12 de abril de 2015

Meus registros gastronômicos – parte III



POR
RIVA








Estamos agora em Portugal e Espanha, uma viagem maravilhosa que fizemos, e que está bem descrita em posts anteriores. Portugal é um desespero em termos de gastronomia ..... e no final, um pitstop nos EUA.

20 Bafana


A bafana é um sanduíche delicioso com um bife simples a milaneza de carne de porco, vendido em alguns Mc Donald´s da Europa. Não tem por aqui, não sei porque. Foi a única vez que entramos num MD por lá, e por mera curiosidade. Quando vimos a bafana, resolvemos comprar para experimentar. Está aí, gostoso, simples, com mostarda ou ketchup. Como vocês sabem, por aqui em Portugal come-se o tradicional “prego”, que é um simples pão francês com bife.

21 e 22 Solar dos Presuntos  e doces de Lisboa



A foto 21 é de um delicioso polvo com .... grelos e batatas esmurradas. O Solar dos Presuntos fica muito próximo do Rossio, e é um restaurante sensacional em termos de cardápio e ambiente. É todo decorado com camisas e apetrechos do futebol. No dia em que lá fomos eu estava com aquela linda camisa azul marinho do meu FLU, e foi o maior sucesso no restaurante, até porque o FLU estava bem na foto na época (2012).

A foto 22 mostra uma bancada tradicional de doces numa padaria de Lisboa.

23 Porco Preto em Monsaraz


Monsaraz é uma bela cidade medieval que dista apenas uns 30 km de Évora, no belíssimo Alentejo. Vale a visita. Uma belezinha.

A foto é de um prato super famoso em Portugal, o porco preto (eu não gosto, mas minha esposa adora). Quem quiser conhecer mais sobre o bicho, acesse o link que segue :

24 e 25 Óbidos



A foto 24 é de um cardápio externo de um restaurante de Óbidos, para vocês babarem ! rsrs .

A cidade é lindíssima. Uma visita imperdível – saiam pela manhã de Lisboa e estarão de volta no fim da tarde, a tempo de sair à noite em Lisboa. Uma hora de carro apenas. Tem muitos restaurantes e barzinhos legais.

Na verdade quase pernoitamos por lá, vindo do norte de Portugal, mas para quem está em Lisboa, é realmente um passeio de 1 dia.

Na foto 25, a matriarca está traçando um legítimo frango na púcura medieval. Eu fui de arroz de polvo, mas antes, traçamos  umas sardinhas grelhadas. Estou com água na boca só de relembrar ......

26  Frutos do Mar em Aveiro



Na foto, uma cataplana de frutos do mar, deliciosa, bem sortida. A cataplana é uma panela com o formato que vocês estão vendo, e existe em vários tamanhos. Pedimos um arroz para acompanhar. Azeite à vontade rsrsrsrsrs !

Aveiro é a Veneza portuguesa. Uma cidade bonitinha, parece Parati, cheia de canais por onde você pode passear nos moliceiros, aquelas gôndolas grandes com um cara explicando tudo sobre a cidade. Super barato, o passeio custava uns 5 euros por pessoa, e leva mais de uma hora.

 27, 28 e 29 A Galícia





Santiago de Compostela (Espanha), uma belezinha de cidade, sem falar no seu magnetismo.

Em termos de gastronomia, você não pode sair dali sem conhecer um polvo da Galícia, servido simploriamente com um pão e azeite. Peça um vinho fresco branco para acompanhar. O resto é o resto !

Nas fotos, polvo, lulas e mariscos. #simplesassim

PS : não deixe de assistir a MISSA dos PEREGRINOS na catedral, aos domingos ao meio dia. Arrepiante !

30 e 31 Restaurante Cheesecake Factory (EUA)





Na foto 30 uma visão interna do restaurante em Orlando, muito bonito. Conhecemos o de Las Vegas também, diferente em 2 andares, e muito bonito também.

O cardápio do Cheesecake é muito interessante, com bons preços, um ambiente nota 10. Coloquei na foto 31 a entrada, lulas com molhos, com um vinhozinho. Nos pratos principais fomos de frango a madeira (ela) e linguini de camarões (eu).

Se você não pedir o cheesecake de sobremesa, o garçon vai estranhar (rsrsrs), porque é a marca registrada do local.

32 Panquecas do IHop



O IHop é uma cadeia americana de panquecas. Mas o cardápio é impressionante, porque tem panquecas de tudo quanto é jeito, doce e salgada, para um simples café da manhã, ou para almoço ou jantar. Já experimentamos de todo jeito, deliciosas ! preços super legais !

Na foto, a matriarca traça uma de maçãs, pequenina kkkkkk  ..... babem rsrsrs !


