9 de junho de 2015

Como dilapidar patrimônio e levar a economia à bancarrota

Há dez anos, mais ou menos, teve início uma das mais graves crises no setor imobiliário nos USA. Começou como um rio, numa pequena nascente e virou um rio caudaloso algum tempo depois.

Para lembrar podem acessar  
entre outros sítios encontráveis via Google que tratam com mais ou menos profundidade da bolha financeira que provocou uma freada brusca na economia mundial. Um efeito dominó.

Tudo se resumia ao seguinte, em linhas gerais,  segundo a visão de um advogado brasileiro aposentado que não conhece economia, nem macro e nem micro.

As taxas de juros estavam atraentes. Estava sendo possível aumentar significativamente o dinheiro aplicado. Em curto espaço de tempo.

Isto  despertou em muitos americanos o direito de participar da orgia. Quem não tinha a grana encontrou uma maneira legal, através de uma prática comum lá nos EEUU.

O cara hipoteca seu imóvel, pega a grana e vai especular  no mercado financeiro, especialmente o mercado acionário. Os juros que pagará na hipoteca são civilizados e os ganhos auferidos nas aplicações financeiros serão maiores do que aqueles juros.

Mas este negócio gera uma  falsa impressão. O cara tem a sensação, apenas contábil, virtual, de que está ficando bem de vida. Seus papeis valorizaram ele faz as contas e acha que está mais rico e vai às compras. Muita gente indo às compras faz a economia crescer.

Mas este jogo tem um final, como todo jogo, e como todo jogo nem sempre este final é feliz. A roda para de girar quando uma de suas roldanas (atenção engenheiros, aceito correções) começa a emperrar. Isto pode ocorrer com a desvalorização  daquelas ações, sobretudo das empresas que não têm fábricas, não têm ativo fixo,  estas empresas que lidam com o virtual e entram na moda. Você conhece algumas delas.

Apavorado com a queda do valor das ações e sem  lastro financeiro,  o cara tem que vender urgente suas ações (a valores menores)  porque tem dívidas que contraiu pensando que estava mais rico. Começa o estouro da bolha.

Aí o que acontece? O patrimônio diminuiu, os ganhos financeiros já não permitem pagar as prestações da hipoteca. No desespero, para não perder o imóvel o cara vende pelo melhor preço. Preço este aviltado. E chega a um ponto que por mais baixo que seja o valor de venda não aparecem interessados. Os bancos confiscam os imóveis, mas também não têm muito  fazer com eles senão  fazer dinheiro vendendo-os.

Pronto, eis o cenário visto de longe, para a crise do mercado de imóveis nos Estados Unidos.

Como ninguém sabe porquê estou falando  disto hoje,  explico:

1) A nossa indústria de construção civil está em crise. E por duas razões:

a) As empreiteiras estão desacreditadas, sem grana e consequentemente sem condições de continuar com seus lançamentos que eram vendidos nas plantas, numa euforia louca.

b) A economia, como um todo, está de mal a pior, graças a desastrosa política econômica do governo (dá para confiar em manteiga?) E o manteiga (Guido) não é o único culpado. O PT queria ganhar as eleições e liberou crédito indiscriminadamente, represou reajustes de tarifas (agora abriu as comportas e tivemos aumentos de 40 a 60% no  custo da energia), enfim foi a farra do boi.

2)   A segunda razão para o tema foi o post do dia 6, sábado, sobre o preço pago por uma cobertura em Nova Iorque: mais de cem milhões de dólares, isto mesmo cem milhões de dólares.

Se o cara comprou como investimento quero ver quanto tempo será necessário para ele poder revender com lucro. Se conseguir um dia.

Se comprou para morar, vai ter mau gosto assim lá... em New York.


Divirtam-se assistindo ao bem humorado vídeo abaixo.




Nota do editor: esta foi a maneira encontrada hoje para esculhambar o famigerado governo PTralha. Poderia ter começado com o comentário do taxista que nos trouxe de volta para casa ontem: "crise já passei por muitas, só que esta a gente não vê como sair dela, nem os caras do governo".

23 comentários:

Freddy disse...

Imóvel para investimento é o mico do momento.
Que o digam os feirões que as imobiliárias vêm fazendo, na tentativa de cooptar otários. Ora, que confiança posso ter numa empresa que lançou um imóvel a 500 mil e, ainda na fase de final de construção, o oferece por 400 mil? Ou menos ainda?

Com a redução do teto de financiamento, os preços finais devem baixar. E muito. Principalmente de imóveis usados ou semi-novos. Não chega a ser bolha, mas é uma crise, e das grandes.

Automóveis também estão em crise, com redução de vendas da ordem de 25%. Só que os preços não caem. Ou caem pouco. Pena, bem que eu trocaria o meu, provável canto do cisne como condutor. Aproxima-se a hora de parar mas eu ainda queria ter mais unzinho antes...

