11 de junho de 2015

O nome será Lico

Eu decidi e pronto.

Vamos explicar desde o início para quem está chegando agora. 

Aqui no blog, independentemente do tema do post, as pessoas falam de tudo em comentários (futebol, política, etc.) Foi feita uma associação de ideias de que o blog se parece com um bar onde as pessoas estão batendo papo sobre vários  assuntos. Qualquer um entra e fala (escreve) o que quer, e assim vão trocando ideias sobre tudo.

Aí sugeriram um bar virtual, onde conversaríamos sobre tudo, sem ficarmos engessados num tema.  A coisa evoluiu para um pub, em minha homenagem, eis que fã dos famosos bares ingleses.

Restou indefinida a questão do nome. Várias sugestões foram apresentadas. Mas não houve unanimidade e nem sequer uma maioria apoiando este ou aquele.

Resolvi decidir e escolhi Lico. A explicação é simples. Trata-se de um espaço público. Logo, se juntarmos o pub com o lico, o que teremos? Publico.

Está inaugurado o "pub lico", ou público.

Termos sempre um estoque de “Modess” (ou outro absorvente) porque o pub terá regras. Tais como: não vale ofensas morais entre os participantes, os palavrões, se absolutamente indispensáveis, têm que estar no contexto do debate, e não vale propaganda enganosa, tipo “ontem dei duas sem tirar de dentro”.

E se alguém disser "viva o Flamengo" não será publicado. É uma das regras (KKKKKK).

Não haverá consumação mínima e o nem couvert artístico. O blog se reserva o direito de publicar os comentários agrupados, no corpo de um post, se e quando apropriado, a seu exclusivo critério, sob o título conversas no Pub Lico.

Bem, a titulo de exemplo, lanço o primeiro assunto para discussão na mesa do pub. É uma piada que só os familiares entenderão. Mas explicarei em comentário.

Vamos lá, é como se eu à horas quantas, sem quê nem porquê dissesse: estou com saudades da Berê.

Nota do editor: neste post vale comentar tudo, mas o blog continuará com suas postagens normais, inclusive dos colaboradores. 

18 comentários:

Freddy disse...

Boa noite!
Não gostei do nome do Pub, acho que faltou "punch" na escolha. Pasteurizado, banal. Sem alma. Podia ter sido uma escolha democrática, com os comentaristas votando em 2 ou 3 pinçados pelo manager como os mais representativos dentre os apresentados (incluindo a sugestão dele próprio). Mas seguindo o espírito da coisa, assim fica bem claro que o Pub tem um dono.

E como terei de frequentá-lo com qualquer nome, vá lá! A cerveja é boa (Guinness), quando tem vinho é Borgonha, o ambiente britânico me agrada, de vez em quando permitem que eu me exceda, enfim... Lá vamos nós no Pub Lico.
<:o)

Freddy disse...

E já estamos na área!
1)
O jogo do Brasil (1 x 0 Honduras) continua a demonstrar a falta de meio campo na nossa seleção. Já estou cansado de ver bolas sendo atrasadas, rodando na defesa e depois jogadas de qualquer maneira ao ataque. Quando no ataque, as coisas fluem de maneira razoavelmente satisfatória, mas a ligação defesa ataque não existe.

2)
Assisti à crítica (em reprise no SporTV) da absoluta falta de noticiário sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA. De certa maneira tive de aceitar que o machismo se restringe ao futebol, resultado da ineficiência das meninas messe esporte. Deram como contra-exemplo o vôlei, basquete (e eu posso acrescentar vôlei de praia e alguns esportes olímpicos) - ou seja, onde as meninas rendem a notícia é dada.

3)
Zico na FIFA. De interessante só a justificativa que ele deu para não tentar a CBF primeiro. Traduzindo sua opinião educada, tem corrupção demais para que ele possa realizar um bom trabalho. Na FIFA é mais fácil, segundo ele.

