18 de agosto de 2015

Jornalismo da Globo

Leiam sobre o fato e vejam o que foi noticiado pelo sistema Globo de jornais, rádios e televisão, a serviço do PT.


Um PAULISTA está passando suas férias no Rio de Janeiro, e resolve visitar um zoológico da cidade maravilhosa.

Durante o seu passeio, de repente, ele vê uma menininha se aproximando demasiadamente da jaula do leão. O leão, rapidamente, a ataca e, agarrando-a pela manga do casaco, tenta puxá-la para dentro da jaula para matá-la, sob os olhares de seus pais que, paralisados de terror, ficam gritando.

O paulista corre rapidamente para a jaula e, por entre as suas barras, acerta em cheio um potente soco, direto no nariz do leão. Gemendo de dor, o leão dá um pulo para trás, soltando a menininha e o paulista, com cuidado, a pega e a entrega aos seus apavorados pais, que, muito emocionados, ficam lhe agradecendo por muito tempo.

Um repórter, que assistiu a todo o desenrolar da cena, diz ao paulista :
 -- "Senhor, esta foi a atitude mais nobre e corajosa que eu já vi um homem tomar , em toda a minha vida".

O paulista responde:
 -- "Não foi nada de mais, realmente. O leão já estava preso, atrás das grades, e eu apenas vi esta menininha em perigo e fiz o que achei que era a coisa mais acertada a ser feita".

 O repórter diz:
 -- "Bem, eu lhe garanto que este ato de heroísmo não irá passar em branco. Eu sou um jornalista, e o meu jornal de amanhã trará esta história, estampada na primeira página."

E o repórter pergunta ao homem:
-- "Apenas para complementar a notícia, qual é a sua profissão, e qual é o seu posicionamento político ?"

O paulista responde:
-- "Eu estou atualmente em férias; sou Militar do Exército e nas eleições para Presidente votei contra a Dilma.

 O jornalista então se despede e vai embora.

 Na manhã seguinte, o paulista compra o jornal, curioso para ler como saiu a notícia sobre o salvamento da menininha das garras do leão; e, para sua grande surpresa, lê na primeira página:
"Radical de extrema-direita, ligado à ditadura militar,   ataca imigrante africano, e rouba o seu almoço."


Nota do editor: a historinha no zoológico é ficcional, já a posição política da Globo...

O titular do direito autoral, que não sei de quem se trata, poderá pedir que seja deletado este post, ou dado o crédito literário.

12 comentários:

Riva disse...

Tudo que nossos olhos enxergam têm um preço. Essa a realidade, simples assim.

Segundo O GLOBO, por exemplo, a PETROBRAS deverá desembolsar 1,6 bilhão de dólares para encerrar o caso nos tribunais americanos, como fez a SIEMENS.

Tudo tem um preço !

Aqui, agora, nesse momento, estão preparando a massa de uma grande e suculenta pizza para que nada aconteça com o "governo", tudo em nome da segurança, paz, e volta dos investimentos no país (vc investiria ?). Até o New York Times faz coluna hoje contra um impeachment no Brazilll ....

#VaiRodrigoNeves

Rachel disse...

Tenho acompanhado, intermitentemente (tenho outras coisas a realizar), as referências feitas a mim nesse blog, ora em tom de deboche, ora em tom irônico, sempre irreverentemente.
Venho manifestar meu pensamento sobre o que a primeira vista poderia parecer piada inocente. Acho que é muito tênue a linha divisória entre a jovialidade de espírito e a pobreza de espírito.
O comportamento infantil destoa muitas vezes do contexto da matéria publicada, tirando-lhe o mérito da abordagem inteligente e oportuna.
Tenho coisas mais importantes a fazer do que corrigir alguns erros de gramática, que podem ser minimizados com mais atenção dos escribas, quase todos com instrução de nível superior.
Façam ironias e comentários ácidos na medida certa e no momento oportuno. E falem com seriedade e moderação quando o tema assim o exija.
Felicidades!

Jorge Carrano disse...

Prezada professora,
Lamento muitíssimo se alguns comentários aqui veiculados provocaram mágoas.
Mil perdões.
Aceite nossas escusas, que envio em nome pessoal e, estou seguro, também de todos aqueles que transitam neste espaço.

Longe de nós qualquer intenção de ferir ou desrespeitar.

Jorge Carrano disse...

Não deixem de assistir esta entrevista. Selecione e cole o link na barra do navegador.
O Jô (comprado por Dilma) ficou mal na fita.

https://www.youtube.com/watch?v=zGu-BLxqsNg

Paulo Bouhid disse...

O Conselho da Petrobras aprovou a venda de, ao menos, 25% da BR distribuidora. Isso se chama "desinvestimento" no linguajar petralha. Antigamente, usavam o termo "privatização".

Jorge Carrano disse...

É isso mesmo. Lembro das ruidosas e agressivas manifestações na porta do prédio da Bolsa de Valores, lideradas por petistas violentos e analfabetos.

Eles não têm, e nunca tiveram, propostas melhores. Por isso, cedo ou tarde adotam os modelos capitalistas.

Rachel disse...

Não sou formada em letras. Nem fui “professora de português”. O eu fiz ao longo de trinta e três anos, até a aposentadoria, foi alfabetizar crianças e ensinar-lhes as mais simples operações matemáticas.
A memorização da tabuada era necessária, útil para toda vida. As cópias e ditados aprimoravam o vocabulário e ao mesmo tempo corrigiam erros de grafia.
Não se dizer se melhorou, mas o ensino hoje é muito diferente.

Jorge Carrano disse...

Seus ensinamentos sempre serão bem-vindos. E gostaríamos que fossem tão mais frequentes quanto possível.
Obrigado!
O ensino é diferente, a julgar pelos meus netos, mas o mundo está diferente. Não é?
Eu deveria ter dado valor aos cadernos de caligrafia, pois hoje nem eu entendo o que escrevo. Meus garranchos são ininteligíveis.

Riva disse...

Profª Rachel, seja muuuuuito bem vinda, e pode ter certeza que TODOS os comentários aqui postados foram 1000% respeitosos, irreverentes até, mas, de minha parte, tentando trazê-la de volta.

Estou imensamente feliz em saber que ainda nos acompanha, e espero, de coração, que participe em todos os posts que julgar convenientes sua participação.

Bj no coração !! E corrija nossos erros de Português, sempre que necessário ! rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Viu professora? O Riva, que é o participante do blog que mais cita seu nome e convoca sua intervenção, exprimiu o pensamento do todos nós que fazemos o Generalidades especializadas.
Temos consciência de que seu tempo deve ser canalizado para outros afazeres e responsabilidades. Mas não nos abandone.

Ana Maria disse...

Concordo plenamente, professora. Também me dediquei ao magistério nos anos 60, embora nunca tenha me aventurado em classes de alfabetização.
Creio que toda a aprendizagem depende dos três primeiros anos de escola, e inclusive, as alfabetizadoras recebiam um percentual a mais em seus salários.
Hoje o ensino mudou, os critérios mudaram e até os docentes diferem dos daquela época.
Deve doer numa professora aposentada os erros cometidos por secundaristas, resultado de um ensino deficiente.
Bom revê-la neste espaço.

Jorge Carrano disse...

Está vendo professora Rachel? São muitas as manifestações de apoio a sua participação do blog.
Sugestão: puxe nossas orelhas quando cabível, mas elogie quando o tema abordado seja de seu agrado e esteja bem desenvolvido. Combinado?