-eleicoes-fifa.html

Jorge Carrano disse...

E também em:
http://espn.uol.com.br/noticia/515118_blatter-renuncia-a-presidencia-da-fifa

Riva disse...

Esse animal deveria ser preso só pelo que gastou com esse congresso desnecessariamente, com diárias de hotel de R$ 12.600,00 e diárias de US$ 500 para todos que lá estavam a passeio !

E agora se manda ..... o vexame é menor sendo preso fora da FIFA, deve ser isso.