4)
Biografias aprovadas por unanimidade no STF. No entanto, acho que os alvos de algumas biografias podem ser caluniados e, mesmo que haja justiça posterior em eventual processo, a difamação já estará disseminada pelo mundo, sem chance de ser apagada por completo.

Jorge Carrano disse...

Berê é uma amante ficcional, hoje diríamos virtual, que criei há muitos anos. Wanda sabia e aceitava sem criar caso. Coloquei no passado porque depois de tantos anos a Berenice (este seu nome) envelheceu, embagulhou e eu perdi o pique para ter duas mulheres, mesmo que uma sendo ficional. Parei de falar do assunto.
Eu falava da Berê abertamente em casa e nas reuniões familiares elogiando esta ou aquela faceta de sua personalidade. Ou provocava Wanda: “não sei se virei para o jantar hoje porque tenho um encontro com a Berenice”.
Ou ainda: “Berê comprou um biquini que a deixa muito atraente”. Ou para irritar, dizia: “Berenice cozinha melhor do que você “– dirigindo-me a Wanda – “o feijão que ela faz é divino”.
Enfim coisas assim. E lancei a suspeita de que ela poderia ter um filho meu.
Nunca admiti, como agora, que era uma mulher virtual que misturava (compunha) algumas coisas da Wanda, outras de personalidades famosas, etc.
Então o papo começa assim: estou com saudades da Berê.
Algum comentário? Ou silêncio no pub?
Ana Maria lembra da Berê?

Jorge Carrano disse...

Já mudando o rumo da prosa, informo que se por um lado a professora Rachel nos abandonou, uma outra professora - Anônima - por nós homenageada, volta ao blog informando que nos acompanhará.
Aumenta nossa responsabilidade.
Seja bem-vinda cara professora.

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/03/professores-profissionais-injusticados.html

Selecionar o endereço e colar na barra do navegador.

Riva disse...

Boa tarde a todos !

1
Curiosidade : nossa super bem vinda Professora Anônima, é específica de alguma matéria ?

2
Também não gostei do nome do bar ou pub.

Na verdade, quando li a primeira vez, fiquei até chocado, porque Lico foi um jogador Daquele Time do Mal, na era Zico (rsrs).

Diga-se de passagem, que o Lico faz há mais de 10 anos um trabalho sensacional de futebol com crianças/adolescentes de uma comunidade carente do Rio de Janeiro.
O nome do projeto é Lagartixa (http://www.guiaempresarial.net/guia/escolinha-de-futebol-e-proj-futuro-do-lagartixa.html).

Concordo como Freddy, faltou "punch" no nome, uma real identidade com o Manager e/ou conosco e/ou com o blog. Mas é assim mesmo ... lembro da hora de escolher nomes para os meus filhos, para a minha banda de rock, era muito complicado.

Mas fica o meu registro - não assimilei o Pub Lico ....

3
Não entendi o porque da existência dessa personagem virtual "Berê" em sua vida, amigo Carrano.

Qual era o objetivo desse "convívio" ? Ou tinha também algum outro, tipo "Hermenegildo" ou "Eustáquio" ? rsrsrsrs

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Respondeo seus itens:

1) Acesse o endereço virtual, que deu origem apo aparecimento da professora, no blog.

3) Certa feita perguntaram ao Satchmo o que era jazz. A resposta dele foi: "se você pergunta o que é jazz então nunca entenderá."

A Berenice tinha não um mas vários porquês. Era única e insubstituível; e cumpriu seu papel em minha vida.

Freddy disse...

A resposta sobre o jazz me lembrou outra frase: se você pergunta se é caro manter um iate é porque não pode ter um.

Sobre a Berenice, eu tenho algo a dizer mas não sei se encaixa no contexto: personagens virtuais que fizeram parte de minha vida. Se é isso, depois eu posto uma vivência minha similar.

Confesso que logo lembrei do Lico. Ia comentar, mas desisti. Riva disse tudo e mais um pouco sobre ele.
=8-)

Riva Lerdo disse...

