6 de agosto de 2015

GRANDES ASSALTANTES

A história registra, no Brasil e no exterior, casos de grande repercussão de furtos de elevadas somas, sem derramamento de sangue.

Alguns dos  autores celebrizaram-se, outros já eram conhecidos. Em todos os casos  a ousadia, a cara de pau, a engenhosidade, foram fatores marcantes.

O primeiro que me vem  à mente ocorreu no Reino Unido. Numa  ação mirabolante , em agosto de 1963, 16 cúmplices assaltaram um trem que transportava depósitos bancários  da Escócia para Londres, na Inglaterra.

Levaram 2.631,784 milhões de libras esterlinas, que equivaleriam a 9,2 milhões de reais. O mais conhecido dos integrantes do bando, de nome  Ronald Biggs, conseguiu fugir da prisão e pouco tempo depois veio para o Brasil (paraíso de bandidos), onde se casou com uma brasileira. Por conta do filho que nasceu deste casamento, teve a proteção do estado porque pela lei o estrangeiro que tenha filho com parceiro brasileiro não pode ser extraditado.

No início deste século Biggs se entregou às autoridades britânicas.

Outro caso rumoroso resultou no furto da fantástica quantia de R$ 164.755.150,00, e ocorreu no Brasil, em agosto de 2005.

A vítima do furto foi ninguém menos do que o Banco Central do Brasil, no Ceará. Quer dizer, a vitima direta.

O assalto foi muito bem planejado e executado nos mínimos detalhes. Só que depois alguns participantes cometeram pequenas falhas que permitiram a policia  identifica-los e prende-los. Preso o primeiro ficou mais fácil alcançar os demais membros da quadrilha.

O outro grande assalto aos cofres públicos tem como cabeça pensante, segundo o Ministério Público Federal, um ex-ministro de Lula, ex-presidente do PT, ex-croque  (ou seria escroque?), segundo a Policia Federal, que se exilou em Cuba durante muito tempo e retornou ao país disfarçado e com identidade falsa. Gente fina!

Segundo os filmes de bang-bang aos quais assisti quando criança, malfeitores, assaltantes, colocavam um lenço encobrindo boa parte do nariz e a boca e, assim mascarados, assaltavam diligências e bancos.

Nos tempos modernos os assaltos são mais bem elaborados e com requintes de maracutaias  contábeis.  Existem várias quadrilhas atuando em diferentes órgãos e empresas públicas. Consta que o mentor intelectual, o poderoso chefão do esquema todo se chama José  Dirceu, ou se preferirem Carlos Henrique Gouveia de Mello, nome que dotou para retornar clandestinamente  ao Brasil. Ele  foi muito mais sofisticado, chique, fez uma operação plástica que modificou suas feições.

Como podemos verificar, aventureiros sem escrúpulos, audaciosos, destemidos (por que será?) com propósitos indeclináveis ou simplesmente por razões fisiológicas, por vezes - como no caso em tela – disfarçadas de ideológicas, metem a mão no dinheiro que deveria ser destinado a saúde, educação e segurança ada sociedade.

Mas esta canalha é boa de discurso e consegue iludir milhões de panacas até elegendo-se para o congresso nacional. 

Como poderemos adjetivar as passoas que, segundo dizem, fizeram doações espontâneas para que José Dirceu pagasse a multa que lhe foi cominada no processo do mensalão?

Ora, o cara recebeu muitos milhões de dólares, como propina por tráfico de influência, além de pagamentos por supostas palestras.

Alegou que não teria como pagar as multas impostas e pagaram por ele depositando dinheiro em sua (his) conta bancária.

Quem foram estas pessoas? Beneficiários das fraudes por ele perpetradas, das marmeladas nas licitações, e que deviam estes favores;  ou então por alguns, com perdão da palavra, babacas de carteirinha que deveriam andar de quatro com cangalha no lombo. 

Nota do editor: dispensadas imagens dos  marginais, para ilustração, porque são pessoas sobejamente conhecidas.

