23 de setembro de 2011

Aconteceu

O Brasil caiu para o 7º lugar no ranking da FIFA. Desde há muito o Brasil deixou de ter “o melhor futebol do mundo”, como ainda é apregoado por críticos românticos e mal informados, que não acompanham o futebol mundial.

Com a exportação de jogadores sul-americanos (Argentina, Paraguai, etc) e africanos (Costa do Marfim, Gana, etc), para a Europa e a Asia, o futebol nos países do velho continente evoluiu muito, em habilidade individual, porque a garotada local passou a se espelhar na arte deles. Sem esquecer que a contratação de técnicos de diferentes formações e experiência também ajudou a enriquecer os sistemas táticos e pasteurizar estilos de equipes e selecionados. Na Inglaterra, que tem hoje o melhor campeonato nacional, atuam técnicos de várias origens, que têm escolas distintas.
Fenômeno parecido com o do vinho, a partir da adaptação de várias castas de origem européia, aos solos da América do Sul, África e Oceania. Hoje é possível degustar vinhos agradáveis produzidos na África do Sul, Nova Zelândia, no Chile e até mesmo no Brasil, que já fabrica bons espumantes, por exemplo.

Voltando ao futebol, e o Flamengo hein?! Dez jogos sem vitória no campeonato nacional. Com elenco e técnico caríssimos. Já o Vasco, surpreendentemente, disputa as primeiras colocações e teve convocados 3 jogadores para o selecionado nacional que enfrenatrá a Argentina. Há muito isto não acontecia.

                                                                    -X-

A presidente Dilma esmoreceu e a faxina parou. Antes pelo contrário, continuam as concessões aos partidos aliados, que são agraciados com cargos ministeriais, independentemente do preparo e conhecimento técnico dos indicados. A corrupção continuará e o desvio de dinheiro público jamais irá estancar. É um fenômeno hemorrágico que não estancará enquanto os interêsses políticos e eleitoreiros se sobrepuserem à competência e ao mérito.
                                                             
                                                                   - X -

Bombeiros e Carteiros e as respectivas instituições as quais se vinculam, o Corpo de Bombeiros (ou Defesa Civil) e a Empresa de Correios, já desfrutaram de enorme prestígio junto a sociedade. Mas a partidarização da empresa pública de correios, entregue a inescrupulosos políticos como feudos, e a política sindical tendenciosa, estão desgastando a imagem das instituições e de seus profissionais.

Quem é penalizado com as constantes greves? Somos nós, a sociedade brasileira, que em última análise ficamos sem serviços públicos. Arruaceiros, baderneiros e parasitas ainda são remunerados pelos dias em que não prestaram serviços. Ou seja, ficamos sem os serviços, com graves prejuízos pessoais, e ainda por cima pagamos os dias de vagabundagem.

Greve de funcionalismo é uma das coisas mais idiotas e descabidas de que tenho notícia.

Ora, o ingresso no serviço público se dá (ou deveria) através de concurso. As regras de remuneração, aposentadoria, benefícios e deveres é conhecida. Se o sujeito se candidata está implicitamente aceitando as regras. Se a política de remuneração é injusta, inadequada, puna-se o governo através dos congressistas e ministros. Não a população. Tenham critério na escolha dos candidatos a cargos eletivos.

                                                                   - X -

Um tal de Carlão, ex-policial militar e chefe de uma milícia, preso numa unidade da Policia Militar, no ano passado promoveu uma festa dentro da prisão e agora recentemente figiu facilmente, estando foragido. Responde pelo assassinato de 16 pessoas e pode  vir a cometer outros tantos crimes agora que está solto por aí. Enquanto isso a pena de morte, única solução realmente eficaz para casos como o deste marginal irrecuperável, até para se preservar outras vidas, não existe no país por conta de hipocrisia.

6 comentários:

Gusmão disse...

E meu Botafogo está em terceiro lugar.
Salve!
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Esta alternância na liderança do campeonato, não se deve aos confrontos entre as grandes equipes, os chamados clássicos, mas sim as derrotas e empates impostos por equipes chamadas pequenas.
Este fenômeno está ocorrendo no mundo. Na espanha, Barcelona e Real Madrid já perderam pontos para equipes menores. O mesmo sucedeu com a Inter e o Milan, na Itália. O Arsenal, na Inglaterra vai muito mal contra times pequenos.
Se já não há hegemonia nos próprios campeonatos internos, também não há nas Copas disputadas por seleções nacionais.
Parabéns ao Botafogo. Mas se conseguir uma vaga para disputar a Taça Libertadores já estará de bom tamanho, Gusmão. Não acha?
Abraço

Freddy disse...

O serviço público caiu na desgraça desde que o quadro de pessoal começou a ser recheado com indicações (passado) e não trabalhavam, apenas marcavam ponto (pouco depois) e então foram taxados de ineficazes, inúteis, cabide de emprego (mais à frente) e, quando a gente assustou, foram-se as instituições! Mesmo com o recente renascimento de suas reais funções, ainda restam os rótulos e muita corrupção, descaso. Até limparem-se os quadros e reassumirem o papel na sociedade, vai demorar um pouco...
Em tempo: meus falecidos pais foram funcionários públicos de carreira e uma de minhas filhas também é. Vivi no meio do furacão.
Abraços
Carlos

Freddy disse...

Sobre Dilma... O falecido "engenheiro" Leonel Brizola, que muito bem falava e pouco (e muito mal) fazia, sempre insistiu que o Governo Brasileiro (e todos os seus tentáculos políticos e empresariais) está entregue aos "interesses internacionais".
A vontade de limpar o cenário político ou ao menos diminuir a corrupção pode existir, desde que não afete os links já estabelecidos com tais (fortíssimos) interesses.
Se fosse fácil, já teriam feito.
Abraços
Carlos

Freddy disse...

Polícia, tráfico, política e empresariado - é uma malha totalmente entrelaçada e realimentada por interesses mútuos.
Você não vai extirpar os traficantes se a alta sociedade consome (e paga bem) drogas. Os altos escalões não vão limpar a Polícia se são por ela alimentados com dinheiro que vem do tráfico. Círculo vicioso, interesses entrelaçados.
Quem vai mais fundo um pouco, é morto.
Não é só aqui, é no mundo.
Abraços desesperançados
Carlos

Jorge Carrano disse...

Prezado amigo Carlos Frederico,
Concordo com seus pertinentes comentários, em especial o último acima.
Só dão cores mais vivas ao quadro triste e vergonhoso ao qual me referi.
Abraço
Carrano