Minha ficha sobre a Berenice ainda não caiu, bem como a do jazz no contexto .... acho que devo estar meio lerdo hoje rs.

Qual o nome do garçon ? Desce mais um Red Label on the rocks, please !

Ana Maria disse...

Claro que lembro da Berenice. Afinal, a brincadeira do casal era compartilhada pela família.
Não sei o real motivo de sua "criação". Pode ter sido para servir de cobertura para uma pulada de cerca que estava vazando ou simplesmente para apimentar a relação com uma amante fictícia. Seja qual for, proporcionava momentos de riso e descontração.
Não tenho nada contra amigos imaginários, heterônimos ou amizade com gnomos. Se isso vem para o bem, para a harmonia, é sempre bem vindo.
Lamento informar, Jorge, mas a Berê deve ter arrumado um garotão sarado. rs

Ana Maria disse...

Também não gostei do Lico, nem do Pub. Por mais que a barraca tenha dono, o costume entre os frequentadores é sempre opinar e colocar o bedelho nos comentários.
Além disso, ainda que a frequência seja da classe A, que só bebe Borgonha e Guiness; e têm preferências gastronômicas sofisticadas, estamos no país tropical onde os bares abrem as portas na hora em que os Pubs fecham as suas.
Por isso concordo que deveria haver uma eleição entre os palpiteiros. Afinal,nós sempre aturamos as crises depressivas do manager, em suas constantes ameaças de encerramento das atividades do blog e agora, do bar.
"Tamu junto, brodi"

Jorge Carrano disse...

Crise depressiva? Só me falava esta. Eis um bom motivo para descontinuar o blog.

Jorge Carrano disse...

Pois é, Ana Maria. É possível que ela tenha encontrado um garotão sarado. Mas certamente sem meu charme, minha elegância, meu gosto refinado, minha inteligência e cultura.
Bem feito para ela!

Freddy disse...

Esse tipo de brincadeira nunca fez parte de meu cardápio. Jamais fustiguei a relação com uma sugestão de concorrência, até porque a resposta seria explosiva. Perdi amizades femininas reais pela simples hipótese remota delas estabelecerem um mínimo que seja de aproximação comigo, imagina se eu ia inventar uma fictícia!

Contudo, por ter escrito um romance que teve 4 temporadas e durou 9 anos (entre 2006 e 2015), foi uma experiência interessante pois que, pela constância no escrever e criar, os personagens acabaram fazendo parte de minha vida quase que como sendo reais.
=8-)

Riva Lerdo disse...

Já pensou se a Berenice aparece na inauguração do Bar ou Pub ?

Eu já fechei questão na minha sugestão de nome, caso o manager resolva mudar de idéia e sugerir uma votação entre alguns nomes :

o nome do BAR ou PUB deveria ser BERÊ

FLUi

Ana Maria disse...

Que tal "Matriz ou filial" - "Além da Imaginação" - "Me engana que eu gosto" "Dom Juan de Marco"...
Só para exercitar minha mente. kkkkkk
Acho Berê bem plausível.
Que surjam outros concorrentes.

Freddy disse...

Hmmm...
Berê resgata algo.
Pelo menos de momento é um nome forte no debate.

Sem Pub nem Bar. Apenas Berê.

Tipo: "lá no Berê está rolando o maior sururu por causa do PT!"

Riva disse...

Berê é parte da história pessoal do nosso manager, e tem punch !

Vai no Berê hoje ? .... diferente de Vai na Berê hoje ?

Já experimentou a linguiça do Berê ????

Ao invés de Vem Verão, Vai Verão .... teremos .... Vem Berê, Vai Berê !!

Slogans de marketing do tipo :

Venha ao Berê,
Mesmo sem saber porque !
Lá tem de tudo,
Menos adeptos do PT !!

Já estou até imaginando as pérolas do cardápio !



Jorge Carrano disse...

KKKKK
Sensacional !!!
Ótimas considerações, Riva.