8 de setembro de 2013

O Globo - Madalena arrependida

O jornal O Globo, em matéria de capa e duas páginas internas (14 e 15), em sua edição de domingo, dia 1º de setembro, faz um mea culpa que é um misto de confissão e covardia.

É covardia porque pretende rotular de reflexiva e corajosa, a mudança de sua posição política, segundo admite na própria matéria por conta de algumas manifestações populares recentes, quando o jornal, em particular, e as Organizações Globo, no geral, apareceram em cartazes com acusações de alinhamento com a ditadura militar.

Em letras garrafais, na página 15 da supracitada edição, pode-se ler: "APOIO EDITORIAL AO GOLPE DE 64 FOI UM ERRO."

Este arrependimento de Madalena, nada tem de coragem e revisão isenta. Antes pelo contrário, é uma posição que lhes permite mostrar ao governo ora instalado, explicitamente  e diante de toda a sociedade, que foi para a cama com os corruPTos.

 
É como se dissesse : - Olha, estamos com vocês.

E também medo de pequena parte do povo, a minoria barulhenta, ruidosa, que a soldo dos governantes se infiltra nas manifestações legítimas e ordeiras.

É medo! Como fica claro. A legenda, o dístico, das Organizações Globo deveria ser a seguinte: "HAY GOBIERNO?  SOY A FAVOR!"

Como falei de covardia, mas também de confissão, é bem de ver que a manchete fala por si: "APOIO EDITORIAL".  Cadê a isenção, a independência que deveriam ser as vigas mestras da imprensa?

A pergunta que não quer calar é quanto tempo teremos que esperar até que O Globo venha, em editorial, confessar que foi um erro se aliar aos  petistas e seus asseclas ora instalados no poder.

3 comentários:

Freddy disse...

Interessou ao Globo mostrar apenas os atos de vandalismo durante as manifestações nas diversas capitais. Como você afirmou no texto, a intenção é demonstrar adesão ao governo atual, mas só enquanto for conveniente.
Jornalismo sério é algo que passa longe da redação desse funesto veículo de comunicação.
Abraços
Freddy

RC disse...

100% de acordo. É lamentável.

Jorge Carrano disse...

Leiam em http://www.alertatotal.net/2013/09/o-pedido-de-perdao-das-organizacoes.html

E também em
http://www.abdic.org.br/rede_globo_perdao.htm