19 de setembro de 2011

Leipzig



Johann Sebastian Bach
 
Conheço muito pouco, muito pouco, pouco mesmo, de música clássica. Algumas peças de Bach, entretanto, sou capaz de identificar quando ouço, tais como “Jesus Alegria dos Homens” e “Concertos de Brandenburgo” (esta inclusive na versão jazzistica de Dave Brubeck - "Brandenburg Gate")


Mas não há como falar de Leipzig, sem falar de Johann Sebastian Bach, pois foi nesta cidade alemã que o grande músico passou os últimos anos de sua vida e morreu.

Minha mulher e a igreja
ao fundo


Está sepultado na Igreja Luterana de S. Tomás, da qual foi "Kantor" (professor e diretor musical).

Bach, rejeitado no início, entre outras coisas por não ter formação universitária. Leipzig era na época mais famosa cidade universitária alemã (Goethe estudou na Universidade de Leipzig).



  
Túmulo de Bach,
 na S. Thomas Kirche

Se as autoridades, civis e eclesiásticas, não manifestaram muito entusiasmo na contratação de Bach, tendo inclusive cogitado de outros candidatos, fizeram pior ao final de sua vida, deixando-o inteiramente abandonado. Acabou cego, em virtude de catarata, e sem pretígio.

Sua prole numerosa só foi menor do que sua obra. Casado duas veses, teve 7 filhos com a primeira mulher e 13 com a segunda. O que significa ser possível conciliar o útil (trabalho) ao agradável.

Seu valor só foi reconhecido anos depois, como acontece algumas vezes.

Thomaskirche em
Leipzig
Sobre Bach,  Ludwig Van Beethoven  fez um trocadilho que se não é muito criativo ou original, expressa uma verdade, a meu juízo. Segundo o não menos importante Beethoven "Bach deveria se chamar Ozean e não Bach!".

Perceberam? Não? Eu a princípio também não, até que descobri que bach é riacho, em alemão, e ozean, no mesmo idioma é oceano.




Monumento em Eisenach

Bach nasceu numa pequena cidade alemã, chamada Eisenach, que depois de sua morte mandou fazer e exibir em praça pública uma estátua em sua homenagem, talvez porque seja seu filho mais famoso. Ou você conhece alguém que tenha nascido em Eisenach e tenha feito sucesso?  Michael Schumacher? Sebastian Vettel,  Franz Beckenbauer? Angela Merkel? Konrad Adenauer? Acho que não.


O blogueiro e a estatua
 ao lado da igreja de S. Thomas

Em Leipzig também há uma estatua do mestre, que está ao lado da Igreja de S. Tomás, na qual estão em exposição alguns instrumentos utilizados pelo compositor e outras peças pessoais. Não chega a ser um museu.












Minha mulher com o museu ao fundo






Museu mesmo, dedicado ao renomado compositor, está em outra localidade. Veja a foto.






Bem, o post seria sobre Leipzig, mas tenho poucas anotações da viagem e a Wikipéia está ai mesmo para quem tem intersse em mais informações obre a cidade.
O que sei e vi e ouvi, foi que  Leipzig  é uma cidade da Saxonia, na Alemanha. Localiza-se no leste do país e tinha cerca de 500 mil habitantes, sendo a maior cidade do estado.

Notabilizou-se pela derrota imposta a Napoleão, na Batalha das Nações ou Batalha de Leipzig ,ocorrida  entre o exército francês de Bonaparte e os exércitos da Prússia e da Áustria, com ajuda de russos e suecos. 

Loja "Feira de Leipzig", depois "Feira dos Brinquedos"
Rio de Janeiro - RJ

Para mim e muitas outras crianças, Leipzig está associada a brinquedos. Existia na Rua Sete de Setembro, no Rio de Janeiro, uma loja chamada "Feira de Leipzig",  posteriormenete mudado para "Feira dos Brinquedos". Uma imensa variedade de jogos e brinquedos.

Algumas fotos, nas quais estão focados o blogueiro e sua mulher, são do arquivo pessoal; as demais são do Google.

13 comentários:

Freddy disse...

Putz, Carrano, tirou essa do fundo do baú mesmo! A "Feira de Leipzig" foi nosso Paraíso quando chegava o Natal. Nossos pais passavam conosco umas duas horas ali dentro para escolhermos nossos presentes (época das vacas gordas), a maioria importados. Era um dia inesquecível!
Até pouco tempo atrás ainda tinha algo guardado de minha infância, comprado ali.
Abraço
Carlos

Freddy disse...

