20 de junho de 2015

Hawk-eye, desafio e fair play

O que se destina a dirimir dúvidas tornando resultados de competições cada vez mais justos e honestos, acaba sendo usado de forma desvirtuada, de forma antidesportiva  e censurável, porque ilude juízes, desrespeita adversários e desencadeia brigas.

A tecnologia está sendo largamente utilizada nas competições esportivas e com isso está sendo possível aferir melhor os tempos nas competições de natação e que atleta realmente bateu primeiro.

No futebol a dúvida se a bola transpôs ou não a linha da meta pode ser esclarecida, com um dos recursos eletrônicos  existentes.

Mas nem tudo é elegância, educação e respeito neste terreno da utilização da tecnologia.

Vou começar pelo tal fair play. Uma coisa que teria começado de forma realmente inocente, civilizada e humanitária, de paralisar a partida para atendimento médico ao adversário que se machucou, acabou se generalizando e virando quase regra não escrita (no jargão forense seria direito consuetudinário) que se não obedecida gera conflitos, brigas, agressões.

Dizem ter sido Garrincha o primeiro a jogar deliberadamente para fora do campo a bola de jogo para atendimento de um  adversário que se machucou.

Com o tempo esta atitude foi copiada e se espalhou mundo afora, nos campos de futebol.

Hoje é exigido do adversário pratique o fair play como se fora uma lei do futebol, coisa compulsória e indeclinável. E não é, convenhamos.

O ser humano, tirado a esperto e sabido, deturpou o humanitário procedimento de tal forma que agora é recurso escuso para esfriar o jogo, ganhar tempo ou impedir contra-ataque do time oponente.

O uso do hawk eye no tênis está consagrado. Trata-se de um sofisticado sistema computacional que permite comprovar se a bola caiu dentro das linhas que delimitam a quadra, ou, ao contrário, foi para fora.


Não observei, ainda, nas poucas partidas que acompanho nos  torneios que integram o Grand Slam, principalmente se está em quadra a Maria Sharapova, o uso censurável do recurso como prática antidesportiva.

Entretanto, no voley, onde foi introduzido outro sistema eletrônico capaz de verificar com exatidão se a bola foi para fora, bateu no bloqueio adversário ou o jogador tocou na rede, com o nome de “desafio” (permitidos dois a cada set em disputa), já está sendo usado como recurso para tranquilizar a equipe, esfriar o adversário e até sinalizar uma instrução, sem necessidade de utilizar o tempo técnico previsto na regra.


Alguns “desafios” resvalam o absurdo, porque precisaria ser um cego de carteirinha para ter dúvida sobre o lance. Como o jogo fica paralisado para que um dos árbitros vá até a mesa de controle acompanhar a imagem gravada, o ímpeto do adversário e a sequência proveitosa de saques pode ser quebrada.

Em suma, tudo que criamos tem duas vias, dois polos, e sempre haverá  quem utilize o caminho errado, porque é inerente ao homem. O homem é o lobo do homem.

Notas do editor:
1) Sobre o fair play leiam

E sobre “desafio” no vôlei leia:

2) As imagens são do Google.

3) A frase o “homem é o lobo do homem” tem origem em Plauto mas foi mais amplamente difundida por Thomas Hobbes. No original: homo homini lupus.
Pode ser interpretada como sendo uma sentença de que o homem  é ruim por natureza, egoísta e só busca atender seus interesses.


17 comentários:

Freddy disse...

Na Igreja Católica, a derradeira frase do texto é simbolizada pelo "pecado original". O desdobramento ritual - livrar-se dele pelo batismo - não vem ao caso no momento.

Jorge Carrano disse...

Ela é atleta do Vasco:

http://globoesporte.globo.com/remo/noticia/2015/06/fabiana-beltrame-vai-final-da-copa-do-mundo-e-quebra-recorde-mundial.html

Freddy disse...

Última chance do Doriva hoje!
Não quero nem ver!
=8-/

Freddy disse...

O fair play se deteriorou.
O cara joga a bola fora no seu campo de ataque para atendimento do adversário, rolando e se retorcendo no gramado como se estivesse nas últimas horas de vida... Por mera magia, ele se levanta serelepe, totalmente curado dos estertores. OK.
Então a retribuição da gentileza poderia, ou deveria, se dar pela devolução da lateral no mesmo lugar. Mas não. Ela se dá devolvendo-a ao goleiro adversário, campo oposto. Ou seja... tremenda sacanagem!
Mas como vc bem disse, é da natureza humana - pecado original.

