16 de junho de 2015

Invenção, criação ou descoberta

Lembro de uma discussão, há muitos anos, numa mesa do falecido Bier Strand (Praia de Icarai, 219), comendo a indefectível calabresa e bebendo uma coisinha para molhar a palavra.

Éramos seis, três casais, e embora duas das mulheres pouco opinassem, os palpites renderam com  justificativas bem elaboradas.

O tema da conversa era a invenção mais importante para a humanidade. O domínio do fogo parecia ser barbada. Mas não foi.

Claro que alguém mencionou a roda. Certamente lembrando-se  das aulas de história. Certo, poderia ser, a roda realmente teve relevância, mas não houve consenso.

Quem opinou pela TV, atropelando séculos,  foi uma das senhoras presentes, claro, noveleira e fã do Tarcísio Meira. Depois mudou de ideia, por causa das contestações.

O alfinete de fralda teve um voto, com a justificativa que prendia sem machucar o neném. Hoje, com o velcro, o alfinete perderia vez.


Alexander Fleming
A penicilina, que era coisa mais ou menos recente (1941) teve um voto masculino. Foi a salvação para a blenorragia que contraiu na Rua Alice, com uma menina acima de qualquer suspeita.

Seria pior se fosse  aids, coisa que naquele tempo nenhum cientista havia identificado em estudos de laboratório.

Lembro que falei, não lembro se a sério ou de brincadeira, que achava a água encanada a coisa mais maravilhosa criada  pelo homem. Já pensou abrir a torneira e poder ter água jorrando nas mãos para fazer barba? Sim naquele tempo eu fazia a barba diariamente.

O motor a explosão, que possibilitou os automóveis foi argumento de alguém. Outro acrescentou que na linha dos transportes, os aviões foram uma invenção ou criação - ele não estava seguro – mais importante. Mas, antes deles – aviões – as locomotivas abriram fronteiras  e aproximaram povos, disse eu.

A gente viajava nas asas da Panair do Brasil

Um dos amigos, para mostrar cultura,  aproveitou a deixa e colocou a famosa frase de Jefferson: o cavalo já foi um erro.

De novo fiz  piada: a maior criação do homem foi o Bier Strand; um brinde ao proprietário. Argumentei que ali tínhamos chopp gelado, linguicinha e batata frita, uma bela vista do Rio de Janeiro do outro lado da baia todo iluminado, etc.

Acabou o estabelecimento e até a Avenida onde se localizava mudou de nome. 

Hoje matutei ao contrário. Que invenções ou criações do homem foram tolas, bizarras, inapropriadas, deram mais problema do que soluções?  Fiquei entre o clip e a esponja bom-bril.

E você, se estivesse no Bier Strand, indicaria que invenção?

45 comentários:

Freddy disse...

A bola de futebol.
Sem ela, teríamos menos estresse, menos brigas entre amigos, menos infartos. Menos dinheiro seria gasto tolamente tanto na construção de elefantes brancos como no pagamento de salários e direitos de imagem estratosféricos a quem sabe apenas empurrar a dita cuja bola entre 3 postes - dois verticais e um horizontal.

As vantagens de não ter jogo de futebol vão ao ponto de melhorar relações familiares, mais tempo para convívio e conversas no seio das famílias. Não haveria motivo para chacotas humilhantes e sarcasmo que trazem a desavença entre pessoas que, tirante o futebol, seriam cordatas e amenas no trato.

Fechando o caixão, um único exemplo: não havendo a bola, o Brasil não teria investido bilhões de reais para realizar um torneio que rendeu corrupção e ganhos indevidos a grupos e pessoas privilegiadas, além de trazer uma frustração do tamanho do planeta a toda uma nação.
Sem a bola, todo aquele dinheiro poderia ter sido investido em educação e saúde, obras de saneamento e infra-estrutura.
E o povo brasileiro não amargaria pelo resto da vida o 7 x 1.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Primeira opinião, contrária, invenção inadequada: a bola de futebol.
Duvideo o dó que o Riva concorde (hahahaha).

Paulo Bouhid disse...

Criação do Homem, não "bizarra", talvez nem "não apropriada", mas que com toda certeza trouxe mais problemas que soluções (aliás, nenhuma solução): deus.

Ana Maria disse...

Creio que não se pode eleger de forma tão abrangente.
Assim como "as maravilhas do mundo", as invenções e descobertas devem ser classificadas por épocas. Teríamos as 3 invenções da pré-história, do mundo antigo, moderno, contemporâneo e até projeções ficcionais de criações no futuro.
Isto porque o conhecimento é cumulativo e as primeiras invenções propiciaram o surgimento das seguintes.

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Prepare-se para levar pauldas e ouvir desaforos. Talvez perder amizades.
Mas você tem minha solidariedade.
Aliás que publiquei, há cinco anos, o post a abaixo. Você não passeava por aqui.
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2010/02/deus-uma-grande-invencao.html

Paulo Bouhid disse...