Sobre o prestigiado compositor, João Sebastião Ribeiro (rs rs rs), eu adoro o Concerto de Brandenburgo n. 3 especialmente na versão ultra eletrônica, uma verdadeira obra prima executada por Wendy Carlos em instrumento original composto por Robert Moog, co-inventor dos modernos sintetizadores eletrônicos, meu instrumento favorito!
Na verdade há duas versões, a original de 1969 (Switched on Bach) quando o nome artístico de Wendy era Walter, pois na época mulher era mafiada no cenário musical. Depois, Wendy reeditou o Concerto usando sintetizadores modernos (Switched on Bach 2000), mas nem de longe se compara à versão de 1969.
Bach teria ficado maravilhado se tivesse em mãos tais recursos!
Abraços
Carlos

Freddy disse...

Sobre Leipzig, passei perto, mas na época - 1977 - não se podia livremente visitar a Alemanha Oriental (comunista). Uma pena, mas não deixa de ser um estímulo para se voltar à Alemanha e rever pendências deixadas, muitas delas gentilmente descritas por você no blogspot.

Jorge Carrano disse...

Pois é, Carlos Frederico, acho que já mencionei neste blog, em algum momento, a minha surpresa com a Alamanha, no geral, e com sua capital - Berlim - no especial.
A Alemanha é um belo país, com uma história riquíssima, no passado remoto e no mais próximo; e tem um povo trabalhador, ordeiro, que acata as leis.
Pensei numa Berlim árida, cinza, inóspita e me surpreendi com uma cidade moderna, arborizada e com uma população educada e gentil (muito mais que os parisienses, por exemplo).Berlim perde no passeio de barco: o do Senna é mais charmoso do que o do Spree. E na comida, certamente.
Algumas cidades pequenas que tive oportunidade de conhecer também me encantaram, por uma ou outra arazão. Já falei de Dresden, de Postdam e agora de Leipzig e falarei ainda de Meissen, (Meißen), que tem uma enorme importância na fabricação de peças de porcelana.
Você esteve lá?
Abraço

Jorge Carrano disse...

Carlos,
Esqueci de comentar que você me humilhou com seus conhecimentos sobre os Concertos de Brandenburgo.
Abraço

Gusmão disse...

Sem traumas. Mas não tive muitos brinquedos durante a infância. Muito menos importados. Brincava mesmo era com bola-de-gude, cafifa, atiradeira, futebol de botão (fazia alguns com casca de cocô, botão de capa, tampa de mostrador de relógio).
Sobre Bach, ao lado de Vivaldi, são meus favoritos na campo da música erudita.
Abraço

Freddy disse...

Gusmão, apesar de ter acesso a brinquedos importados durante uma época de vacas gordas, no mais das vezes fui normal. Fui fissurado em cafifas (vendi muitos morcegos, minha especialidade maior), joguei bola de gude, botão, e minha maior paixão sempre foi balão, na época que chamo de "romântica". Apesar de crime, inocentemente a gente fazia os menores e... bem, é passado.

Em termos de música erudita, por conta de ser pianista, eu gosto demais de Chopin e Beethoven. No entanto dissequei uma coleção de Música Clássica Ligeira (da Reader's Digest) durante anos em meu início de adolescência. Bach e Vivaldi fui curtir bem mais tarde, já adulto. Gosto também de corais sacros, tenho uma coleção inteira.
Pra quem gosta de heavy metal, sou bem eclético!
Abraços
Carlos

Freddy disse...

Carrano, da série "você sabia?":

Os concertos de Brandengurgo têm 3 movimentos. O 1. e o 3. são de Bach, que deixou o 2. a critério de quem o executasse! Se ouvir várias versões deles, verá que os 2. movimentos são diferentes.

De todos, o CB n. 3 é o meu favorito!
Abraço
Carlos

Freddy disse...

Sobre Meissen, não conheci.
Sabe? Fui muito jovem e inexperiente para a Alemanha. Minha cultura era limitada (e eu tinha consciência disso) de modo que muita coisa deixei de lado por mera ignorância.

Acredita que não visitei Salzburg, que ficava logo ali perto de Munique? Imperdoável !
Abraços
Carlos

Jorge Carrano disse...

O time de futebol de Leipzig está liderando o campeonato alemão.

Jorge Carrano disse...

Mas o sonho acabou.
Leiam:

http://espn.uol.com.br/noticia/657020_bayern-poe-realidade-em-conto-de-fadas-atropela-rb-leipzig-e-abre-folga-na-ponta

Calfilho disse...

Não conheço Leipzig. Só sei que foi uma das cidades mais bombardeadas durante a Segunda Guerra.

Jorge Carrano disse...


A equipe de futebol de Leipzig, clube fundado há 11 anos e que já disputa a Bundesliga, nesta temporada chegou até às quartas-de-final da Champions League. Perdeu hoje para o PSG, da França, mas deixou muito boa impressão durante o torneio.