5 de abril de 2015

UM FIM DE SEMANA EM NOVA FRIBURGO (RJ)



Por
RIVA








Estamos por aqui desde 1988, mas nossa casa ficou pronta em 1994. Fica em Duas Pedras, quase no pé da estrada que liga Friburgo a Teresópolis. É um condomínio bem bonito, super aconchegante, com uma boa infraestrutura, e apesar das reclamações de praxe, com administrações razoáveis.



Mas o objetivo do post é apenas pontuar o que normalmente fazemos por aqui, nos nossos fins de semana ou feriados prolongados.

Há uns 10 anos fazíamos o trajeto Niterói-Friburgo em 1h20min. Hoje, devido ao trânsito e aos 14 pardais, em 2h20min. Quando é feriadão preferimos ir pelo Rio, ao invés de via Itaboraí. Mais quilômetros rodados, mas com tranqüilidade. E ainda podemos degustar os ótimos pastéis de bacalhau da pastelaria no pé da serra de Teresópolis.

Quando chegamos sempre fazemos um pitstop na Padaria Super Pão, que tem realmente uma bela diversidade de pães que não existem em Niterói, pastas, frios, salgados, legumes, bebidas, com preços não muito agradáveis, mas ali encontramos muitas coisas que gostamos. Well, abastecidos, rumamos para casa.

Em casa, nosso dia a dia se resume a jiboiar ! Temos uma varandinha agradável, voltada para o verde, cheia de micos, sabiás, maritacas, bem-te-vis, cigarras e grilos. E em casa geralmente nos dedicamos (nós dois) a costura, leitura, música ouvida e tocada (meu violão e minha craviola de 12 cordas), minha SKY que trago para cá, drinks e acepipes, como diz o Freddy.

Nossos almoços são maravilhosos, em função da ótima qualidade da gastronomia em Friburgo. As melhores opções são o La Bamba (cozinha italiana), Sushiban (japa espetacular), Mariquinha (o único lugar no planeta Terra que faz uma comida caseira como a minha avó Carolina fazia, notável), Empório do Dengo (na estrada para Lumiar) e Viva-Rô (cozinha internacional de ótima qualidade). Claro que existem outras ótimas opções, que deixarei para o Freddy acrescentar e enriquecer nos comentários.


Hoje, por exemplo, sábado, fomos almoçar na Mariquinha, nossa comida caseira ....no meu caso, bife a milanesa, feijão, arroz, bolinhos de batata baroa, abobrinha refogada e couve com alho refogada. Preço ? R$ 39,00 o quilo. Existe a opção da Mariquinha sem ser a quilo, em outro local, mas eu evito porque é desesperador !!! Como uns 3 pratos e saio de lá no soro !! rsrsrsrsrs.





Não temos o hábito de sair para jantar, a não ser que role algum convite dos amigos daqui. Pedimos por telefone ou beliscamos as coisas compradas durante o dia. Preferimos ficar jiboiando em casa, ao som dos grilos, do violão, e às vezes vem um casal aqui para conversarmos até mais tarde. À noite é muito agradável. Hoje por exemplo temos 16º na varanda às 21h. Vinhozinho, whisky, tira-gostos mil.

Pela manhã geralmente tomamos o café e vamos caminhar no belíssimo Country Clube local, que internamente tem um percurso de 1.800 metros por volta. Que lugar bonito !




Autor do post

Autor e esposa, Isa
Para quem gosta de artesanato, Friburgo tem excelentes artesãos(ãs), com peças a preços muito bons, trabalhos muito bem feitos. E lingerie ? Mil lojas para a festa das mulheres, com preços maravilhosos !


Isa nas compras?

O comércio no Centro da cidade também tem muitas coisas interessantes, principalmente calçados e coisas para a casa, naquelas lojas de ferragens que raramente encontramos hoje em dia em Niterói. Vinhos bem baratos também. O inconveniente no centro é estacionar o carro ... só mesmo em estacionamentos pagos.

O passeio no teleférico local é imperdível, bem como, para crianças pequenas, os tradicionais passeios de charretes.

Geralmente partimos de volta para Niterói nos domingos, para almoçar com algum dos filhos rsrsrs.  E é o que faremos amanhã, Domingo de Páscoa.

Em resumo : venha passar um fim de semana aqui em Friburgo. É um programa legal para família ou casal, e muito perto do Rio e de Niterói. 

Vale a pena ! Uma bela cidade ! 

Nota do editor: o texto chegou de surpresa, ontem, sábado. Tive algumas dificuldades e não consegui contato com o autor. Fui na intuição.

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Que domingo futebolístico, hein, Riva?
Pensei que já vira tudo em futebol, mas perder de 5 para o Friburguense prova as coisas nunca estão tão ruins que não possam piorar.
Perder de 7 para a Alemanha, não dói tanto, quando se perde de 5 o time de Friburgo.
Acho que a escolha do tema do post já foi uma premonição, não foi não Riva?

Freddy disse...

O Eurico acaba de perceber que não basta conseguir penalties para o Vasco, ainda mais aos 45 do 2º tempo. Há que ter jogadores para botar a bola lá dentro.

Não vi jogo algum, só me guiei pelas resenhas. Parece que Fred tem razão: o futebol carioca está comprado. O mercado quer retorno financeiro e o Flamengo representa 50% da torcida. Há "necessidade" que ele ganhe, certo?

Riva disse...

kkkkkkkk ..... estou me lembrando dos 5 que tomamos do America RN em pleno Maraca !
Amigo, não costumo reclamar de arbitragem, mas o que esse canalha fez com o Fred hoje foi premeditado ! E é o mesmo canalha que deu aquele gol do Time do Mal contra o Madureira. Tem coisa aí !!
Como não detalhei as fotografias quando te mandei o post, aqui vai, em ordem :
- o nosso condomínio
- fotos da gastronomia de Friburgo ; a última é uma homenagem ao fato de eu ser músico (amador) .... enrolados de salmão com recheio de camarão no maçarico, e a Clave de Sol
- Country Clube
- Galpão de artesanato local

PS : quando será que vão abrir a caixa preta do BNDES ?

Freddy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.