10 de junho de 2015

Doutor Rúbis

Rubens
Os mais jovens não fazem a menor ideia de quem estarei falando. Os mais idosos, se torcedores do Flamengo ou do Vasco, certamente se lembrarão do meia habilidoso, exímio cobrador de faltas, que estava no elenco da seleção brasileira na Copa de 1954.

Chamava-se (é falecido) Rubens Josué da Costa e apareceu no cenário  futebolístico atuando num timaço da Portuguesa, a paulista, que contava com Djalma Santos (campeão mundial em 1958), Julinho (seleção nacional e fez sucesso também na Europa), Pinga (jogou na seleção e foi campeão pelo Vasco), e outros bons jogadores.

Quem diria que este clube hoje decadente – Portuguesa de Desportos -  já teve ótimos times. Assim como o América, aqui no Rio.

Mas voltando ao Rubens, ele foi tricampeão pelo Flamengo e já quase ao final da carreira transferiu-se para o Vasco onde atuou durante um ano.

Provavelmente o Zico inspirou-se nele para cobrar faltas, em curva, sobre a barreira. O Rubens foi um mestre nesta arte.

Andrade
Anos mais tarde, outro jogador do Flamengo, também campeão, foi jogar no Vasco quase ao final da vitoriosa carreira. Falo do Andrade um volante (chamávamos half-back ou center-half, dependendo da função em campo) muito aplicado e de bom toque de bola.  Também jogou pouco tempo no Vasco, e já não era o mesmo.

Essas recordações têm uma razão de ser. Ontem o Vasco rescindiu o contrato com o jogador Marcinho, contratado no início da temporada como grande reforço. Não jogou nada e já vai tarde.

Marcinho
Admira-me o Eurico contratar um cara que jogou no Flamengo. Assim como contratou, lá no outro mandato, o ex-jogador Beto, que também tem pele rubro-negra. Também nada produziu no Vasco.

Beto
Estes caras não acrescentam coisa alguma, antes pelo contrário.

Temo que com os resultados ruins o Doriva seja demitido e em seu lugar seja contratado o Petkovic, que já proclamou aos quatro ventos que é torcedor do time dos urubus. E sobre o qual temos a triste lembrança daquele gol resultante de cobrança de falta, no final da partida, que nos tirou o título de campeões já quase comemorado nas arquibancadas.

Petkovic
Não é fundamental, mas ajuda muito quando o jogador é torcedor do clube que vai defender. 

Como tive oportunidade de escrever no post (http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/02/sabara.html), houve tempos românticos quando os jogadores se identificavam com os clubes e ficavam indissoluvelmente ligados aos corações dos torcedores.


Nota do editor: o blog já não é mais o mesmo. Já publica até fotos de jogadores com aquela camisa do time do bonde sem freio. Estamos fazendo concessões, mas morrerá esperando quem acredita que ainda toleraremos o PT.

36 comentários:

Jorge Carrano disse...

E o tal do Dagoberto, hein?! Bananeira que já deu cacho. Sua contratação foi um erro muito grande.

Ana Maria disse...

Os mais jovens do que quem? Eu, que sou apenas cinco anos mais nova que você, conheço apenas uns três dos jogadores citados.

Freddy disse...

Profissionalismo ajuda. Mais que ser torcedor, creio.
Contudo, temos que o elenco do Vasco é sofrível. Para fazer uma turma dessas jogar razoavelmente bem, é preciso um técnico que imponha grande disciplina, com treinos pesados focando em fundamentos pra começar. Passe correto, posicionamento de defesa, chutar em gol sem medo mas tendo treinado 1428 vezes antes, nos treinos.

Se eles aprenderem o mínimo, podemos sair da zona de rebaixamento. Se jogarem um pouquinho melhor, quem sabe uma vaga na Sul-Americana. Em 2015, nada mais que isso e já estará bom demais.

Quando abordo profissionalismo, não me refiro apenas ao técnico. Um imbecil como o Bernardo, que se acha o rei da cocada e fica incitando briga pelas redes sociais, tem de ser desligado - não bastasse ser reincidente. Um outro imbecil, o Gilberto, que discute com o juiz e continua discutindo pra ser expulso e poder ficar descansando na próxima partida, tem de ser imediatamente enquadrado. Multa sobre o salário, que é onde dói, e regras rígidas. Se reincidir, rua!

Doriva definitivamente não é o técnico que vai impor esse tipo de comportamento aos jogadores... O negócio dele é 0 x 0, 1 x 0, 0 x muito...

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Foram citados apenas três...

Freddy disse...

Futebol feminino: Brasil 2 x 0 Coreia do Sul
Pouco, muito pouco...
Formiga (a melhor do jogo) numa bobeira incrível da defesa coreana e Martha de penalty numa jogada sem perigo de gol. Mais nada.

