11 de setembro de 2011

11 de Setembro, ninguém esquecerá

Por
Ricardo Wagner Carrano
Carolina do Sul - USA

Não vou escrever sobre esta terrivel tragédia em si. Também não vou aqui incluir fotos da destruição. Gostaria de partilhar fotos tiradas da reconstrução do complexo do World Trade Center, tiradas há mais ou menos 1 ano quando eu e Celia visitamos NY. Fizemos questão de ficar no hotel WTC, de onde pudemos ver não mais  aquela monstruosa pilha de escombros,  mais o novo WTC que está sendo construido e que será masjetoso, mas não deixará de contar às futuras geracões sobre o que aconteceu. Os nomes de cada pessoa que perdeu a vida naquele dia infame também estão impressos no Memorial.




Voces verão numa das fotos uma das “piscinas” do Memorial 9-11 e em outra a torre principal que terá 102 andares, ainda no início.

Quero também deixar aqui a minha homenagem as 2976 pessoas que perdemos naquele dia, dentre elas 270 cidadãos de 70 paises, dentre eles 4 brasilieiros. Entre eles também estavam 370 bombeiros e 70 policiais. Que voces, que são vitimas inocentes, descansem em paz e que Deus de força sempre as suas familias.

Ficam também minhas homenagens a cidade de NY e aos Estados Unidos da America, pais que escolhi para viver, e que me deu as oportunidades que sempre procurei na vida.

Uma boa semana a todos, Ricardo Wagner Carrano


Fotos: Ricardo Wagner Carrano (todos os direitos reservados)

17 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro Ricardo,
Estive fora o dia todo e somente agora, no final do noite encontrei sua mensagem com o texto aqui publicado.
Ainda assim, na data fatídica: 11 de setembro, dez anos depois.
As fotos são um resgitro histórico, pois documentam a reconstrução.
Abraço e boa semana para você e a Celia.

Jorge Carrano disse...

No afã de comentar ainda em 11 de setembro (faltam poucos minutos para acabar o dia), empastelei a palavra registro e troquei o gênero de final da noite

Freddy disse...

Eu e minha família, como muitos que visitaram NY no passado, estivemos no WTC, torre 2. Temos fotos (não digitais) na base, lá em cima no terraço, e no 107, onde ficava a praça de alimentação. Comemos uma pizza ali... Eu tenho uma sequência inteira de fotos de um por do sol tirada através das janelas, pois já havíamos descido do terraço quando ele aconteceu.
É uma sensação estranha saber que aquilo tudo desapareceu.

=8-/ Carlos

Gusmãio disse...

Neste dia (11.09.01) tive uma das maiores decepções de minha vida. Sempre achei que o espaço aéreo americano era inexpugnável. Os radares seriam capazes de identificar qualquer corpo estranho e os caças americanos poderiam abater até uma pipa no ar.
Que coisa, não?
Gusmão

Freddy disse...

Onde vc estava nesse dia é um assunto corriqueiro, mas pra mim foi marcante. Estávamos no Parque do Caracol, numa de nossas inúmeras viagens às Serras Gaúchas. Pela primeira vez havíamos deixado nossas gurias em casa, sozinhas. E era aniversário da Renata, nossa consciência já andava meio pesada. Sem saber da magnitude do conflito, fiquei imaginando uma guerra mundial, com a impossibilidade de volta imediata pra casa, uma fantasia totalmente louca mas naquele dia de incertezas tudo era possível! Quase largamos a excursão pra voltar pra casa correndo!

Freddy disse...

Um comentário jocoso: eu sempre brinco com minha filha mais velha, a Renata, que se ela for morar nos EUA jamais vai poder fazer uma festa de aniversário. Já pensou? Bolo e cantoria, música e dança justo no 11 de setembro??

Abraço
Carlos

Jorge Carrano disse...

Carlos Frederico,
Tadinha da Renata, não poderia mesmo comemorar o aniversário, de forma ruidosa, se morasse na terra do Tio Sam, ou mesmo lá estando fazendo graduação ou mestrado, ou doutorado.
Falei em estudo porque, na minha opinião, as universidades americanas ainda estão entre as melhores do mundo.
Mas seu comentário jocoso valeria também para uma viagem dela para comemorar o niver nos USA.
Abraço para você e meus cumprimentos, um pouco atrasados, para Renata.
Carrano

Ricardo disse...

Big Jorge,
Muito Obrigado, seu trabalho ficou otimo. Preferi nao falar do fato em si, e pensar adiante, ja' que nada podera' reverter o acontecido. No entanto as consequencias de 11/09 sao enormes. Mas isso posso comentar em futuros posts. Uma boa semana, Ricardo W Carrano.

Ricardo disse...

