15 de agosto de 2015

Os obesos

Ando de ônibus diariamente, ou quase diariamente, porque somente de segunda à sexta-feira tenho que ir até o centro da cidade.

Dois ônibus cujo itinerário na ida é o mesmo, e que na volta fazem percursos quase idênticos, servem para mim à feição. Na ida a parada é quase defronte ao prédio em que resido (menos de 10 metros) e desembarco na esquina da rua onde mantenho escritório (cerca de 20 metros).

Claro que no retorno os locais de embarque e desembarque são invertidos. Inclusive posso embarcar na volta onde desembarco na ida porque as linhas em questão são circulares. Falo das 47A e 47B.

O percurso de volta é muito agradável, porque vencido o trecho que passa pela estação das barcas (praça Arariboia), os veículos enveredam pela avenida litorânea do Gragoatá até a Praia das Flexas, entrando em direção a Presidente Pedreira logo após passar diante do MAC (museu que é o cartão postal mais conhecido da cidade).


Aliás que por conta disto, quando retorno para casa mais cedo (por diferentes motivos), muitas das vezes sou solicitado a informar a turistas que utilizam esta linha (47B), que passa diante do museu, quando desembarcar. Tem uma parada bem defronte.

São italianos, alemães, chineses a até peruanos (sem discriminação) que visitam o MAC. Imagino que pela arquitetura do prédio e sua localização, e não pelo acervo.

Claro que quase todos trazem nas mãos um mapa turístico e claro que a todos respondo naquele inglês de dez mil reis do Yazigi. Menos, claro, para argentinos e peruanos que falam portunhol castiço.

Mas não é disso que pretendo falar (escrever) hoje.

Pela vez primeira observei e li um plástico colado nos vidros das janelas ao lado dos assentos destinados aos que têm preferência assegurada em lei.

Nele, o plástico adesivo,  há a mensagem sobre as pessoas que podem usar prioritariamente aqueles assentos que são em amarelo.

Esta lá, pouco mais ou menos, que se destinam aos idosos, grávidas, pessoas com criança de colo, deficientes físicos e... obesos.

Caramba, obesos? Nunca havia notado isto. Com que então obesos são equiparados aos portadores de deficiência (necessidades especiais na forma politicamente correta)?

Falta explicar para algumas modelos/manequins que se consideram obesas quando chegam aos 45 quilos que os lugares especiais não se destinam a elas.

Por fim registro minha indignação pelo fato dos idosos serem representados, graficamente, por um boneco curvado e apoiado numa bengala.


Não estou, ainda, curvado pelo peso dos anos, ou em decorrência das degenerações de coluna vertebral. E não uso bengala.

8 comentários:

Riva disse...

Sim, obesos são considerados deficientes físicos em vários países. Mas não sei dizer a partir de que peso ou tamanho uma pessoa é obesa.

Nos EUA é impressionante a quantidade de pessoas obesas em qualquer cidade, em qualquer lugar, mas obeso mesmo ! Muito obesos ! E os estudos indicam o fast food como a causa dessa obesidade impressionante na população americana. E não param de vender, como vendem ! Faz parte da cultura americana, e hoje em dia, mundial.

As companhias aéreas tentam até hoje solucionar o problema das poltronas para essas pessoas.

Acho que já contei aqui um episódio comigo e minha esposa, num voo San Diego-Houston. Era uma mulher muito gorda, e veio sentar junto conosco. Eram 3 horas de voo, e as 3 horas da viagem eu coloquei minha perna direita sobre as pernas da minha esposa, para essa senhora ter algum conforto na viagem.

Se vocês me perguntarem se como fast food, eu diria que dá água na boca só de pensar num Big Mac. Estou sentindo o sabor do danado só de escrever para vocês. Mas nem lembro a última vez que comi um. Passo longe !

Quanto à imagem em preto e branco que representa um idoso, pergunto : que desenho melhor os representaria do que esse, um cara curvado e com bengala ?

PS 1: and as always, soccer ... curioso para ver essa escalação do Vasco atuar hoje. Emoções à vista !

PS 2: ontem fomos no ROTA GOURMET no Campo de São Bento, Nikity, onde estão mais de 20 Food Trucks, com muita cerveja, hamburgers, gastronomia italiana, japa, mexicana, doces, tapiocas, chocolate, etc. LOTADO !! Preços variando de 15 a 30 reais. Vale a visita. Uma pena a "prefeitura" realizar 2 eventos de gastronomia na cidade, nas mesmas datas .... não dá para entender.


Jorge Carrano disse...

Qual é o outro Riva?

Ana Maria disse...

O conceito de obesidade é antigo e no final do século 19 criado por um matemático e estatístico belga chamado Quételet. Através de um cálculo simples (Massa dividida pela altura ao quadrado) se encontra o IMC - índice de massa corporal que irá determinar o estado de magreza ou obesidade.
Através de um continha e consulta à tabela, poderemos saber qual nossa situação atual.
Não há possibilidade de colar imagens aqui no comentário, portanto informo que o IMC acima de 30 já é considerado obesidade.
Basicamente, uma pessoa que mede 1,70 e pesa 92 quilos, pode ser considerada obesa.
Vcs devem estar se perguntado como sei isso, mas lhes respondo que tenho experiência no tema. Ex obesa mórbida, mesmo após cirurgia bariátrica ,me mantenho obesa.

Paulo Bouhid disse...

Still about soccer:

"Podem até não torcer pro Corinthians, mas dá gosto vê-lo jogar com dois bandeirinhas avançados pelas laterais e um juiz penetrando pelo meio da defesa adversária..."

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
Será preciso treinar e equipar os motoristas para que possam realizar os cálculos do IMC.

Faz todo sentido os Paulo falarem de futebol e Vasco neste post sobre prioridades em transporte coletivo. Afinal muitos dos jogadores do time são portadores de necessidades especiais ou, em outras palavras, são deficientes mesmo. Uns física e mentalmente.

No próximo ano "o sentimento continua" lembram?

Riva disse...

Eu conheço o IMC, pois o meu foi controlado por 2 anos numa época passada.

Mas a pergunta continua : como identificar um obeso, para saber se ele é deficiente e tem prioridade ?

- Por gentileza, cavalheiro, qual o seu IMC ?
- Hein ? O que é isso ?
- Ora bolas, é um indicador que diz se o senhor pode ou não sentar-se nesse banco.
- Sei lá do meu IMC !!
- O cavalheiro pode então por favor se retirar desse assento ?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carrano, o outro evento está acontecendo desde ontem na orla de São Francisco, inclusive com show ao vivo de rock, com a participação de Andy Summers, guitarrista da extinta banda POLICE.

PS 1: and as always, soccer .... Eurico arrumando as malas para a Sibéria.

PS 2: A Sibéria não merece isso.

Ana Maria disse...

É só olhar, Riva. Dá pra perceber se o indivíduo está muuuito acima do peso ideal.

Riva disse...

Ana, eu tenho hoje um IMC alto....: 27,14

Sou considerado uma pessoa marginalmente acima do peso. Para minha altura, meu peso ideal deve ficar entre 65,59 e 83,61 kg ( estou com 86 Kg, ou seja, 2,39 kg acima do peso máximo ideal).

E todos dizem que sou normal ou magro !

Com isso estou só tentando dizer que é difícil determinar o que é um obeso deficiente físico, porque pelo IMC não pode ser. Deve haver um outro limite para isso.

#VaiDilma