Temo por mais 7 x 1, pois a Alemanha vem aí cuspindo fogo: já enfiou 10 na Costa do Marfim e é a atual nº 1 do ranking.
=8-)

Riva disse...

Comentando cartesianamente, sobre vários posts .... :

1
Ana Maria, qualquer deslize com nosso atento Blog Manager é fatal ... rsrsrs. Ele contou os personagens ! kkkkkkk

2
Freddy, hoje no Tá na Área do SporTV, criticaram abertamente O GLOBO, LANCE e outras mídias por não dar nenhuma atenção ao campeonato mundial de futebol feminino.
Falaram até de machismo mesmo.
Não é um defeito nosso, aqui no blog. É geral. É a realidade.

3
Carrano, comecei a acompanhar futebol mesmo em 1960, apesar de iniciar minha torcida por um time no ano anterior. Nunca ouvi falar do Rubens.
Quanto a jogadores desenvolvidos por um clube atuarem em outro rival, essa impossibilidade caiu há décadas.
Não lembro exatamente quando, mas lembro do Bebeto, Andrade, Doval e muitos outros. Não existe mais o tal amor pela camisa. Respeito acho que existe, mas os caras precisam da grana, como qualquer um de nós.
O Anderson, criado no Gremio, saiu do Brasil por muitos anos, e agora atua no Internacional.
No estádio Beira-Rio existe área nas arquibancadas para as duas torcidas se misturarem - Gremio e Inter.
Enfim, não há mais espaço para esse quesito nas contratações de jogadores e comissão técnica.

4
Sobre o elenco do Vasco, insisto, é muito ruim mesmo, mas o do Flu, por exemplo, não fica longe. Só tem nome e salário.
Não sei se vocês sabem, mas o elenco do FLU treina de 1h30min a 2h por dia !!! No fim das tardes !!!!!! Podem acreditar !!
Quem pode apostar num bando - diretoria, comissão técnica e jogadores - que têm essa carga horária de trabalho ?

Nos grandes times da Europa, com Centro de Treinamento, os caras chegam às 9h da manhã e só saem às 17h de lá.
Tem palestras, video de jogos, treino técnico, treino tático, atividades físicas diversas, café da manhã e almoço em grupo.

O 7x1 está nisso tudo, e com certeza essa distância tende a aumentar. Um massacre de GESTÃO.

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Contra minha vontade indico abaixo um link para você conhecer o Rubens. O gol que ele fez na cobrança de uma falta assemelha-se ao que o Petkovic fez contra o Vasco e a muitos feitos pelo Zico, como mencionei.
E tem o trecho do samba:" o mais querido tem Rubens, Dequinha e Pavão, eu já rezei... etc.... Este é o Dr. Rúbis. Assista, vale e pena.

https://www.youtube.com/watch?v=Wq2BvvYOKg4

Ana Maria disse...

Será Riva? Apenas no segundo parágrafo foram citados Rubens, Djalma Santos, Julinho e Pinga. Nos subsequentes ainda falou em Marcinho e Beto, dos quais nunca ouvi falar e Zico, Andrade e Doriva.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Eu e Riva estávamos nos referindo a ex-jogadores do Flamengo que jogaram no Vasco: Rubens, Andrade e Beto. Portanto 3. Você contou o Marcinho, mas ele jogou no Vasco? (rsrsrs).

Riva disse...

Hmmmm vamos para o bar virtual SEM NOME, pedir uma, e debater a questão, Ana Maria rs

Freddy disse...

Eu não sabia do horário de treinamento dos jogadores.
Acho que é um pouco maior, se me permite discordar sem ter provas. Admito que talvez não se aproxime do 9 às 17, que seria o normal.

Contudo, com 2 ou 8 horas disponíveis, apenas jogadores mais diferenciados se empenham nos treinos. Os top de linha ainda fazem hora extra: tipo ficar cobrando faltas e mais faltas, meses e anos a fio, como fazia Zico. Ou se prestando a ser sparring de batedores de penalty fora do horário normal dos treinos, como alguns goleiros fazem. Mas são poucos.

Riva disse...

Freddy, no FLU os treinos são no fim da tarde .... SOMENTE !
15:30 às 17 ou 17:30

Vc está surpreso ? É pra ficar mesmo ! Olha os salários dos caras ....

Centenas de testemunhas no Twitter que ficam nas arquibancadas das Laranjeiras .... caos ! E isso não é agora não, tem sido assim há muito tempo.

Riva disse...

Existem programas na TV que mostram como funciona o CT do Barcelona, do Liverpool e um outro que não lembro.