Sem problema, Jorge, estou externando minha opinião baseada em minhas convicções, muito bem fundamentadas. Faço parte de uma minoria? Com certeza. Mas isso não me incomoda.

Anônimo disse...

Maior invenção : internet
Pior criação: Funk

Jorge Carrano disse...

Bons votos, Anônimo.

Freddy disse...

Concordo com Ana Maria.

Quando se pergunta qual o melhor jogador de futebol de todos os tempos, há quem vote em Ronaldo, Messi, Cristiano Ronaldo. Como assim, se não viu Leônidas da Silva, Di Steffano, Friedenreich, Garrincha, Pelé?

Eu escrevi sobre a bola de futebol num impulso, justo por não ter referência. Estamos hipoteticamente numa mesa do BierStrand comendo calabresa e tomando chopp. Mas se paramos para dissertar sobre inventos ou criações realmente impactantes - negativa ou positivamente, a conversa vai longe!

Jorge Carrano disse...

O pub só fecha com a saída do último cliente. Ao contrário do que ocorre naquele atrasada cidade de Londres. Portanto se a conversa render e for longe, não haverá problema, Freddy.

Riva disse...

Se eu estivesse numa mesa do Bier Strand, ou seja, lá na década de 60, e com uns 16 anos de imaturidade, eu diria que a pior criação da humanidade era a língua portuguesa, cheia de regras e tempos malucos, nunca usadas, dificílima para qualquer nativo. Eu não conseguia tirar mais de 6 em nenhuma prova .... odiava aquilo !

Hoje, sexagenário, na mesa do Berê, não .... a pior criação foi a nossa própria criação ... o homem. O planeta seria imensamente mais feliz e 100% sustentável sem a nossa presença, deixando tudo isso aqui para as plantas, insetos, aves, peixes, quadrúpedes, etc.

Posso mais à frente elencar os absurdos criados pelo bicho homem .... (incluindo deus, que já falaram aqui).

Jorge Carrano disse...

Uma das grandes frases do Millôr foi a que decretou, numa charge, na qual dialogavam Deus e Pedro:: o ser humano não deu certo.

Freddy disse...

Riva fala do português porque não teve de aprender alemão...

Eu diria que a roda foi uma grande invenção, mas há controvérsias. O império Inca, uma das mais avançadas civilizações americanas lá pelos idos do século XVI, não usava a roda...

Pode imaginar o seu mundo sem a eletricidade? Sem os motores a combustão?
Dou um passo atrás: sem o livro impresso, que possibilitou a difusão do conhecimento?

Queira ou não, as sociedades até funcionavam sem isso e as caravelas chegaram ao Novo Mundo dependendo apenas das estrelas para guiá-los e dos ventos para impulsioná-los. Mais da metade morria doente no caminho, mas elas chegavam!

Freddy disse...

Alguém já parou para analisar o impacto da democracia?
É um sistema bacana, mas só se o povo for, em sua maioria, equalizado em termos de cultura e conhecimento. Tipo EUA, para dar um bom exemplo.
No entanto, em sociedades onde a maioria é manipulável, de baixo nível cultural e sem conhecimento para escolher seus representantes, pode ser um sistema que vai afundar o país!
=8-/

Jorge Carrano disse...

Essa tal de democracia é invenção dos gregos e remonta há alguns poucos séculos antes de Cristo. É, portanto, criação bem antiga.

Freddy disse...

Os gregos vão mal lá na Comunidade Europeia...
Parece que de artes eles entendiam, mas de governo e finanças eles sabem nada!

Jorge Carrano disse...

Eles são bons em quebra de pratos também, Freddy.
Por falar nisso, o prato foi uma grande invenção? Foi, eu acho, porque propiciou a invenção da sopa. Já pensou tomar sopa com as mãos. Com as mãos só como sanduíche.

Anônimo disse...

Esse blog é divertido e cultural (hehehehe).

Jorge Carrano disse...

E grátis, né Anônimo?

Riva disse...

Hmmm. garçon, manda aí uma .....Ops, sorry ..... só uma geladinha por enquanto.

Malditos elevadores : não fossem inventados, só teríamos casas e prédios de no máximo 3 pavimentos. As cidades seriam muito mais humanizadas, espalhadas horizontalmente, sem as loucuras de morar em condomínios verticais.

Dinheiro/moeda : era muito mais harmonioso trocar o que vc precisa pelo que o outro precisa.

Finger em aeroporto : uma merda, pois só entramos e saímos pela porta da frente, além de nos privarem daquele passeio na pista admirando os aviões.

Indulto de Natal, Dia das Mães, etc ..... : precisa comentar ?

