8 de agosto de 2015

Tudo poderia ser mais bacana




Por
RIVA






Em casa a semana toda fazendo homeoffice por conta de “problemas operacionais” na empresa, que algo me diz serão duradouros. Então tem aquela volta no quarteirão, nos quarteirões, no bairro todo, no calçadão, todos os dias.

Como bom observador e crítico ferrenho, sem exagero, não consigo enxergar uma coisa boa para contar aqui para vocês.

Calçadas esburacadas e desniveladas, sujas, jardineiras mal cuidadas (foram antes destroçadas pela prefeitura), postes prontos para cair, camelôs, gente mal educada, gente mal humorada (e com razão, certamente), trânsito infernal, estacionamentos irregulares, bueiros entupidos com lixo, desordem urbana total.


Dezenas de lojas fechando, placas de “aluga-se”, liquidação total para tudo (menos para remédios nas farmácias e alimentos no supermercado).

Obras irregulares, desrespeito aos horários de silêncio, até os mosquitos descacetaram. Não respeitam nem temem repelentes, em velhas ou novas fórmulas, agora mordem até o olho da gente. Um inferno.

O verão também perdeu o respeito pelo inverno, e o sol perdeu respeito pela chuva.

E o pior de tudo, o governo perdeu o respeito pela sua população, até pelos que nele votaram. Resultado ? Até o nordeste se voltou contra ela, a Enganadora, com brutais 71% de rejeição.


Tudo isso poderia ser mais bacana, mais suave, com dias mais felizes, com o dólar caindo e a Bolsa subindo, se ela renunciasse e nos privasse de um doloroso e caro processo de impeachment. Menos seria mais. Mais do mesmo, mas um mesmo menos ruim.


Tenho certeza que isso acontecendo, numa voltinha no quarteirão, eu não perceberia tanto as calçadas desniveladas e sujas, os postes tortos, as investidas dos loucos mosquitos suicidas, talvez o sol desse uma canja para uma chuvinha aqui e outra ali, para um verão com mais água, e as lojas arrancassem as placas de “aluga-se”.

Talvez até o Vasco se livrasse do rebaixamento no fim do ano. Tudo seria mais bacana. 

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Renunciar? Você acha que podemos esperar um gesto de dignidade vindo da Dilma?

Eu a vejo como numa cena cinematográfica de muitos anos, na qual o sujeito entrou inadvertidamente num trecho de areia movediça. Foi afundando e quanto mais se agitava na tentativa desesperada de sair, mais afundava. Até que foi engolido pela terra.

Esse caos em Niterói vem de algum tempo, com administrações corruptas e incompetentes. Com prefeitos preguiçosos e venais. Este atual aprofundou as mazelas da cidade. Também queremos o quê? O Pelé, no fundo no fundo tinha razão, o brasileiro não sabe votar.

Nossa cidade, com a arrecadação que tem e por sua localização privilegiada, deveria ser um brinco.

Lojas fechadas: parece que temos uma nova franquia bem-sucedida. A do passo o ponto. Li isto recentemente, e acrescentaria uma outra: vendo. Olha o PT outra vez responsável por este estado de coisas.

Jorge Carrano disse...

Aviso aos navegantes:
Como sabem o Pub da Berê funciona diuturnamente e noturnamente, nos moldes do definido pela presidente Dilma em sua fala de ontem.
Todavia amanhã, excepcionalmente, fechará a partir da s 10 horas só retornando na segunda-feira, no horário habitual. Folga do gerente que é pai de dois meninos que na pia batismal receberem os nomes de Jorge e Ricardo.
Bem, esta coisa meio colunista social dos anos 19590/1960, "que na pia batismal receberam os nomes de beltrano e sicrano”, aqui foi apenas uma maneira de dizer, posto que os dois não foram batizados.

Mas amanhã terá post inédito, com sugestão para os filhos, de todas as idades e sexos.

Riva disse...

Ela podia dar esse belo presente amanhã a todos os pais, pais-mãe e mães-pai.

Jorge Carrano disse...

Melhor sonhar com pares de meia, caixa de lenços, gravatas, estas coisas que os filhos davam no passado, com nosso próprio dinheiro (rsrsrs).

Agora, uma ou duas garrafas de vinho, um bom livro, por aí. Serão sonhos mais realizáveis (rsrsrs).

Riva disse...

Essa "com nosso próprio dinheiro" foi cruel, e .... verdadeira rsrsrs.

Lembro que ia na farmácia do S.Maia, escolhia uma colônia ou outra coisa qualquer, mandava fazer embrulho de presente, e ..... botava na conta do velho ! rsrsrsrsrs

Hoje, nessa idade, se pudermos almoçar juntos será um ótimo presente.

Jorge Carrano disse...

O mote do post de amanhã é este, Riva. União, compartilhamento, amizade, respeito e amor.

Riva disse...

...ou seja, FAMÍLIA, a base de tudo em nossas vidas.

#VoltaPatricia

#VaiDilma

Kayla disse...

Vcs conhecem a paródia que Millor fez com base no poema de Bandeira "Vou-me embora pra Pasárgada?"
http://www2.uol.com.br/millor/aberto/poemas/014.htm

Jorge Carrano disse...

Kayla,
Você foi buscar um mestre do humor,que misturava altas doses de ironia, sarcasmo e picardia.
Valeu!

Riva disse...

Kayla, matou a pau, resumiu TUDO.

Apareça mais vezes, apareça sempre !

Ana Maria disse...

Realmente a Kayla acertou em cheio. Confesso que não conhecia essa sátira do Millor. Até me ocorreu o poema do Manoel Bandeira, mas a réplica é mais pertinente.

Jorge Carrano disse...

Essas mulheres andam muito intelectualizadas. Citações de Bandeira e Millôr.
Quem bom!
Precisamos disso no blog.