24 de abril de 2011

Balanço do feriadão

Tivemos um feriadão de verdade, autêntico, sem pontes ou enforcamento de dia de trabalho. Estou falando de Niterói, eis que no Estado do Rio, o dia de São Jorge é feriado.

Logo, tivemos, Tiradentes (21), Paixão (22) e São Jorge (23), e na sequência, o domingo de Páscoa.

A natureza fez a sua parte. Tivemos 4 dias deslumbrantes. Sol brilhando intensamente, num céu azul da cor de anil. Nem mesmo os carneirinhos que costumam flutuar, leves como plumas, denunciando a condição de nuvem, apareceram.

O mar, mesmo sem Icaraí, com águas límpidas e de uma serenidade de lago. Não exagero dizendo que os lagos andinos têm mais marolas, provocadas pelo vento, do que o mar apresentava nestes dias radiosos.

Quinta, 21, comememorei meus 71 anos com a família a minha volta. Beijos, abraços e livros foram os meus presentes. Os melhores que poderia receber, e rigorosamente nesta ordem. Telefonemas e e-mails também alegraram meu coração.

Sexta-feira, uma Paixão diferente dos meus tempos de criança, quando éramos proibidos de cantar e até mesmo falar um pouco mais alto. Nos veículos de comunicação, ao invés da sacra ou erudita, muita música popular.

Praias lotadas. Muito chopinho. Corpos sarados.

No sábado, 23, dia de São Jorge, não obstante o veto da arquidiocese, que proibiu missas, procissão e quaisquer festejos, a igreja do santo mais popular estava lotada.

Os devotos, filhos e afilhados de São Jorge não deixam de visitá-lo, basicamente para agradecer , eis que aqueles que Nele confiam e têm fé, não precisam pedir. Ele está sempre a postos, permanentemente nos protegendo.

No meu caso, além do mais, é meu parceiro profissional. Ou vocês pensam que meus bons resultados  devem-se apenas a mérito meu? Na verdade eu levo a fama, mas sou apenas um “laranja”. A inspiração é toda do Santo Guerreiro.

Finalmente, domingo. Páscoa, dia de comer muito chocolate sem sentimento de culpa.

A chuvarada do final da tarde de domingo veio a calhar para atenuar a alta temperatura, e começarmos a semana com clima ameno.

Nenhum comentário: