31 de maio de 2015

Hoje é domingo, pede cachimbo...

Hoje é domingo
Pede cachimbo
O cachimbo é de barro
Que bate no jarro
O jarro é de ouro
Que bate no touro
O touro é valente
Bate na gente
A gente  é fraco
E cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo!

Que bobagem, não? Entretanto as crianças que memorizavam isto eram incentivadas a recitar para os padrinhos, tios e outros visitantes.

Por que me lembrei disto? Simples. Hoje é domingo.

É dia, voltando a hoje, 30 de maio, de caminhar no calçadão na esperança de ver as tartarugas na curva da Itapuca. A garça solitária na Pedra do Índio e desfrutar da brisa marítima propiciando temperatura amena, civilizada.

Vamos comer feijoada feita pela Wanda, que desde ontem já frequentou o fogão (a feijoada, não a cozinheira) para ficar bem encorpada, e naquela cor marrom que o feijão de boa qualidade assume quando cozido com as carnes mais tradicionais.

Para quem está pensando que foi sacanagem minha botar a mulher na cozinha num domingo fazendo feijoada para filhos e noras, alerto que está muito enganado. Foi sugestão dela, dizendo-se com saudade do prato. Mas sei que o que pesa mesmo é ter os filhos a sua volta. Fica como pinto no lixo.

Ontem tivemos decisão de algumas copas nacionais na Europa:
A Juventus já conquistara a italiana semana passada (já conquistara o título italiano da temporada).

O PSG levou o título da Copa da França ao vencer o Auxerre (da segunda divisão) por 1X0 (também já conquistara o campeonato francês de 2014/2015).

Na Espanha deu Barcelona, tambérm campeão espanhol edição 2014/2015. Ganhou do Athletic Bilbao, por 3X1, sendo que um dos gols do Messi (que fez dois) foi uma obra de arte, cujo filme deveria ser exibido no Louvre.

E na Inglaterra deu Arsenal pelo segundo ano consecutivo (bicampeão da FA Cup). Foi terceiro colocado na Premier League 2014/21015. 

Na Alemanha os lobos do Wolfsburg vencendo o Borussia Dortmund por 3X1, conquistaram a Copa da Alemanha. Decepcionante temporada do Borussia.

No próximo sábado será jogada a final da Champions. De um lado Barcelona, do outro a Juventus. Ambas as equipes podem conquistar a tríplice coroa, porque ganharam os campeonatos nacionais e as copas de seus respectivos países.

Ontem, nas decisões de Copas, brilharam jogadores sul-americanos, que fizeram gols por suas equipes europeias: Alexis Sánchez (chileno, do Arsenal); Cavani (uruguaio do PSG); Luis Gustavo (brasileiro, do Wofsburg); Neymar e Messi (brasileiro e argentino, do Barcelona).

Uma pena acabar a temporada de futebol. Agora só mesmo em agosto, porque para mim, futebol se joga, atualmente, na Inglaterra, na Espanha, na Alemanha, na França e na Itália.

Um pouco melhor e mais disputado num ou outro destes países, mas de qualquer sorte o pior deles é melhor do que o nosso.

8 comentários:

Jorge Carrano disse...

Notas explicativas:
Este blog, sempre na vanguarda do que acontece no mundo virtual (quá, quá, quá, quá), está criando a metodologia editorial de colocar notas explicativas nos comentários.
Se o JN está se inovando, por que não o Generalidades especializadas?
Seguinte: Este post foi amputado, havia um trecho inicial que aludia ao samba enredo da Escola de Samba União da Ilha do Governador – Domingo - de 1977, que tem os seguintes versos:
“Vem amor
Vem à janela ver o sol nascer
Na sutileza do amanhecer
Um lindo dia se anuncia
......................................................”

Ademais disto o espaço que reservara para falar dos resultados das decisões das Copas nacionais em alguns países da Europa acabou por se revelar pequeno.