Vcs sabiam que tem dia que o Mourinho não vai no CT ? Ele tem o planejamento da semana, de conhecimento de todos através dos monitores do CT, e seu auxiiar toca os treinamentos em determinados dias ... exemplo :

- física na piscina das 10 às 11h
- video tal das 11 às 12:30
- almoço e descanso
- treinos técnicos das 14:30 às 16 : escanteios, faltas, laterais, cruzamentos
= ataque contra defesa das 16 às 17

Jorge Carrano disse...

Riva,
E aí, o que achou do Rubens?
O Vasco teve um meia muito parecido (estilo de jogo), chamado Walter (Walter Marciano de Queiros, se não me engano).Foi vendido para a Espanha onde morreu já aposentado.
Atuou num ataque fenomenal: Sabará, Walter, Vavá, Pinga e Parodi. Este Parodi era paraguaio e chutava muito forte.

Riva disse...

Carrano, vi o filmete que vc enviou, e achei a barreira além de baixa, muito mal posicionada ! rsrs Preciso ver mais.

Não me impressionou, como o Zico, inigualável para mim.

Freddy, atividades do FLU hoje iniciam em 5 minutos, às 15h !!!!! Confirmei no Twitter.

Jorge Carrano disse...

Eram outros tempo, Riva. As estaturas eram mais baixas mesmo. Lembra de Quaresma e Borboleta, da seleção de volei?

Boa notícia para os tricolores que gostam do pó. Foi liberado, vejam:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2015/06/justica-mantem-liberacao-do-po-de-arroz-nos-jogos-do-fluminense.html

Riva disse...

Vc não imagina a movimentação no TWITTER da torcida há vários dias, no lobby pela manutenção da tradição, do pó de arroz. E conseguiram.

Agora, a torcida Daquele Time do Mal também pede que tradições da sua torcida sejam liberadas pela justiça: assaltos, latrocínios, estupros, roubos e furtos, ataques com faca, etc.

Será que conseguem ?

(pano rápido)

Ana Maria disse...

Nome para o bar? Pub? Que tal "Tapas e beijos", ou "Alhos e bugalhos", ou ainda "Gatinhos e pitulls"? kkkkk

Riva disse...

Outra sugestão, em homenagem ao manager : Ad-Hoc Pub

Obs : estou vendo Alemanha x EUA. Quanto mais eu vejo esse time da Alemanha jogar, mais inexplicável para mim é o 7x1 .... Obrigado, Felipão .....

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Acho que precisamos de nomes inéditos, sugestivos, curiosos, apropriados. Tapas e beijos e Alhos e bugalhos, são marcas registradas.
Além do que o blog está mais para tapas e pontapés do que para beijos.(rsrsrs).
Como se trata de um pub virtual, deveria ser alguma coisa relacionada "a sem aroma e sem sabor".

Jorge Carrano disse...

Riva,
Sua sugestão me remete ao time de futebol de salão, integrado por juízes, promotores e defensores públicos, no qual atuava meu amigo Carlos Lopes (já deu pinta no blog). Chamava-se "data venia".

Riva disse...

Uma ótima sugestão, amigo !! Gostei mesmo.

Freddy disse...

Na linha do "data venia", poderíamos tentar "quosque tandem".
Sim, porque não raro nosso estimado blog manager pensa em pendurar chuteiras, só mantendo o GE no ar por repetidas e veementes súplicas.
Até quando?

Aproveitando o ensejo, minha ignorância em latim não permite que eu consiga saber se a frase famosa é:
- Quosque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?
- Quousque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?
- Quo usque tandem, Catilina, abutere patientia nostra?

Aceito aulas gratuitas.
<:o)

Jorge Carrano disse...

O nome está decidido. Escreverei post a respeito.

Jorge Carrano disse...

Grátis aqui? Você está querendo muito. Entra no blog, se diverte, se instrui, dá palpite e ainda quer consulta grátis? É muita folga, não é não?
Bem, vou dar uma pista. As catilinárias são um conjunto de discursos proferidos pelo grande Cicero. Se você for a Wikipedia encontrará:

Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?
Quam diu etiam furor iste tuus eludet?
Quem ad finem sese effrenata iactabit audacia?
Nihilne te nocturnum praesidium Palatii,
nihil urbis vigiliae,
nihil timor populi,
nihil concursus bonorum omnium,
nihil hic munitissimus habendi senatus locus,
nihil horum ora vultusque moverunt?

A tradução está lá.
A forma quousque também é aceita e desde meu tempo de faculdade convivo com esta dúvida, também.

No passado eu grafava play-ground. Agora escrevo playground. Não faz muito tempo escrevia-se re-ratificar. Agora o correto é rerratificar.

Não tem nada a ver com o latinismo, mas como não sei desde quando passou-se a admitir o quousque, fico tergiversando.