Freddy disse...

Pronto, Eurico.
Cadê o respeito?
=8-(

Jorge Carrano disse...

O Vasco deveria aproveitar o CNPJ, o estádio, que embora mal conservado ainda é aproveitável, e fazer um clube de futebol. É claro que precisaria de uma administração competente, pelo menos 22 jogadores (dois para cada posição) e um técnico estudioso e inteligente.

Riva disse...

Não percam as esperanças de não cair, vascaínos, porque o nível está rastejante. Tudo é possível ainda, muito no começo, mas a coisa está muito feia pra vcs, o time é muito ruim mesmo.

Para ressuscitar, tem que esperar o jogo com o FLU, especialista no assunto.

Uma grande surpresa pra mim hoje foi a derrota dos Gambás para o Santos. Adorei ! rs.

PS : Lula já fugiu do país ?

Freddy disse...

Sem querer passar a mão na cabeça de ninguém, pois Doriva não consegue resultados e tem de sair mesmo, precisamos admitir que as derrotas do Vasco foram para times muito bem classificados atualmente:
Sport (líder até amanhã) - 18 pts
Atlético-PR (3º) - 15 pts
Atlético-MG (4º) - 14 pts
Todos acima no G-4
Ponte Preta (7º mas pode entrar no G4 amanhã) - 13 pts

Só o Cruzeiro tem até o momento uma campanha mediana (10 pts podendo chegar a 13), mas é o atual bicampeão,o que não é pouco.

Quero dizer com isso que o Vasco perdeu para times que, ao menos no momento, estão "bombando". Por azar dele, não pegou galinhas mortas num momento em que precisava de respirar uns dias.

Para usar uma expressão atual, está no "volume morto" e a chance de chuvas é pequena...
<:o/

Riva disse...

Cruzeiro acaba de perder para a poderosa Chapecoense no Mineirão !!

Onde tem Luxemburgo, tem que ter crise hahahahahahaha !!

Fonte Twitter : sai DORIVA, entrando CELSO ROTH

Anônimo disse...

O desafio no volley chama-se video-challenge.

Riva disse...

Joinville ganhou.

VASCO confirmado com a lanterna na mão !!!!!

Ronaldinho Gaucho Dentuço negociando com Eurico ..... fujam para as montanhas mais altas !! kkkkkkkkkkk

Freddy disse...

Teoria da Conspiração:
- Será que Dilma mandou grana para que o Brasil perca para a Venezuela??
- Pra não ficar patente demais, será que Neymar não ficou "nervoso" para sair e justificar uma perda de qualidade do Brasil para esse jogo??
=8-))

Jorge Carrano disse...

Peraí gente, você estão querendo enlouquecer o blogueiro ?

Freddy disse...

Como alguém pode querer que eu fique doente torcendo por um clube sobre o qual não tenho a mínima gerência? De que nos adianta, torcedores, uivar à porta do estádio se as negociatas se desenvolvem à nossa revelia?
Celso Roth, Ronaldinho, e outros pernetas mais...

Já dizia o finado Dr. Hermógenes (aquele da yoga): entre torcer ou berrar na arquibancada e se desgastar na quadra, prefira o último. É melhor para a saúde.
Como eu não jogo, prefiro não torcer (muito...).

Jorge Carrano disse...

O Vasco é um clube machista?
Vejam em:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/dinheiro-em-jogo/post/quais-clubes-tem-mais-mulheres-entre-socios-e-por-que-elas-sao-bom-negocio.html#equipe-vasco

Jorge Carrano disse...

Vejam do que o mundo se livrou, com a eliminação da Venezuela:

http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-america/videos/apresentadora-cumpre-promessa-e-tira-a-roupa-pela-venezuela,7872287.html

Freddy disse...

Que fique bem claro que o Vasco da Gama é um clube que representa e acolhe bem a comunidade portuguesa no Rio de Janeiro. Grandes beneméritos imigrantes, no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, tiravam do seu bolso para ajudar o clube. Desde o momento em que essas coisas de patrícios e comunidade estrangeira se mesclaram através da globalização, e desde que não há mais beneméritos com disponibilidade financeira, o Vasco está a ponto de não ter mais razão de existir.
A menos que, como o Carrano sugeriu, algum grupo compre o CNPJ e monte uma empresa séria usando o nome Vasco da Gama.

Vasco da Gama, o grande navegador, descobriu o caminho para as Índias. Vasco da Gama, o clube, segue o cominho do América...
Pronto, falei.
=8-/