25 de setembro de 2011

Universidades

Nas poucas, para meu gosto, viagens que fiz à Europa, uma das coisas mais prazerosas e sempre que possível fiz, era visitar Universidades.

Não conheci, lamentavelmente, a mais antiga delas, segundo consta, que é a de Bolonha, pois nunca estive nesta cidade italiana. Desta Universidade tenho lembranças vivas, dos tempos de acadêmico, pois ela teria sido o berço do Direito Civil, sendo que um de seus professores tinha o epiteto "Lucerna Iuris" (a luz do Direito).

Sorbonne

Mas conheci outras das mais antigas, como a de Paris, desde há muito conhecida como Sorbonne. Para minha tristeza, o filme (faz tempo) onde estavam as fotos feitas no Quartier Latin, inclusive a Universidade, perdi em algum momento da viagem (esqueci no hotel, caiu da bolsa que sempre levo comigo nas viagens, exatamente para guardar máquina, filmes novos e os já usados, garrafinha de água mineral, estas coisas).

Mas Sorbonne prescinde de comentários. Sua história fala por si.

 

Brasenose College

Oxford também independe de comentários elogiosos, eis que se trata de uma das mais conceituadas universidade do mundo, rivalizando, no Reino Unido, com a de Cambridge.

Todavia, de Oxford tenho fotos, feitas principalmente no Brasenose College, uma de suas 39 faculdades (colleges), de meu interesse por sua vocação para a ciência do Direito.

Oxford



















Oxford





















Coimbra
Biblioteca




Assim como a de Oxford, a de Coimbra, em Portugal, tem longa história de formação de bachareis em Direito. A mais antiga de seu país, fundada no século XIII, é uma das maiores instituições de ensino superior e de pesquisa.




Cimbra
Faculdade de Direito



























Salamanca




Na Espanha, conheci a fantástica Salamanca, na cidade de mesmo nome, a mais antiga do pais, e uma das mais antigas do mundo; e também a de Santiago de Compostela, na cidade de igual nome, na Galicia.

Salamanca, a cidade, tem um outro atrativo, que é a sua Plaza Mayor, construida em estilo barroco, uma das maiores e mais belas de tantas quantas conheci.



Asseguro que é uma delícia a cerveja servida nos bares existentes sob os arcos e com cadeiras em redor da praça. (veja foto)



Na imagem superior visão da praça em dia festivo.
Na foto mais abaixo, o blogueiro e sua mulhar tomando uma cerveza
com outros brasisleiros, pois ninguém é de ferro


Unidade da Universidade de Compostela, no centro da cidade


A Universidade de Santiago é uma das mais antigas, mas bem mais nova que do que a de Salamanca, pois é do século XV. Enquanto esta última foi fundada mais ou menos na mesma época do que as de Bolonha e Sorbonne.
Santiago de Compostela
Campus
















Já falei algumas vezes, neste blog, sobre Oxford. Fiquei vivamente impressionado com o funcionamento do sistema tutorial, com a biblioteca e com a política de dar oportunidades aos carentes que tenham mérito (bolsas).

No Brasil, conheço os campi da USP (São Paulo), UNICAMP (Campinas), PUC (Gávea - Rio), UFF Niterói), mas nenhuma delas tem séculos de existência e prédios tão soberbos quanto as europeias citadas. E o conhecimento nelas acumulado.

 

Coimbra: aspecto de corredores internos,
 por onde transitamos eu e minha mulher


4 comentários:

Freddy disse...

Carrano, tô mal nessa...
Frequentei 5 anos a PUC-RJ da qual minhas lembranças são paradoxais. Ao mesmo tempo que gostei da escola, foi a que me fez nunca mais querer entrar numa Universidade pelo resto da vida.
Abri uma exceção e conheci a Cândido Mendes de Friburgo - fiquei matriculado um mês no curso de licenciatura em Música, não aguentei mais que isso!
Em Munique, passei muitas vezes pela frente da Universidade local, mas por ser parada do metrô para outros destinos.
Portanto, nesse assunto, pouco a dizer.
Abraço
Carlos

Gusmão disse...

Não gostei da edição deste post.
Faltou capricho. Espaços perdidos, vazios, com fotos mal posicionadas.
O que houve?
Gusmão

Jorge Carrano disse...

Você tem toda razão, Gusmão (rimou, rsrsrs)
A edição está péssima. Fotos grandes demais, espaços perdidos, etc
O problema é que sou amador e me atrapalho as vezes.
Veleu a crítica, que entendo construtiva.
Abraço

Jorge Carrano disse...

Na verdade a única foto que poderia ter sido publicada em tamanho grande, seria a da visão geral da praça num dia festivo, para dar ideia da grandiosidade.
O original é um cartão-postal adquirido lá mesmo.