Freddy disse...

Bom jogo de futebol ontem.
EUA 3 x 1 Austrália.
Onde? Como?
Ah, sim, futebol feminino, Copa do Mundo da FIFA de 2015.

Evento de segunda classe? Bom, é no Canadá e os estádios são ótimos. A grama é sintética. Teve audiências da ordem de 53.000 pessoas no jogo do Canadá (OK, é anfitrião), 31 mil no dos EUA e 20 a 25 mil nos demais. Pelo jeito, vem atraindo atenção por lá, e rodadas duplas podem ajudar na captação de público nos estádios.

Achar noticiário sobre essa Copa nos jornais é como procurar Wally, naquele passatempo de outrora. Teve pérolas, como Alemanha 10 x 0 Costa do Marfim. Hoje na TV tem França x Inglaterra (14:00) e Brasil x Coreia do SUl (20:00). Parece que Martha joga, com bengala e óculos de grau, enfermeira particular na beira do campo (rs rs).
<:o)

Riva disse...

O boom de construção de prédios foi criminoso, assim como também é a produção de automóveis e caminhões. Todo boom tem consequências ruins.

Na construção de prédios, além de hoje não haver compradores, as construções são de qualidade muito ruim - acabamentos, instalações com problemas, dimensões diferentes da planta, cerâmicas mal assentadas (ôcas), materiais de má qualidade, e por aí vai. Processos e processos na "justiça" pela má qualidade e pelo prazo de entrega estourado.

Na produção de automóveis, é incrível que nenhum especialista faça a conta da metragem quadrada das ruas numa cidade (circulação), e compare com a metragem quadrada dos automóveis existentes na cidade.

Desse simples estudo, comparado com indicadores mundiais de qualidade de tráfego, surgem projetos e políticas de rodízio, de retirada de circulação de veículos mais antigos quando se adquire um novo, de transporte público, etc, etc. Mas isso tudo num país altamente civilizado. Aqui é fabricar para vender (por um preço absurdamente inchado com impostos), e que se dane a qualidade da circulação.

Algumas cidades estão travadas, ou travando - Niterói é uma delas. Recife, Salvador, São Paulo, Curitiba são outras.

Eu, que fui rato de garage, polia o carro, desmontava diferencial, cortava molas para rebaixar a caranga, limpava carburador e giglês, perdi o tesão por automóveis, pelo alto valor deles, e pelo alto índice de furtos.

Faltam 2 anos para o meu fazer 15 anos e ter uma boa redução do IPVA. É só o que espero, porque tem só 60 mil rodados, e me leva a qualquer lugar.

Casa ? Adoramos nosso AP, moramos aqui há 33 anos, e aqui "ficaremos". Só um pancadaço de milhões na loteria para mudarmos de opinião .... e mesmo assim, seria para viajar, viajar, viajar ....



Riva disse...

Freddy, não entendi o seu comentário no contexto do post .... futebol ???

Jorge Carrano disse...

Isso aqui virou "casa da mãe joana". Cada um fala sobre o que bem entende. Qualquer dia estarão trocando receitas via blog.

Riva disse...

Não sei porque me lembrei da tal carta da DONA LUCIA para o profexô PARREIRA !!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Riva disse...

Eu estava pensando em comentar sobre o incrível aumento da quantidade de mosquitos aqui em casa, que estão dilapidando o meu sono.

Acho que tem a ver com o post ...... rsrsrsrs

Ana Maria disse...

Gostei muito do vídeo. Confesso que não conhecia esse tipo e especulação. Mas fico me perguntando porque consideram ilegal a agiotagem particular.
Quanto ao comentário sobre futebol, devo lembrar que tais inserções futebolísticas são constantes neste espaço. Quem o frequenta já se acostumou. Parece papo de mesa de bar. Cada um fala um assunto, tudo na mesma noitada rs. Inclusive o manager é responsável, muitas vezes, por estas digressões.
Não se estressem. Generalidades, variedades...e assim vamos nos comunicando sem nos trumbicar.

Freddy disse...

Isso aqui é mesa de botequim.
A gente senta, tem um tema.
Conversa-se sobre o tema e, en passant, sobre as novidades do dia, que por sinal está muito bonito. Não deve durar, mandei lavar o carro => prenúncio de tempestades.

Riva sempre inseriu futebol.
Tenho o direito de fazê-lo.
Contudo, foi sobre futebol feminino e a maioria dos comentaristas dessa mesa de botequim é machista de carteira. Nem se coçaram em comentar, como também a mídia - igualmente machista.

Passei numa concessionária FIAT, para passar hora enquanto esperava o carro lavar. Nenhuma benesse, sem carro para mostrar, como se estivessem em plena era do ágio. Ou os jornais estão mentindo grosseiramente - dizendo que tem gente oferecendo de tudo pra você levar um zero - ou não tem crise na FIAT. Ou a vendedora é despreparada. Na verdade, era.