Riva disse...

uau !!!!!!!!!!!! habemus bar !!! ou pub !!!!!!!!!!!!!!!!!

Acho que vai ser Data Venia !!!!

Aguardemus, digo, aguardemos !!

Jorge Carrano disse...

O STF, por maioria, por enquanto, resolveu liberar biografias, autorizadas ou não.
http://g1.globo.com/politica/ao-vivo/2015/cobertura-ao-vivo.html

Bom assunto para conversa de bar ou pub.

Jorge Carrano disse...

Celso de Melo, em seu voto:
"A liberdade de expressão não protege apenas as ideias da maioria, mas também ideias que possam ser repelidas por todos ou pela maioria dos cidadãos".

Freddy disse...

Não segui o processo de liberação de biografias, mas tenho uma questão a respeito: se a pessoa que escreveu uma biografia publica inverdades, mesmo sendo processada e eventualmente tendo de se retratar, já divulgou as maledicências ao vento. Coo fica isso?

Freddy disse...

Dada a explicação, terei de alterar minha sugestão para "Quousque Tandem Pub".

Em tempo, pois palavras podem ser interpretadas erroneamente se o contexto não estiver bem assentado, minha sugestão nada tem a ver com a famosa expressão citada. "Quousque tandem abutere, Catilina, patientia nostra" já foi título de tudo quanto é texto recriminando políticos e atitudes desde os tempos do Império Romano.

Minha sugestão se prende ao quousque tandem = até quando.
A razão da sugestão foi por mim explicada mas pode perder a força perto do contexto pejorativo já conhecido. Nada a ver, certo?

No máximo, pode ser o sentimento de nosso blog manager ao receber críticas inoportunas, vindas ou não de anônimos, ou tendo de desapartar divergências entre participantes. Ele sim, deve pensar com seus botões: até quando conseguirá nos aturar?
<:o)

Riva disse...

Realmente boa matéria para debate na mesa do nosso bar virtual. Eu pessoalmente penso assim : alguém resolveu fazer a minha biografia, e publicou.

Começo o debate por esse ponto ... #simplesassim

Jorge Carrano disse...

A decisão resultou unânime, no STF.
E aí, Riva? Sua biografia espelha realidade? Nunquinha!!!

Ana Maria disse...

Eu, pessoalmente, detesto biografia. Já manifestei minha opinião a esse respeito. Não há a menor possibilidade de veracidade ao se relatar sobre um ser humano. Simplesmente porque haverá, necessariamente um conceito de valor a ser manipulado.
Quando a proposta é apenas ficção, baseada em fatos reais, eu ainda aceito. Fora isso, para mim, serão sempre tendenciosas.
A propósito do Catilina,diz-se que sua reputação ruim se deve a opinião de um grupo partidário, no qual se destacava o Cícero. Afinal,o poder dominante reescreve a história.
Afinal qual o nome do buteco?

Riva disse...

Adoro biografias.

As mais mais mais que li até hoje foram :

- Albert Speer (autobiografia), notável !
- Chaplin (autobiografia), notável
- Gabriel Garcia Marques - Viver para contar (autobiografia), notável
- Tim Maia, escrita pelo Nelson Motta .... sensacional !
- Andre Agassi (autobiografia), muito boa mesmo

Na fila : Pete Townshend (guitarrista do The Who) e Keith Richards (guitarrista do Rolling Stones), ambas autobiografias.

Quanto à sua pergunta, Carrano, se minha biografia espelha a realidade, vai depender de quem a escrever.
Mas acho difícil alguém conseguir juntar e costurar os retalhos da minha colcha rsrsrsrs.

E Freddy tocou no ponto nevrálgico da questão : publicadas inverdades a seu respeito, quem consegue corrigir depois ???? NINGUÉM !!

Já dizia Jânio Quadros : " Enlameai, enlameai, porque por mais que o cara se limpe, sempre fica um respingo de lama na barra da calça."

Jorge Carrano disse...

Livro: "Um Expresso Chamado Vitória"

Ver em:
http://www.literaturanaarquibancada.com/2012/03/um-expresso-chamado-vitoria.html

Jorge Carrano disse...


Marrony, de partida para o Atlético Mineiro, despedindo-se da torcida vascaína nas redes sociais:


"Fala, meu Vascao. Passo aqui para agradecer por tudo. Pelo trabalho, amizade, carinho, conhecimento, respeito, etc... Aqui eu vivi, chorei, fui feliz. Aprendi história, criei maturidade para encarar os problemas que a vida me trouxe. Formei caráter. Virei adulto. Mas nunca deixarei de ser uma eterna criança. É aquilo: enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal. Em meu coração. Obrigado, Gigante! Uma honra ser um cria de São Januário #prasempreemmeucoracao - publicou Marrony."

Citando Ciro Aranha, ex-presidente.