25 de setembro de 2013

Emmy Award

Como o Gusmão escafedeu-se, outra alternativa não resta ao blogueiro senão ele próprio comentar a festa de entrega do prêmio Emmy edição de 2013, ocorrida no último domingo, dia 22 de setembro. Ele era o nosso expert em seriados de TV e aficcionado do gênero.

Como sabem o prêmio é simbolizado por uma estatueta entregue ao vencedor de cada categoria. Seria o Oscar da programação televisiva. E assim como na cerimônia do  Oscar, é organizada uma grande festa.

O show é apresentado com pitadas de humor, e são convidadas duplas de personalidades do mundo da televisão americana para anunciar e entregar o troféu aos vencedores.

Também fazem, igualmente, homenagens aos que faleceram no curso do ano e faziam parte do mundo da televisão: atores, produtores, diretores, cantores, técnicos de som e imagem, etc. Tudo exatamente com na solenidade de entrega do Oscar.

Limito-me às séries e limito-me, mais ainda, às dramáticas, eis que não tenho acompanhado mais séries cômicas. Na verdade desde "Two and a Half Men" (com os atores originais) e "Friends" não tenho assistido com regularidade as séries de TV. Um episódio, ou outro do "The  Big Ben Theory", e olhe lá.

Em contrapartida acompanhei algumas  séries dramáticas, algumas delas por sinal  nomeadas e concorrentes ao prêmio.

Do mesmo modo como acontece com o Oscar, os resultados são polêmicos e contestáveis segundo a opinião pessoal de cada um de nós.

Na categoria de coadjuvantes em séries dramáticas eu achava barbadas quem venceria tanto  entre os atores quanto entre as atrizes.



Jim Carter
Como deixar de premiar Jim Carter, o fantástico "Carson", mordomo da família, personagem marcante na série, e Maggie Smith, veterana atriz que rouba as cenas em que aparece na pele da “condessa viúva” ?

Maggie Smith
Pois nenhum dos dois venceu. Alias que mesmo a série Downton Abbey, uma das melhores a que já assisti, não foi premiada e embora tivessem sido indicados, além dos já citados Jim Carson e Maggie Smith para a categoria coadjuvantes, também o  foram Hugh Bonneville para concorrer como melhor ator e Michelle Dockery como melhor atriz em papeis principais, e ambos também não venceram.


Síntese: nem o seriado - Downton Abbey - nem os atores e atrizes do mesmo que concorreram em papeis principais e coadjuvantes venceram.

Ou seja, uma das melhores séries já produzidas, exibida com sucesso mundo afora, não levou nenhuma estatueta.

3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Nenhuma das séries dramáticas as quais assisti foi premiada embora 4 delas tenham tido indicações: "Homeland", "Mad men", "Game of thrones" e a citada "Downton Abbey".

Anônimo disse...

Afinal, e os vencedores?

Jorge Carrano disse...

Jornais e revistas já noticiaram à exaustão. Eu fiquei até quase meia-noite, assistindo pelo canal Warner a transmissão. Você dormiu?
Se você é ligado no tema certamente já sabe os resultados.
O enfoque que dei foi na discrepância entre meus desejos e preferências, e os resultados oficiais.
Ultimamente venho perdendo todas: Vasco, embargos infringentes, Emmy, ...