<:o)

Jorge Carrano disse...

Se isto é um botequim façam seus pedidos. Não tem couvert artístico esta semana. Promoção da casa. A casquinha de siri está especial. A parir das 18 horas o chopp também entra em promoção. Peça um e tome dois.
Gorjeta 15%.

Jorge Carrano disse...

Êpa, esqueci! O mictório está em obras.

Riva disse...

Ana, sabemos disso ... é que estamos sacaneando o Freddy, porque ele sempre reclamou que a gente coloca futebol em tudo, e dessa vez foi ele quem colocou rsrsrs.

Confesso que nem me lembrava do campeonato feminino.
Vamos perder pra quem dessa vez ?
EUA ou Alemanha ?

Mas vou ver, costuma ser muito mais interessante do que o masculino, em todos os quesitos.

Carrano, manda aí umas lulas grelhadas ao molho teriaky, e uma porção de polvo grelhado com pão frances. Chopp não, manda um Alvarinho fresco, por favor.

Obrigado, de nada !

Jorge Carrano disse...

O Alvariño, porque comprado no lado espanhol da fronteira, serviu de acompanhamento de minha paella ontem. Esgotei o estoque. Gosto a uma temperatura de 8/9 graus celsius.

Por isso é que o botequim não vai para frente. Eu como e bebo mais do que os clientes (rsrsrs).

Riva disse...

Assim não dá ........... rsrsrs

Podíamos já abrir um concurso para escolha do NOME do nosso BAR, aqui do Blog.
O que acham ?

Na casa de um amigo meu, que fez um espaço com churrasqueira nos fundos, criamos o OUT & BACK.

Freddy disse...

Eu fui de strogonoff mesmo, feito pela chef Mary. Tomando 1/2 garrafa de Periquita porque não dava para estender muito o pique do fim de semana, que foi alto pois estava passando dias em JacaCity (como chamamos a moradia de minha filha Renata).

Volto um pouco ao tema.
Acho que o preço de imóveis deve cair, porque é costume as construtoras pedirem um sinal e somarem a ele o montante do financiamento da CEF.

Exemplificando, um 2 quartos pode custar 100 mil de entrada mais teto do financiamento. Quando a CEF aumentou não faz muito tempo o valor máximo, o mesmo 2 quartos passou a custar os mesmos 100 mil de entrada mais o novo teto do financiamento CEF. Simples assim. Pulo enorme nos preços finais - e o mercado de usados saiu atrás.

Agora que a CEF reduziu drasticamente o teto, espero que os preços máximos caiam. TÊM de cair. O problema é saber quanto tempo é que o mercado vai aguentar o estoque até pedir penico. Creio que deve demorar uns 2 anos ainda com unidades em construção encalhadas... O preço de imóveis usados sofreu o mesmo processo, porque o teto financiado também caiu.

Em tempo, meu interesse de momento é teórico. Gosto de seguir os mercados de várias frentes, como imóveis, autos, equipamentos... Diversão pura, que pode de repente se transformar em aplicada!
<:o)

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Como hoje é dia de confissões, já vou avisando que se você está jogando verde para colher maduro, no tocante ao tempo de duração da crise imobiliária, vou logo avisando que sou mercenário e só pingando algum na minha mão é que darei dicas a respeito. Tenho informações privilegiadas para vender aos incautos. Tá interessado?^

Riva,
Altamente sugestivo o nome adotado por seu amigo no cantinho gastronômico da casa.
Aguardo as sugestões para o nosso barzinho virtual.Que tal "mesmo o de bêbado tem dono"?

Ana Maria disse...

Alguém pediu LULA????

Jorge Carrano disse...

Mas pediram grelhada. Assim pode (rsrsrs).

Riva disse...

Vamos lá pessoal, sugestões para o nome do nosso bar virtual aqui no blog :

Buraco do Blog
Bar do Carraio
Fessora Raquel
Incógnita´s
Bar do Anônimo

Freddy disse...

Pra começar, não deve ser bar.
Nosso blog manager tem grandes afinidades com os britânicos.
Há que ser um Pub.
É devoto de São Jorge e torcedor do Arsenal.

Se quisermos um toque britânico, sugiro "Arsenal Pub".
Podemos também chamá-lo como o fariam donos de bar e armazéns de antigamente: "Pub São Jorge".
<:O)

Jorge Carrano disse...

E tem mais o seguinte Freddy. São Jorge é o padroeiro da Inglaterra.
Vamos aguardar outras sugestões.

Riva disse...

Então, Freddy, que tal ... Pubis Pub

Freddy disse...

Em tempo, o vídeo The Last Laugh é muito bom.