18 de setembro de 2011

Potsdam

Sanssouci
Potsdam é uma cidade do leste da Alemanha. A cidade fica próxima de Berlim, às margesns do rio Havel. Uma das suas atracções turísticas é o Palácio de Sanssouci (em francês, sem preocupação).


Sanssouci é pequeno, de um único piso, e era o palácio de verão de Frederico o Grande, Rei da Prússia. Sanssouci , cujo estilo arquitetônico é o rococó, é notável pelas numerosas construções de jardim do seu parque.

Observem a grafia do nome

Fachada do corpo central do jardim.















O blogueiro e sua mulher



Colunata
O palácio foi aberto ao público, depois da Reunificação da Alemanha, em 1990, e lá estão os restos mortais de Frederico II numa sepultura com vistas para os jardins que ele criou.


O blogueiro e sua mulhar

Sanssouci e os seus extensos jardins estão classificados como patrimônio da humanidade.

O blogueiro e sua mulher com Sanssouci ao fundo,  desde seus jardins

O Novo Palácio de Potsdam, com mais de 200 salas,  é um antigo palácio real da Prússia e fica no lado oeste do parque real de Sanssouci.

Novo Palácio de Postdam
A construção do edifício foi começada também sob Frederico, o grande, e é considerado o último grande palácio barroco prussiano. Frederico procurou reflectir o poder e a glória da Prússia, dando-lhe acabamento em mármore, pedra e dourados.






Churchil, Truman e Stalim

Em 1945, foi realizada a chamada Conferência de Postdam, entre os vencedores vencedores da Segunda Guerra Mundial, que estavam representados pelos respectivios chefes de governo, a saber:Josef Stalin (URSS), Winston Churchill (Reino Unido) e Harry Truman (USA).

Os objectivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e contornar os efeitos da guerra.

Attlee, Truman e Stalin

Acuriosidade ficou por conta das substituições dos líderes destas nações, desde as duas primeiras Conferências entre os aliados.

Assim é que em Postdam, os principais lideres na Conferência foram o novo presidente norte-americano, Harry S. Truman, que em abril daquele mesmo ano havia substituído Franklin Delano Roosevelt; o presidente soviético Josef Stalin; e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, destituído durante a conferência e substituído por Clement Attlee, porque os resultados das eleições britânicas foram conhecidos durante a Conferência, e com a vitória do Partido Trabalhista sobre o Partido Conservador, o cargo de primeiro-ministro britânico mudou de mãos.


Vista do conjunto de palácios de Potsdam
Fotos pessoais. Aquelas em que não estamos focados, foram obtidas no Google.

5 comentários:

Freddy disse...

Belos palácios, Carrano. O novo de Potsdam deve ser muito bonito ao vivo. O Sanssouci como casa de veraneio parece adequado... Eu, Frederico o Pequeno, morador de Niterói/Brasil, mal posso sustentar minha modesta casa de verão em Friburgo, já penso em vendê-la no futuro próximo...
Que pobreza... =8-)

Abraços
Carlos Frederico

Gusmão disse...

Churchill roeu o osso e Attlee comeu o filé.
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Prezado Carlos,
O Neues Palais (em francês) é realmente bonito. Frederico, o Grande, era amante das artes francesas, em especial a literatura e a música. Muito amigo de Voltaire, a quem hospedava com certa frequência (segundo informação do guia, na visita ao Sansoussi). Dái a presença da lingua francesa.
Gusmão,
Pensa bem. Qual dos dois tem mais importância histórica? Quem é mais citado, qual deles é mais reverenciado? Acho que o Churchill, não?
Abraços

Freddy disse...

Diria que é a primeira vez que ouço o nome Attlee, e olha que já fui um aficcionado pela II Guerra, apesar de que confesso minha polarização para a guerra aeronaval (Mar do Norte e Oceano Pacífico), com pouca (ou nenhuma) leitura sobre a política. Depois dela terminar, então, conhecimento zero. Daí, pra mim é Churchill e ninguém mais.
Abraço
Carlos
PS: acho que vou batizar minha casinha em Friburgo de AvecSouci !!

Jorge Carrano disse...

Ótimo, Carlos, o nome avecsouci.
No meu caso seria trèssouci.
Abraço