Carlos Frederico,
A Renata, poderia comemorar no proprio complexo do WTC, pois muitas inauguracoes e eventos estao marcados para os proximos aniversarios. As pessoas aqui entendem que isso e' parte da vida. Na verdade assisti ontem uma reportagem que mencionou este assunto.
Em tempo : 11/09/2001 foi uma terca-feira. Os cinco dias subsequentes foram de muita incerteza, temia-se que outros atendatos pudessem ocorrem em outras cidades.
Eu tambem jamais poderia imaginar que tudo aquilo desapareceu.
Um abracao, Ricardo W Carrano

Jorge Carrano disse...

Carlos Frederico,
Pelo comentário do Ricardo Wagner, verifica-se que a Renata não precisa se preocupar se um dia resolver morar nos Estados Unidos.
Abraço

Ricardo Wagner, obrigado pela colaboração e comentários.
Boa semana para voces também. Recomende-me a Celia.
Abraço

Ricardo disse...

Prezado Gusmao,
Naquele dia fatidico, o Controle de Trafego aereo reconheceu e estava trabalhando com a possibilidade de sequestro, na verdade. Somente quando o segundo aviao bateu no WTC, e que alguns avioes de caca foram procurar o United 93 que caiu na Pensilvanya, Isso porque alem de terem desligado instrumentos de navegacao (transponder) para dificultar a busca pro radar, A Forca Aerea precisa de autorizacao presidencial para abater um aviao civil, o que so foi dado quando ja' era tarde.
Um abracao.

Gusmão disse...

Está certo que alguns protocolos devem ser obedecidos. Ninguém pode sair por ai abatendo aviões, sem mais nem menos.
Mas peraí, os caras atingiram o Pentágono.
Ficou evidente a vulnerabilidade do sistema de segurança.
Obrigado Ricardo pela explicação.
Abraço
Gusmão

Freddy disse...

Agradeço ao Ricardo pelas explicações que deu sobre a possibilidade de minha filha poder, se um dia morar nos EUA, comemorar seu aniversário.
Quanto ao resto, acho que os EUA foram pegos de surpresa porque jamais imaginaram que alguém tivesse a petulância de atacá-los em seu território. Já participaram de guerras mundiais e algumas particulares, mas nunca tiveram o solo (continental) invadido.

Abraço
Carlos

Ricardo disse...

Concordo, quando a questao do elemento supresa. Ninguem, incluse os proprios americanos imaginava tal padrao de terrosimo ser possivel. Hoje em dia, quem quer venha aos EUA tem que estar preparado para uma inspecao detalhada, pois ainda por cima ja tentaram bomba no sapato e na cueca ! Mas apesar do transtorno, a gente se sente mais seguro com tais medidas, que existem nap apenas em aeroportos com tambem em outros aglomerado de turistas e vfiajantes.
Abracao a todos !

Metamorfose Ambulante disse...

Acho que a segurança aérea não falhou: ninguém poderia prever que iriam sequestrar um avião e jogá-lo num prédio muito próximo. Os aviões levantaram voo, fizeram uma curva e logo bateram no prédio. Os voos foram muito curtos e não permitiram reação oficial possível. Os dois voos que foram para Washington trasncorreram normalmente até a queda de um na Pensilvânia (que suspeitam ter sido abatido pela Força Aérea) e outro no Pentágono. O controle do voo é tão difícil que resolveram controlar os passageiros, que não podem embarcar nem com garrafa pequena de água mineral - minha perigosa tia de mais de 80 teve que deixar sua garrafinha para poder embarcar num voo entre Miami e Atlanta!!

FRID

Jorge Carrano disse...

Pelos comentários do Ricardo Wagner, autor do post, e do Metamorfose Ambulante, ambos justificando a inoperância do sistema de defesa, chego a conclusão que os terroristas fizeram um bom planejamento e decidiram por uma estratégia capaz de impedir qualquer ação defensiva, sabendo das limitações, das distâncias, das impossibilidades e das normas de procedimento adotadas para defesa do espaço aéreo americano.
Estamos diante de um inimigo que, a par do fanatismo e do desapego à vida, conta com bons estrategistas.
Estou mais inseguro e receoso do que estava antes deste post.
Nâo estaremos a salvo em lugar algum.
Obrigado aos que participaram com suas opiniões e informações.

Ricardo disse...

Big Jorge,
Primeiramente o Metamorfose Ambulante e' pessoa de meu "circulo de amizades" mas nao sei ainda se o mesmo quer sua identidade revelada (risos). Na verdade o efeito pratico do terrorismo e'esse, inseguranca, stress, xenofobia. Mas ao longo dos anos para quem vive aqui, foi questao de se acostumar. As pessoas sabem que nao ha outras alternativas para viagens aereas. Quanto aos terroristas em si, tambem nao ha' muito o que fazer, se nao combate-los principalmente preventivamente, e isso esta' se fazendo. Um abracao. Rick