Acabei, inclusive, não mencionando a presença do rei da Espanha, Felipe VI, assistindo o Barcelona sagrar-se campeão.

Não seria justo eis que mencionara que William, príncipe e futuro rei da Inglaterra estava em Wembley torcendo para o seu Aston Villa e teve que entregar a Taça ao Arsenal (rsrsrs).

Nem mencionei os públicos. Somados os torcedores na Espanha e na Inglaterra, cerca de 180.000 (arredondado para baixo), temos uma presença maior de torcedores do que somados os presentes numa rodada inteira do Brasileirão (10 jogos).
E nesta tarefa árdua, hercúlea, de revisar o texto, ainda sou atropelado por um e-mail do Riva pedindo que eu atualize o post que me enviara na sexta-feira e que está pronto e editado para sair amanhã (segunda-feira). Com a mente em desalinho fiquei sem saber o que fazer. Mas isto resolverei depois, porque daqui a pouco estarão chegando os convidados da feijoada e preciso separar os ingredientes da caipirinha: lavar os copos, cortar limão, reabastecer o açucareiro, estas coisas essenciais, que, misturadas, melhorarão o astral deste domingo nublado.

Jorge Carrano disse...

Paulo Bouhid manda um educado (como sempre) e pertinente e-mail, alertando sobre equívocos de grafia no versinho da infância, já agora devidamente corrigidos. Fui conferir via Google e encontrei em
http://letras.mus.br/palavra-cantada/1543931/

Outra observação que ele fez, diz respeito a um questão intertemporal. Escre vi como se fora domingo (dia 31) e refiro fatos do sábado (dia 30).

E o pior, o post, ou parte dele, foi escrito na sexta-feira, como já atentei explicar..

O texto ficou mesmo muito confuso, como tentei esclarecer no comentário anterior. Pelo visto me dei mal.

Melhor seria deletar e esquecer. Perdão!

Riva disse...

Domingo é dia de futebol desde que me entendo por gente, ainda mais quando tem Fla-Flu. Mas não me empolga mais, infelizmente - no post de amanhã eu tento explicar o desencanto que me assola numa das coisas que já foi a mais importante em minha vida : a bola.

Hoje só consigo ter vontade de ver o meu Fluminense, contra qualquer time, e o Barcelona. O resto não me atrai.

Uma pena o Sol nos abandonar num domingo de Fla-Flu .... acho que até ele anda se desencantando com o nosso pobre e corrompido futebol.

Dá-lhe 7x1 !!

Boa feijoada, boa reunião para os Carranos ! Tim Tim !

Jorge Carrano disse...

Agora saio mesmo do ar. Volto no turno da noite (rs), porque trabalho full time.
Bom domingo para todos.

Freddy disse...

Ontem tentei assistir PSG x Auxerre e fiquei arrepiado com o estádio inteiro cantando a Marselhesa! Só que dormi durante o jogo, chato pra cacete! Só 1 x 0 num time que está em 9º lugar na 2ª divisão? Argh!

Anônimo disse...

Eu achava que cachimbo dava em pé. Era plantado. Por causa destes versos.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Na frança a torcida cantou a Marselhesa. Bonito.
Já na Espanha o hino nacional foi vaiado estrepitosamente. Razão? As torcidas presentes fazem parte de dois povos separatistas, os bascos e os catalães. Deu no que deu.

Anônimo,
O Paulo Bouhid chamou a atenção para isso. As crianças cantavam mesmo: hoje é domingo, pé de cachimbo, etc.

Jorge Carrano disse...

Em homenagem a colonia portuguesa. Hoje, na disputa da Taça de Portugal, deu o Sporting depois de 7 anos. Depois de estar perdendo por dois gols de diferença, o clube, mesmo com um jogador a menos, conseguiu arrancar um empate de 2 a 2 com o Braga. Na disputa de pênaltis garantiu seu 16° título deste torneio.