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

Lembro das várias versões cinematográficas da história de Jesse Woodson James, popularmente identificado apenas como Jesse James, um dos maiores bandoleiros americanos. Terror de bancos e das ferrovias.
Outro bandido célebre foi o Billy The Kid, que também virou lenda em Hollywood.

Aqui no Brasil, no post, não mencionei o Lampião, mas pelas mesmas razões que não citei os americanos acima: havia derramamento se sangue.

Jorge Carrano disse...

O dia 16 se aproxima. O que teremos afinal?
Leio logo cedo, sobre o governo Dilma:
http://oglobo.globo.com/brasil/datafolha-reprovacao-dilma-cresce-passa-de-collor-em-1992-17101506

Riva disse...

Algum evento que nos conduza a uma nova eleição é preocupante também ... estou imaginando quem seriam os candidatos, e em quem votariam os 51 milhões que votaram na Dilma.

Uma renúncia da Dilma seria talvez menos impctante para o momento. Acabaria o esforço estressante de um impeachment, o Temmer assumiria com a sua 1ª dama (hmmm), e as alianças seriam costuradas, só Deus sabe em que termos .... mas dessas alianças jamais nos livraremos, não é ?

Enquanto isso, a Lava Jato segue seu curso, se aproximando cada vez mais do mentor. Eu estou aguardando ansiosamente as delações premiadas do Duque, do Ricardo Teixeira, e a abertura da Caixa de Pandora do BNDES.

#ficaCristovao

Jorge Carrano disse...

O Temer, ontem, convocou a imprensa e fez um apelo ao congresso e a sociedade, para que façamos um esforço suprapartidário para salvar, não o governo, mas o pais, colocando-o de volta no trilho do crescimento econômico, com respeito às instituições.
Ora, não ouvi, em nenhum momento, ele dizer que Dilma irá reduzir os ministérios a um número civilizado e convidar pessoas ligadas aos partidos de oposição para compor um novo ministério, e ocupar cargos de segundo escalão.É claro que nos partidos hoje na oposição existem pessoas competentes, qualificadas, que poderão contribuir no governo.
Ora, se o esforço pedido é suprapartidário, o governo também deveria ser.

Riva disse...

As mentiras na campanha foram tantas que só isso já bastaria para anular a eleição. Quem votou nela foi enganado, escrotizado.

#voltaPatricia

Jorge Carrano disse...

Riva,
Não acha que estamos querendo muito, não? Queremos um mundo maravilhoso que só existe em sonhos?
#renunciaDilma
#voltaPatricia
#ficaCristovão
#devassanoBNDESjá

Jorge Carrano disse...

E o dólar bate em R$ 3,55.

Riva disse...

Freddy sempre disse que tenho Complexo de Peter Pan ... minhas atitudes, modo de vestir e ser atestam isso, segundo ele.

E crianças sonham, sonham muito ... rs

Assistindo ao RJ TV ... nenhuma dúvida que estamos em guerra civil. Cada vez mais em todos os bairros, cada vez mais a qualquer hora do dia e da noite.

Riva disse...

PANELAÇO aqui em Icaraí foi impressionante !!!!!

#DilmaRenuncia

Jorge Carrano disse...

SENSACIONAL o panelaço agora no programa eleitoral do PT com a fala de Dilma.
Apitos, buzinas e panelas batendo.
Não dava, mesmo que quisesse, para ouvira a fala da presidente tal o ruído externo. Bem, o ruído interno também, porque bati o sino que tenho e soprei o apito
Dia 16 tem mais.

Jorge Carrano disse...

Nem ladrão aprova o governo Dilma.
Assistam acessando:

https://www.facebook.com/nasruas/videos/869215983170300/

(selecione cole na barra do navegador)

Jorge Carrano disse...

Panelaço, repercussão:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/08/cidades-registram-protestos-durante-programa-do-pt-com-dilma-e-lula.html