11 de agosto de 2015

Para ficar registrado, mas apagar da memória

Estamos no outono de 2015, no mês de agosto, que pela crença popular é de desgosto, más notícias, tragédias. Será apenas uma rima? Agosto, desgosto?

Penso que não, coincidências ou não, muitas tragédias aconteceram neste mês. Lendas e tradições, mundo afora, dão conta de que as pessoas temem, respeitam este mês, por conta de circunstâncias ou fatos banais.

Por exemplo, as portuguesas evitavam casar neste mês, porque coincidentemente era a época em que os navegadores partiam para suas aventuras marítimas. Logo, a lua de mel ficava prejudicada. Nada a ver com mau agouro.


O fato concreto é que o mês foi batizado com este nome numa homenagem dos romanos a Augusto, fundador do império e primeiro imperador, que por sinal morreu em agosto.

Superstições, lendas ou coincidências, foi neste mês que alguns governantes perderam a vida, deram fim a vida ou renunciaram aos seus mandatos. Bem que a moda poderia pegar e termos um gesto de dignidade da primeira mandatária.

Juscelino
Nosso Watergate seria a Petropina (Petrobrás+propina). Sim, ela foi durante oito anos presidente do conselho de administração da estatal. 


Noutro dia, em Londres, um nobre da Casa dos Lordes, apanhado em orgia com mulheres e drogas, renunciou prontamente aos seus cargos no Parlamento. Mas dignidade, respeito, amor próprio essa gente aboletada no poder não sabe o que significa.

Vargas
Em agosto Juscelino morreu tragicamente numa viagem, Getúlio pôs fim a vida em face de pressões políticas  e nos USA Nixon teve que renunciar por causa de escândalo de espionagem. Quer dizer, ele teve a dignidade de renunciar.

Nixon
Aqui em Niterói o cenário é desolador, e não tem nada a ver com agosto. Ou, pelo menos, não apenas com o mês, pois o cenário vem se desenhando há algum tempinho. A culpa, sem sobra de duvidas é do PT, de Lula e Dilma, e da camarilha que os apoia. A sede de poder, que precisava ser saciada a qualquer preço, levou nossa economia a ruína. Porque a política econômica estava direcionada à reeleição.

E qual é o cenário aqui em Niterói, que não deve ser muito diferente no resto do país?

No comércio, os vendedores, aqueles que ainda não foram demitidos, estão com os braços cruzados nas portas das lojas, aguardando um freguês ocasional.

Quando anoitece, os bares e restaurantes, antes bastante frequentados, estão às moscas ou com as portas cerradas desde o anoitecer, porque ninguém mais ousa ficar na rua tal a insegurança reinante.



A solução eu sei qual é. Precisamos de um banho de otimismo, de crença no futuro. Como nos tempos do Juscelino, por exemplo. E para que isso ocorra a primeira providência é apear do poder o PT.

Se existem corruptores é porque tem quem se deixe corromper. Os empreiteiros não são inocentes (quem é?), mas encontraram nestes últimos governos condições apropriadas às maracutaias, fraudes e outros desvios de conduta.
  
Foi em agosto, lembram?

Nota do editor:  acessem http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/setor-publico-tem-pior-resultado-da-historia-para-junho-e-1-semestre.html

7 comentários:

Jorge Carrano disse...

Nenhum de meus amigos, parentes, clientes ou ex-clientes me cumprimentou pelo "dia do advogado".
Querem saber da maior? Neste país esculhambado o expediente hoje, nas serventias, é interno. O dia é do advogado, mas ninguém é atendido, senão em emergência.

Jorge Carrano disse...

Por falar em corruptores, não sei porque, o nome do Zé Dirceu me veio à mente.

Demorou um pouco mas a procurador da república Carlos Fernando Lima), integrante da Lava-Jato, afirmou que "A responsabilidade de José Dirceu é, evidentemente, aqui, como beneficiário de maneira pessoal, não mais de maneira partidária, enriquecendo pessoalmente."
Ou seja, farinha pouca meu pirão primeiro. Pena que o Millôr não esteja vivo para verificar que finalmente sua definição estava correta: era fisiologia e não ideologia. Ele se referia ao Ziraldo, mas se aplica a muitos outros.

Jorge Carrano disse...

Será que eu entendi direito? Dilma afirma estar muito interessada em propostas de Renan?

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/08/dilma-diz-ter-grande-interesse-em-propostas-de-renan-para-economia.html

O que falta para o fim do mundo?

Paulo Bouhid disse...

"Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal." (Millor)

Paulo Bouhid disse...

Millor sobre Chico Barraco:

https://www.youtube.com/watch?v=OutdHvCn8Qs

Ana Maria disse...

Parabéns pelo dia do advogado.

Riva disse...

Eu dei os parabéns por email.

Abs