Armas de qualquer espécie : todas as fábricas de qqer tipo de arma deveriam ser fechadas e destruídas. Quem quiser brigar que saia na mão ! Pacto mundial pela destruição das armas.

Torcida Daquele Time do Mal : precisa comentar ?



Paulo Bouhid disse...

Por trás das grandes invenções, a maior delas: a Matemática!!

Freddy disse...

Uma boa invenção foi o conjunto garfo/faca/colher.
Contudo, o pessoal vai a restaurante japonês e se jacta de conseguir usar os medievais pauzinhos oriundos de uma época em que não existia o citado conjunto.
Eu faço questão de ser moderno. Quando entro em restaurante japonês, exijo garfo e faca e corto aquelas geringonças todas, para horror dos comensais!
<:o)

Jorge Carrano disse...

Bingo! Riva matou o ponto: pior invenção/criação do homem: o Flamengo.
Ah! Seguido perto pelo PT.

Ana Maria disse...

Estou confusa. O tema é sobre as invenções mais importantes ou as mais desastrosas?
Sou pessoa positiva e portanto sempre me reporto ao que há de bom e necessário, ainda que não o seja para alguns.
Além do mais, os inventos ou descobertas (já existiam no universo à espera de serem encontrados)são sempre válidos, e sua carga negativa vem do mau uso que o próprio homem faz dele.
Dizem que Santos Dumont cometeu o suicídio por não suportar a ideia de ver os aviões que havia criado serem usados para causar a morte e a destruição.
Creio,Paulo que o mesmo acontece com o Teísmo.

Riva disse...

Eu, enquanto ser humano, só posso dizer que a maior invenção até hoje foi a MULHER.

Não sei qual é a verdadeira estória da invenção - aquele lance de costela, Adão, etc - mas que foi sensacional foi, porque não sei como ia ser sem elas !!!!

Já pensaram sobre isso ?

Jorge Carrano disse...

Não havia pensado nisso, Riva. Mas o que me ocorre neste momento é que nós teríamos muitos calos nas mãos.
Bem, pensando melhor não. O universo seria povoado apenas pelo Adão. Por sua vez, Adão sem a maçã iria morrer de tédio.

Ana Maria disse...

Vcs homens não têm a menor imaginação. Nem os fãs da ficção científica conseguem pensar num mundo diferente? Novos modos de se relacionar,que achariam prazeroso,inclusive por falta de outra referência.
A maioria dos que participam nos comentários, já viveu sem uma gama de coisas que hoje considera indispensáveis.

Riva Criativo disse...

Sem a criação da MULHER, como seria a reprodução humana ????????

Seríamos todos Peidos Ambulantes ?????

Freddy disse...

Um pitaco sobre o comentário de Riva: se a mulher não fosse inventada, não haveria humanidade. Um mundo só de mulheres e um homem sobrevive. O contrário, não dura uma geração...

Freddy disse...

Um invenção que pode acabar com a sociedade conforme a conhecemos: redes sociais - subproduto da Internet, celulares e microprocessadores, os maiores inventos do final do século XX.
Através das redes sociais estamos conhecendo um mundo onde tudo que você faz se torna público. Praticamente nenhuma ação mais acontece sem milhares de olhos sobre ela. É uma experiência totalmente nova.
E vai nos destruir, pois todo ser humano necessita de um canto pra se esconder e colocar as ideias em ordem, senão enlouquece.

Freddy disse...

Parêntese futebolístico global...
Repórter da SporTV (sistema Globo) aborda casal URUGUAIO com filhinho no colo, que venceu distância e dificuldades logísticas para ver a seleção de seu país jogar.
O repórter pergunta:
- O que representará para esse guri ter visto Messi jogando?
Fecha o pano...

Riva disse...

Aproveitando a mesa da Berê, vcs sabem que estamos comemorando aniversário do Maracanã ?

No Twitter a onda é cada um dizer qual foi sua maior emoção dentro do Maraca .... não sei se dá IBOPE aqui na mesa do bar, mas eu posso dar o pontapé inicial, dizendo que minha maior emoção no Maraca não foi com o meu Fluminense ... foi ouvir o hino nacional cantado por mais de 183.000 pessoas, antes do pontapé inicial de Brasil e Paraguai em 69, eliminatórias da Copa de 70.

Foi de arrepiar os pelos mais ocultos do corpo !

Jorge Carrano disse...

Carlos Frederico: assisti, também a entrevista citada por você. Depois o repórter se deu conta e tentou corrigir, mas o improviso ficou pior. A cara e a resposta do uruguaio disseram tudo.

Riva: eu estava no Maracanã, e a coisa que mais me emocionou foi ter arranjado, graças solidariedade dos torcedores (ainda havia isso) um lugarzinho para sentar, meio de lado, mas de qualquer forma sentado. Eu parecia um contorcionista.

