3 de setembro de 2013

Generalidades Especializadas - 1000

Por
Carlos Frederico March
(Freddy)



                                  1000, já?


O número 1000 é mágico. Quantos o perseguem? O milésimo gol de Pelé gerou um frisson que mobilizou o país. Os artilheiros Romário e Túlio chegaram a beirar o ridículo na busca da mesma meta.

 
Comemorou-se equivocadamente a virada do milênio no ano 2000 só porque era um número redondo múltiplo de 1000, quando na verdade (e todos sabiam) o milênio mudou foi em 2001, mas quem se importou com isso? 


Eis que o Generalidades Especializadas chega à sua edição número 1000! 

Motivo de júbilo justificado não só de seu criador, nosso estimado amigo Jorge Carrano, mas de todos os que dele participaram, como comentaristas das matérias ou como eventuais colaboradores.

 
Como tudo começou? Em 20 de novembro de 2009, um singelo post intitulado “Atualidades”, sem fotos nem fogos de artifício, inaugurou o blog Generalidades Especializadas. Generalidades significa que  todo tipo de assunto tem acolhida, não é um espaço restrito a um tema, como por exemplo política, fotografia, costumes, gastronomia...


Especializadas porque, mesmo sendo aberto, os variados temas são interessantes de per si e não raro são tratados com bastante profundidade. 

 
A motivação para sua abertura está descrita num dos textos do acervo, publicado em 25 de maio de 2011 e denominado, muito a propósito, de "O Blog". Ali Jorge Carrano não apenas justifica a genética do Generalidades Especializadas, lembrando que é uma ampliação de ideia lançada em blog anterior (destinado mais especificamente aos assuntos do Direito), como também anuncia sua abertura à participação de colaboradores externos.  

 
A meu ver foi uma atitude que arejou bastante o blog, porque permitiu a expressão de personalidades diversas, Mesmo em se tratando de temas muito variados, se fossem abordados apenas por uma pessoa, no caso o blogger, acabaria formando um conjunto por demais uniforme.




Ao contrário, os mesmos temas tratados por diferentes autores abre todo um leque de abordagens, opiniões, texturas, cores e aromas. 

 
Hoje, a gama de assuntos focados ao longo desses quase 4 anos de atividades pelo blogger e seus parceiros é imensa.  O atual acervo do Generalidades Especializadas é tão diversificado que já constitui uma densa massa de informação para consulta em diversas áreas culturais, esportivas, comentários políticos, receitas culinárias, atualidades em geral... 

 
Gente, deve dar trabalho! A coisa não se limita à edição e postagem, muitas delas elaboradas e recheadas de imagens inseridas no corpo do texto, não apenas entre parágrafos.


Decerto há muitos textos bem simples, sem fotos ou com apenas uma que pode simplesmente ser jogada no início ou no meio do post e pronto.


Não, o que toma mais tempo do blog manager é passar o dia moderando os comentários!

 
Gerenciar o espaço de comentários exige grande dedicação, é atividade quase que on-line, dia inteiro, incluindo sábados, domingos e feriados! 

 
Carrano trabalha ainda, curte momentos com a família, gosta de ler... 

 
Todos que frequentam o blog sabem que sua "alma" não se restringe aos posts, por mais interessantes que sejam. A "alma" é o debate que por vezes assoma acirrado e exaltado,  exigindo do blog manager um delicado trabalho de moderação.




E o debate só aparece se os comentários forem postados à medida que forem sendo feitos, numa torrente em tempo quase real. Como fazê-lo sem passar o dia inteiro "pajeando" o blog?


 

No entanto, saiba nosso blog manager que seu esforço não é em vão. Não só o Generalidades Especializadas continua sendo acessado mundo afora como é, para alguns de nós, parte integrante de nosso cotidiano.
 
 
Vejam o meu caso. Assim como tomo banho, escovo os dentes, como e bebo, abro todo dia o programa de e-mails, dou uma lida nas manchetes de um jornal on-line, abro o facebook e... o Generalidades Especializadas! Se o assunto é quente, passo o dia participando do debate. Virou "uma cachaça”, expressão antiga. 

