26 de agosto de 2015

Lula e sua ideia fixa por guerra

Noutro dia ameaçou convocar o "exercito do Stédile".
Agora, em discurso proferido na posse de diretores do SEBRAE, voltou a falar de guerra. Leiam:

"Temos que reconhecer que a situação é delicada, e que essa crise é, possivelmente, maior que a crise de 1929. E temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial. Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, porque... eu não admito que, uma guerra, para resolver um problema econômico, tenha 6 milhões de mortos".

Só mesmo uma besta quadrada poderia cogitar que a crise econômica mundial, e a brasileira em especial, teriam uma guerra como solução.

Sem  considerar os erros históricos e a confusão mental do orador. Não foram 6 milhões os mortos durante a guerra. Ele confundiu com o número estimado de judeus vitimas do holocausto.

A segunda guerra iniciou em 1939,  o que ele não sabe, pois se trata de um apedeuta de carteirinha, e, felizmente, a superação da crise de 1929, não precisou esperar até 1945, quando terminou o conflito mundial.

Lula não tem a mínima ideia das providências que Franklin Delano Roosevelt, adotou para tirar seu país da crise.  E não foi uma solução universal, porque a economia mundial não era globalizada como agora.

Cada vez mais  me envergonho deste molusco que acreditou ser "o cara".

NOTA DO EDITOR: depois de publicado (às 00:30 h), o texto acima, fui alertado por confrade, exatamente agora às 08:50h, que esta fala do Lula é de 2009. E enviou-me o link a seguir: 
http://www.abril.com.br/noticias/brasil/lula-afirma-crise-maior-1929-259821.shtml

Tal fato, entretanto, não invalida duas coisas: 1) o quanto ele é desinformado sobre história (política e econômica), e, 2) sua fixação por guerra: é só inverter a ordem dos pronunciamentos.

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

Aliás que as providências adotadas por Roosevelt foram diametralmente opostas as que o PT adota em seus governos desastrosos: ele enxugou a máquina do estado e reduziu impostos, entre outras medidas corretivas.

Jorge Carrano disse...

Se De Gaule disse ou não que o Brasil não é um pais sério pouco importa. O fato é que o Brasil é surrealista. Imaginem que dos 13 senadores que irão sabatinar o Janot, indicado para permanecer a frente da PGR, 10 estão sendo investigados na operação Lava Jato.
Leiam:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/08/senadores-investigados-na-lava-jato-vao-sabatinar-janot-nesta-quarta.html

Jorge Carrano disse...

Não precisava ser adivinho para imaginar que chegaria aos R$ 4,00.
Podem procurar porque no outro dia projetei este valor.

Jorge Carrano disse...

Leiam em:

http://oglobo.globo.com/economia/negocios/dolar-turismo-passa-de-4-em-casas-de-cambio-17309076

Ana Maria disse...

Agora eles tem em quem colocar a culpa. É a crise da China