24 de setembro de 2013

NAIRÓBI




Por
RIVA







O recente e ainda inacabado ataque terrorista a um shopping center em Nairóbi escancara as portas da insegurança em todos os países. Todos, sem restrição, passam a ser (ou serem ?) alvos atingíveis, com certa facilidade.


Nairóbi, capital do Quênia

O  11 de setembro de 2001 chocou o mundo, e muito mais os americanos, que viram um ataque ser orquestrado e realizado dentro das suas fronteiras, por estrangeiros, que tiveram fácil acesso no território americano  a treinamentos em escola de aviação civil. E utilizando armas americanas – aviões da Boeing transformados em mísseis, carregados com combustível e seres humanos !

Já gastaram bilhões de dólares desde então, com equipamentos, equipes, treinamentos, novos procedimentos de segurança, impactando principalmente a qualidade do embarque  nos aeroportos do país. Quem lá vai, percebe o que estou relatando. Não é nada confortável embarcar em um avião nos EUA.


Shopping
E agora ... Nairóbi, com características assustadoras. Entre os atacantes do shopping, existem 3 americanos, 1 canadense, 1 finlandês, e 1 morador de Londres. Ou seja, os grupos rebeldes conseguem cooptar para suas linhas pessoas de várias nacionalidades, treinadas e alinhadas com a sua causa. Isso faz com que os especialistas em segurança tenham agora a certeza de que um ataque pode ser realizado em qualquer cidade do planeta Terra, sem as naturais dificuldades de entrada no território inimigo .... já estão lá dentro !

Impressionante o assunto ... em minha recente viagem a Las Vegas, numa das minhas inúmeras conversas com pessoas nas lojas e locais que frequento, conversei longamente com uma motorista de táxi, americana de San Diego, e estabelecida há 10 anos em Las Vegas.

Uma das coisas que me impressionou na conversa foi ela ter dito que, não somente Las Vegas, mas qualquer cidade americana é um alvo fácil para os terroristas. 

Disse que a segurança que percebemos nos aeroportos, nos hotéis, enfim, é tudo ilusório e frágil, que qualquer um que quiser fazer uma “besteira” de qualquer proporção, terá sucesso. 

Não tem como assegurar a segurança de lugar nenhum, afirmava ela, principalmente sobre Las Vegas, que recebe mais de 40 milhões de pessoas por ano ... uma loucura a circulação diária de pessoas na cidade. Um formigueiro mesmo.

Lá nos EUA a coisa ainda é facilitada pela incrível legalização na compra de armas :
- Por favor, quero 3 escopetas e um AR15. Munição também. Me vê 200 caixas de bala para cada uma delas.
- Pois não, senhor. Visa ou Mastercard ? Quer parcelar ?

Esse lamentável episódio em Nairóbi, a confirmar todas essas informações, é realmente preocupante e assustador. E nós, às vésperas de uma Copa do Mundo, com o caos da violência  urbana batendo em nossas portas todos os dias .....


Imagens:Google

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Nos USA você tem que se identificar. No Paraguaia nem isso, você fica no anonimato e eles entregam do lado de cá da fronteira, sem custo adicional.

Enquanto isso em Brasília está proibida a venda de revolver de brinquedo. Você teve daqueles com espoleta?

Riva disse...

Até hoje sinto o cheiro daquela espoleta, que vinha em rolinhos! rsrsrs

Jorge Carrano disse...

E nem por isso você se transformou num assassino. Pelo menos nunca foi apanhado em flagrante (rs).

Freddy disse...

Tivemos também espingardas de ar comprimido. Flertamos com envenenamento por chumbo, pois que era hábito colocar algumas balas na boca para agilizar o carregamento das espingardas!
=8-)
Freddy

Ricardo disse...

Existe uma certa vulnerabuilidade quanto a possibilidade de acontecer algo como foi o caso de Boston, mas dificilmente algo de larga escala, cito como exemplo o carro bomba descoberto a tempo em Times Square,Ny em 2011. A seguranca nos aeroportos causa inumeros transtornos mas e' vista em geral como necessaria uma vez reduz e muito o risco de alguem embarcar com arams e/ou explosivos e usar novamente um aviao de passageiros como arma. Quanto ao direito de comprar armas, e' na verdade constitucional. Preza a famosa Segunda Emenda que o cidadao tem o direito de usar armas para defender a si mesmo, familia e propriedade contra tiranias e nao somente contra crimes comuns como e' normalmente falado fora do pais. Abracao, Ricrado W Carrano (morador USA desde 1998).

Riva disse...

Na minha visão, se eles estão conseguindo cooptar cidadãos do mundo, treiná-los, engajá-los em suas causas, um ataque pode acontecer em qualquer cidade de qualquer país em qualquer dia de qualquer mês de qualquer ano .....
É impossível manter a guarda em alerta 24h x 7 dias x 365 dias ....custa uma fábula de dinheiro.

O único caminho para uma solução - se é que existe - é um entendimento político, diplomático, um alinhamento de interesses, de ajuda mesmo aos que mais necessitam, etc.

Mas isso para mim é utopia.

Quanto ao fato de na America um cidadão poder comprar armas para se defender, que convivam então com mais e mais tragédias como as que vemos a todo momento na TV ....é lamentável que continuem permitindo isso. E ainda alimentam as mentes doentias com joguinhos de video game bastante instigadores - ver caso recente em SP ...

E assim caminha a humanidade, em linha reta para a autodestruição, pulverizando valores e vidas.

Eu não me acostuma com as mudanças de comportamento social que tenho presenciado e sentido, mas não estarei mais aqui daqui a uns 15 ou 20 anos .... mas e meus filhos e netos e bisnetos ? O que os aguarda ?

Jorge Carrano disse...

Riva,
Como você votou no plebiscito sobre proibição de posse de armas de fogo, ocorrido há pouco tempo no Brasil?
Você entregou ou entregaria a sua às autoridades como foi sugerido?

Riva disse...

Votei pelo desarmamento, o que infelizmente não atingiu os vagabundos .... cada vez mais entram armas no Brasil, armas de guerra, que provocam ferimentos irreparáveis nas pessoas - converse com médicos ... eles dizem nada poder fazer quando chega uma pessoa ferida por bala de fuzil.
É o caos.

Não responderei a segunda pergunta.Benefício da dúvida.rs

Jorge Carrano disse...

OK.

Freddy disse...

Enquanto não for quebrado o link entre o tráfico e os fornecedores, que contam com conivência ($$) de alguns setores elevados das polícias e até do exército, não resolveremos a questão do armamento dos bandidos.

É que nem o próprio tráfico. Enquanto houver consumidores ligados às altas esferas da sociedade, não se poderá acabar com ele. Então você acha que o cara vai mandar prender o próprio fornecedor?

Polêmica atualíssima: impressão em 3D de armas. Em casa...
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

É verdade, Freddy, estas impressoras em 3D acabarão por gerar algumas oportunidades de fraudes, réplicas e genéricos de produtos de marca.

Riva disse...

Não entendo a mídia .... o massacre dos estudantes na Nigéria não ganha proporções, como ganhou o ataque ao shopping em Nairóbi ....

Tentar entender ? Ou está claro ?