Jorge Carrano disse...

Paulo,
Matemática é uma ótima opinião. Sai do popular e resvala no filosófico.

Riva 69 disse...

Carrano, foi um dia inesquecível para mim.

Chegamos no Maracanã à 9h da manhã, ingressos de arquibancada comprados antecipadamente na Samaritana na mão, eu e meu amigo Otavio Bonvini Lopes, cada um com um saquinho plástico com um sanduíche, kit sobrevivência.

Só conseguimos entrar nas arquibancadas às 12h, e ..... não tinha mais onde sentar !! Nunca esquecerei a cena : Tavinho (Otavio) era pequenino, e foi levado para as arquibancadas sem colocar os pés no chão ..... simplesmente o levaram de roldão.

Sanduíches ? Já eram .... uma massa disforme .....

Rodando o anel lá por cima, conseguimos sentar no último degrau das arquibancadas, atrás de um dos gols. Não deu 15 minutos, saiu uma briga impressionante, e quando vimos estávamos fora da arquibancada, no anel externo.

Saímos do estádio e entramos na fila para comprar ingresso na GERAL. Conseguimos, e entramos.

Tavinho não conseguia ver o jogo, devido à sua estatura. Transmiti o jogo para ele durante os 90 minutos !!!! Inacreditável !!

Quando Pelé fez o gol (o jogo foi apenas 1x0, depois de várias goleadas), o estádio explodiu ! Foi talvez a 2ª maior sensação que senti no Maraca .....

Riva 69 disse...

Esqueci de atestar o que Carrano comentou : as pessoas sentavam nos degraus da arquibancada do Maraca, e ainda sentava, atravessado de lado, uma pessoa entre os degraus. Impressionante !!

Como terá sido em 1950 ?

Freddy disse...

Imagino que 200.000 pessoas caladas deve ter sido mais arrepiante...

Jorge Carrano disse...

Você está falando de outro jogo, provavelmente a partida final da Copa de 1950. Este jogo fatídico era o nosso maior vexame, até os 7X1 de 2014, no mesmo palco.
As pessoas não estavam caladas. Muitas choravam copiosamente ou soluçavam. Alguns poucos comentavam o absurdo de bastar o empate (o regulamento era diferente), sair na frente com um gol, e deixar om adversário virar o jogo. Nas nossas barbas.
O goleiro Barbosa, o lateral Bigode e o técnico Flávio Costa eram as vítimas prefernciais dos protestos.

Freddy disse...

É claro que eu estava falando da final de 50, seguindo o ritmo de Riva.
O relato jornalístico é Maracanazzo: um silêncio impressionante.
Como eu não estava lá, aliás nem havia nascido, guio-me pelos relatos.

Os 7x1 resgataram a alma de todos que participaram da final de 50, que haviam lutado em campo e vencidos por uma seleção com garra de finalista. Portanto, no meu modo de ver, a partir de agora a história deverá registrar apenas um vexame: os 7x1.

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
Ou foi a feijoada da véspera, ou você bateu a cabeça na grade do berço, ou aquele cigarro não era o Continental. Senão como justificar a confusão estabelecida em sua cabeça. O que Riva suscitou foi um jogo ocorrido em 1969 e não em 1950.
Veja as palavras textuais do próprio:

"No Twitter a onda é cada um dizer qual foi sua maior emoção dentro do Maraca .... não sei se dá IBOPE aqui na mesa do bar, mas eu posso dar o pontapé inicial, dizendo que minha maior emoção no Maraca não foi com o meu Fluminense ... foi ouvir o hino nacional cantado por mais de 183.000 pessoas, antes do pontapé inicial de Brasil e Paraguai em 69, eliminatórias da Copa de 70".

Anônimo disse...

He he he he

Freddy disse...

Riva escreveu em 17/06/15 20:55
....
"Esqueci de atestar o que Carrano comentou : as pessoas sentavam nos degraus da arquibancada do Maraca, e ainda sentava, atravessado de lado, uma pessoa entre os degraus. Impressionante !!

Como terá sido em 1950 ?"
....
Como não me cabia descrever como elas se sentavam (não era nem nascido), comentei sobre o Maracanazzo - em contrapartida ao frisson do hino em 1969.
Portanto eis o link entre 1969 e 1950.
Elementar, meu caro Watson.
<:O)

Jorge Carrano disse...

Para Dilma, a maior invenção do homem foi a bola. Bola que quica!
Vejam e ouçam:


https://www.youtube.com/watch?v=lEUiE0ymxmI

Paulo Bouhid disse...

Jorge, leia o primeiro comentário. Freddy já havia se antecipado!!!!

Jorge Carrano disse...

Verdade, Paulo, fico curioso agora por saber se o Freddy ficará contente pelo fato de estar bem acompanhado em sua opinião.