 
 
Vez por outra Carrano dá sinais de exaustão e anuncia sua intenção de encerrar a publicação do blog, crise similar à atual, que esperamos mais  uma vez seja passageira (conte conosco!). Nesses momentos eu me pilho sentindo uma espécie de vazio interior... Como viveríamos (e agora não falo só por mim) sem essa companhia diária? 


No meu caso em particular, o Generalidades Especializadas ganhou uma dimensão especial a partir de maio de 2011. Fui estimulado a escrever algo sobre vinhos ou seus acessórios e no dia 11 daquele mês (aniversário de minha filha Flávia) debutei com o texto “Vinhos - rolhas e alternativas modernas”.  A seguir, ressuscitei um texto que havia escrito há 2 anos e foi postado no dia 31: “Sobre sermos ou não analfabetos".  A partir daí, tornei-me, com anuência e estímulo de Carrano, contribuinte assíduo. 

 
Atualmente tenho, se não errei as contas, 64 textos em 82 postagens de minha autoria distribuídas desde maio de 2011 até hoje, o que provavelmente me torna o mais assíduo colaborador eventual do blog. 

 
Temas como relatos de viagem, fotografia, música, aviação, ciência, astronomia, vinhos & cervejas, além de crônicas e assuntos culturais diversos, fazem parte de minha colaboração ao acervo.

 

 Centro Budista, Três Coroas-RS
                 
          

Columeia baton


                                    

Vulcão Osorno e Lago Esmeralda, Chile

                      

Isso tudo dito e posto, rejubilo-me com a marca alcançada de 1000 posts como se fora o próprio Carrano, já que faço parte dessa história. 

 
Também torço fervorosamente para que o Generalidades Especializadas esteja apenas ultrapassando mais uma pequena crise e para que se mantenha em atividade, mesmo que em ritmo de marcha rancho, ao invés de disco beat.



Fotos do acervo do autor:

1000, já? (no Centro Cívico de Bariloche, inédita)

Centro Budista, Três Coroas-RS (post Centro Budista,10.04.2013 )

Columeia baton (post Macrofoto, 03.12.2011)

Vulcão Osorno e Lago Esmeralda, Chile (post Lagos Andinos, 11.08.2011)

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

O post tem verdades e exageros.
Uma das verdades é que o autor - Carlos March - tem sido, ao longo destes quase 4 anos, o mais fiel seguidor e debatedor.
Ademais, como ele mesmo ressaltou, o mais efetivo colaborador. O Faustão diria que é quase sócio.
Mas me deixou meio ruborizado com a importância que dá a este cantinho do universo virtual.
Obrigado Freddy. Seu entusiasmo é estimulante.
Abraço

Helga Maria disse...

Parabéns!!!
Helga

Riva disse...

Apenas repito o que já comentei .... não vivo sem. Faz parte do meu dia a dia.

Parabéns ao Carrano pela marca alcançada, pela dedicação ao espaço, pela paciência com todos nós (rsrsrs), quando saímos da linha ....

Abraçasso !

Freddy disse...

Gostaria de agradecer a honra de me ter sido permitido ser o autor do milésimo post do Generalidades Especializadas.
Nada há a acrescentar ao que escrevi no texto, a não ser o fato de que deveria ter nomeado outros colaboradores deste acolhedor espaço virtual (teria de pesquisar os 999 posts!). Todos merecem aplausos pela participação, apesar de que atualmente alguns deles, infelizmente, andam afastados.
Parabéns ao Carrano pela marca atingida. E vamos rumo ao 2000!
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Você, inegavelmente,além de colaborador, com posts espirituosos, informativos e de natureza cultural, tem sido um dos mais polêmicos debatedores. O que alimenta e dá vida ao blog.
O Freddy, seu mano, mencionou não haver falado de outros colaboradores. Eu diria que se esta omissão tivesse sido injusta, o seu caso seria o mais sentido.
Muito obrigado.
Só lamento o Flu estar em baixa. Por enquanto em baixa, mas se bobear ficará baixado (rs).
Abraço

Freddy disse...

E cá estamos novamente no futebol! rs rs

Ainda bem que a zona de rebaixamento só admite 4 clubes, este ano a disputa parece ferrenha!
Abraços
Freddy