21 de abril de 2011

Meus 71 anos

Hoje, 21 de abril, eu e a rainha Elizabeth II fazemos aniversário. Ela, Elizabeth Alexandra Mary de Windsor, nasceu em Londres, em 21 de abril de 1926. Eu, Jorge Carrano, nasci no Rio de Janeiro, no bairro do Andaraí, na Rua Paula Brito, em 21 de abril de 1940.

A biografia dela está disponível no Google.A minha está por ser escrita.

Chego aos 71 anos com as seguintes mazelas, conhecidas:

Dois cálculos renais, um em cada rim, com 0.8 e 0.9, respectivamente no direito e no esquerdo.

Apresento também gordura no fígado, que precisa de alguma espécie de tratamento. Privar-me  de algumas guloseimas é coisa que repilo com veemência.

Exames de vista, revelaram que minha pressão ocular está muito elevada, no olho esquerdo, chega a 28 e, segundo o  oftalmologista, provavelmente teria glaucoma ou caminharia celeremente para o risco de fazer uma forma aguda do mal. Os exames descartaram, para surpresa dele, que meu campo visual esteja comprometido, mas a utilização de colírio, diariamente, se impõe até o final de meus dias.

Assim como a ingestão de anti-hipertensivo, já que estou rotulado de hipertenso.

A carótida, com comprometimento de 30%, e o agravamento, risco que corro, do aumento das plaquetas obstrutivas, em face de altíssimas taxas de colesterol, levaram-me a tomar medicamento controlador de colesterol. Dietas apenas e exercícios físicos, não serão suficientes para controle.

Uma micose na unha do dedão de pé esquerdo, adquirida nas minhas caminhadas nas areias de Icaraí, felizmente já em fase final de cura, obrigou-me a exatamente um ano de tratamento: lixar a unha, e passar um esmalte especial, limpando a cada dia, com acetona, virou rotina de todas as noites.

Bem, no campo ortopédico, a situação não é menos critica. Na cervical, tenho bicos de papagaio, artrose e hérnia de disco, que se não estão causando grande desconforto, tornam clara a possibilidade de que venha a sofrer com muitas dores. Fisioterapia e anti-inflamatórios aliviarão, mas estou condenado a ter que conviver com o desgaste natural de minha coluna.

Sim, porque o ortopedista, examinando a radiografia e me explicando, comentou calma e serenamente, com a maior naturalidade do mundo: "pois é, sua coluna é a de uma homem de 70 anos (foi no ano passado)".

Encerro esta narrativa de problemas médicos, comentando que de um tempo a esta parte, as ceratoses seborreicas aumentaram e a dermatologista me tranqüiliza dizendo que são erupções benévolas e que não devo me preocupar. Todavia, dado o caráter genético do problema, tenho que me contentar com as cauterizações que ela faz uma vez ou outra, de sorte a eliminar as degenerações do tecido, que se manifestam como grandes berrugas, que se não têm em si mesmas o rico de mal maior, influem na estética corporal.

Acreditem, nada disso, a não ser a ceratose e a micose, eram de meu conhecimento até há 6 meses.

Com efeito, foi  o AVC que fiz no dia 3 de outubro de 2010 e suas - felizmente pequenas e reversíveis - sequelas que, tendo me levado a procurar hospital desencadeou a série de exames que identificaram tudo isto aí em cima relatado. Nunca, em minha vida, havia sido submetido a ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética. Aliás nem sabia distinguir uma coisa da outra. Acabei tendo que fazer os 3 exames e mais os tradicionais como radiografia e os laboratoriais de praxe, como sangue, urina e fezes.

Alguém já utilizou a imagem, que repito aqui: é como se um carro velho fosse levado a uma oficina mecânica para revisão. Após o exame e testes nas peças do veículo, o mecânico diagnosticasse que o volante ainda está bom, mas será preciso botar um automóvel nele.

No meu caso, diria, sem cabotinismo, que o volante em bom estado é a minha cabeça, ou a massa encefálica nela armazenada.

Não sei se no próximo ano estarei apto a contar como estou de saúde; o que melhorou (será?) e o que piorou. Pode ser até que um outro pico hipertensivo, como o que me levou ao AVC -  porque minha pressão arterial chegou a 24 - seja fatal.

Prefiriria que fosse fatal a ficar dependente pelo resto da vida, vivendo vegetativamente.

Parece absurdo que numa data que deveria ser festiva eu esteja falando de doenças e risco de morte.Mas entendo que ao falar de minhas limitações e tendo consciência delas, venha a me cuidar e,  quem sabe, ter uma sobrevida de boa qualidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

BOM, HOJE VC. MEU AMIGO, JÁ ESTÁ COM 73, ISTO É, SE SOBREVIVEU, A TODAS AQUELAS MAZELAS, RELATADAS, EM 2011. ESPERO QUE SIM. EU FIZ 71 AGORA EM MARÇO PASSADO, E ME ANALISANDO CONFORME VC. FEZ, ACHO QUE ESTOU EM MELHOR ESTADO. MESMO ASSIM, JÁ PASSEI POR CIRURGIA NA PROSTATA E ABLAÇÕES PARA TENTAR ZERAR UMA ARRITIMIA BRABA,DE RESTO VOU EMPURRANDO COM A BARRIGA COMO SE DIZ, ATÉ ONDE DEUS QUIZER. VC. NÃO FALOU DA SUA SITUAÇÃO SEXUAL, MAS TAMBÉM NÃO DEVE ESTAR 100%, DEVE ANDAR LÁ PELOS 40%. MAS NÃO SOFRA COM ISSO, É ASSIM MESMO, VARIA MUITO POUCO DE PESSOA P/ PESSOA, QUE ESTÁ NESSA FAIXA ETÁRIA, E TEMOS DE NOS CONFORMAR. UM ABRAÇO, MELHORAS E BOA SORTE.

Jorge Carrano disse...

Caro Anônimo,
Antes de mais nada obrigado pela visita ao blog. Volte sempre.
Ainda não completei os 73 anos, mas estou em vias de completa-los. Será no próximo dia 21.
Não houve agravamento em nenhum dos problemas relatados. Um dos cálculos renais, o do esquerdo, cresceu mais um pouco e provocou com seu deslocamento para o ureter uma grave crise que me levou para a mesa de cirurgia, como já relatei aqui neste espaço não faz muito tempo.Foi destruído a laser.
Pretender 100% na atividade sexual, aos 73 anos é sonho impossível (nem com aqueles comprimidinhos mágicos, que, diga-se, não tomo), mas é possível ter bastante satisfatória para um homem desta idade.
A pressão anda sob controle com medicamento e as caminhadas e pedaladas na ergométrica ajudam.
Andei mais pessimista do que estou hoje. Acho que verei o Brasil perder, de novo, uma Copa do Mundo no Rio, como em 1950, pois temos um timinho muito fraco.

Jorge Carrano disse...


Cheguei aos 80, completados em 21 de abril deste ano de 2020.

As condições gerais, por incrível que pareça, continuam estáveis.

O comprometimento das carótidas piorou e chegou a 50% no lado direito. E a arritmia preocupa menos, segundo o cardiologista, do que o entupimento das coronárias.

A cabeça continua boa, memória preservada e raciocínio em boas condições.

Atendendo a curiosidade do Anônimo, manifestada lá no alto, informo que a atividade sexual, bem ... deixa prá lá... mas aos 71 anos quando escrito este post, estava 95%.