THAT´s ALL, FOLKS ..... por enquanto.

Apreciem com moderação !


Notas do editor: os posts  anteriores, partes I e II, estão em :

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/04/meus-registros-gastronomicos-parte-i.html

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/04/meus-registros-gastronomicos-parte-ii.html


10 comentários:

Anônimo disse...

Alka Seltzer, Sonrisal, Engov, Sal de Fruta Eno, Epocler........

Jorge Carrano disse...

Isso aqui está virando "casa da mãe joana".
Vou instituir o "disque denúncia" do blog. Quem tiver pistas deste anônimo chato pode telefonar ou mandar e-mail.
Garanto sigilo absoluto.
E vou dar um prêmio a quem der informação segura que possa nos levar a este engraçadinho.
O prêmio será uma foto, de um dos pratos apresentados pelo Riva neste post.

Jorge Carrano disse...

Ainda sobre a culinária portuguesa e a da Galícia, acessem:

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/10/portugal-emocao-cultura-e-gastronomia.html

(copy and paste)

Freddy disse...

Frutos do mar à parte, com uma coisa eu concordo: comparando o mundo todo com o Brasil, é em Portugal que nosso paladar mais se delicia. Talvez seja óbvio, já que, tendo sido colonizado pelos patrícios, nosso cardápio básico seguiu o deles.

Andei por boa parte da Europa em 1977 e reconheço que gostei mais dos quitutes que comi em Portugal.

Bom domingo pra todos, mas o eu será brabo... Que gripe chata!
=8-( Freddy

Jorge Carrano disse...

Está acontecendo o festival/concurso Comida di Buteco. Alguém esta acompanhando, participando?

Esta gripe já passou aqui em casa. Foram 5 dias de desconforto: tosse, um pouco de febre e aquele mal-estar de tirar o ânimo até para ver a Paolla Oliveira ir até a janela espiar, só de calcinha...

Vitamina "C" e cama. E um xarope a base de mel, agrião e guaco.

Anônimo disse...

Comida e sexo, só tem graça pra quem está comendo. Foto gastronômica é pornogastronomia?

Riva disse...

Já eu vi o comentário do Anônimo por uma outra ótica ... a ótica de quem comeria toda aquela comida maravilhosa, e depois só com um ENO geladinho ou similares para não passar mal ! rsrsrs

Acho que estou de bom astral por causa do meu FLU ontem ... hehehe.

Sim, Freddy, Carrano e demais, Portugal é notável em termos de gastronomia. Qualquer povoado ou vilarejo que você entra e estaciona, encontra alguma coisa interessante para comer e beber, além da beleza da simplicidade local.

Dizem que a Espanha também é, mas infelizmente ainda não fiz a viagem que ainda pretendo fazer, pelo interior da Espanha.

Uma viagem espanhola, simples assim. Começando e terminando em Madrid, uma espécie de espiral espanhola - já está desenhada !

Boa sorte para vcs e a matriarca hoje no ex-clássico dos milhões ! Mas confesso aqui que quero pegar Aquele Time do Mal na final, se lá chegarmos. Eurico não .... uma vitória vascaína seria carimbar o Brasil Bandido no futebol do Rio.



Freddy disse...

Já que você abriu o leque para a Espanha, permita-me dizer que logo aqui embaixo, na terra de nossos hermanos, come-se muito bem.
A carne é tenra e saborosa, e os peixes são bons. Em Bariloche eu como truta quase todo dia, quando lá estou. São daquelas rosadinhas por dentro - truta é parente de salmão. Deliciosas.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Se Riva gosta de peixes e frutos do mar, deve achar a Galicia um paraíso.
Naquela região tem a cidade de Vigo, que tem o maior porto pesqueiro de todo o continente europeu.
Come-se boas paellas também em A Coruña (ou La Corunha) e mesmo em Santiago de Compostela que é a capital da Galiza.

Riva disse...

Passei por Vigo a caminho de Santiago de Compostela, vindo do Porto, e deu para ver a quantidade de "currais" aquáticos por onde passei. Na verdade, já contei aqui, entrei em Vigo e me perdi .... rsrsrs.

Em Compostela, chegamos no domingo ao meio-dia e saímos da cidade na 2ª feira pela manhã, mas deu para 2 refeições e beliscar alguma coisa, como vcs perceberam nas fotos ... rsrs. Frutos do mar simples e maravilhosos !

Percorremos bem o centro da cidade e as vielas em volta da catedral, tudo muito bonito e um ambiente alegre e de magia. Uma bela cidade. Vamos voltar, com certeza, para ficar mais tempo, e quem sabe, fazer um dos caminhos de Santiago - o mais curto deles, claro.