17 de abril de 2015

Professor reprova a turma inteira

Tratar igualmente os desiguais é a coisa mais idiota concebida por uma cabeça humana. Deve ser coisa de um desiludido, depressivo, com transtorno bipolar, perdedor, fracassado.
A partir desta ideia bizarra, alguns outros poucos enxergaram uma maneira de ganhar, ter vantagem sem esforço. E aderiram ao pensamento.
O texto a seguir publicado, que deve estar circulando bastante na rede, chegou até minha caixa postal através de dois remetentes, aos quais agradeço: meu filho Jorge e Marcia, amiga de São Paulo.
Pouco se me dá se é fake, se é ficção, se é apócrifo, se é boato, se existe ou existiu tal professor. Pelo link que me enviaram cheguei a um blog (http://mrsucesso.com/2015/03/13/voce-nao-vai-acreditar-porque-um-professor-de-economia-reprovou-a-turma-inteira/), cujo manager explica que o post foi baseado numa história de Adrian Rogers. No Google encontrei sobre o possível responsável pela pesquisa/estudo o que se contém no sitio abaixo:
Para mim, vale como  metáfora do Brasil atual, ou do Brasil do modelo para o qual caminhamos.
Eis a história do professor que teria reprovado toda a turma, com base em experimento socialista:
Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.
Essa classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.”
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria, ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.
Após calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos, esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos mas, as desavenças entre os alunos, a busca por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.

O professor explicou: “O experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande”. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto o exemplo de Cuba, Coréia do Norte, Venezuela. E o Brasil e a Argentina, que estão chegando lá…”

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;

2. Para cada um recebendo sem ter que trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;

3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;

4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;

5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, chegamos ao começo do fim de uma nação.

É o mais puro retrato do Brasil que vivemos.

O autor encerra seu post citando frase recorrente de Margaret Thatcher. Algum reparo a fazer na frase da estadista inglesa?

“O SOCIALISMO DURA ATÉ ACABAR O DINHEIRO DOS OUTROS”.

17 comentários:

Anônimo disse...

Foi esse conceito socialista que originou a célebre frase do maquinista da estrada de ferro da antiga URSS: Eles fingem que me pagam e eu finjo que trabalho.

Jorge Carrano disse...

Esse é um dos males, Anônimo.
Se você trata a todos igualmente, sem levar em conta o mérito, certamente levará os que trabalham seriamente ao desânimo. E os que por natureza já eram indolentes ai mesmo é que encostarão o burro na sombra porque imaginam que outros trabalharão por eles.
O socialismo é uma abstração inaplicável, inexequível.
Mas tem aproveitadores que manipulam os menos esclarecidos como atores de marionetes.

Riva disse...

Não consigo entender um cara dizer "eles fingem que me pagam e eu finjo que trabalho".

Caraca ! ... se os caras fingem que te pagam, você está fazendo o que ali ?... como paga suas contas, como põe comida na mesa ? Vai vender lâmpada queimada na Travessa dos Poetas, que vai ganhar alguma coisa e ver muita gente bonita passar ! Isso nada tem a ver com socialismo. Porque nesse caso você tem opção, tem escolha. Está ali porque é um parasita mesmo.

Socialismo é pior ! E está muito bem exemplificado no post.

Lembram quando tínhamos que formar grupos de estudo na escola ou na faculdade ? E quando era o professor que dividia os grupos ? Era um terror, porque você não queria os chupa-sangue socialistas !

Na mesa de um bar um dia posso contar a vocês o que fiz com um cara desses que caiu no meu grupo !

No Brasil Bandido atual, não vejo NENHUM sinal de reversão desse caótico futuro das nossas próximas gerações. Aguardemos os próximos meses se surgirá alguma luz nas trevas.

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Esta história levantada pelo Anônimo, parece ter raízes na realidade, não seria pura lenda.
Ocorreu, ou teria ocorrido, nos tempos em que o regime político na URSS era absolutamente fechado e a economia centralizada.
Não havia alternativa senão trabalhar para o estado.
Com o tempo a história foi sendo disseminada, universalizada, a ponto do jogador Vampeta haver parafraseado o maquinista soviético, quando jogava acho que no Flamengo.

Riva disse...

Ok ... é que fiz o comentário inserindo a frase em outro contexto, no nosso cenário atual, onde o indivíduo tem opções (por enquanto).

Freddy disse...

Esse texto, que já veio disseminado no Facebook, me lembra um filme que tem proposta similar, só que ligada ao nazismo. O nome é "A Onda" - The Wave e passou na TV.
Os alunos não acreditavam que hoje em dia alguém pudesse ser enganado a ponto de embarcar num fanatismo político ao estilo nazista.
O professor era bom, cara!
E o filme muito legal.
O final arrepia.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Depois de todos os escândalos envolvendo a cúpula do PT. Depois da filiação ao socialismo bolivariano, depois da "importação" de guerrilheiros haitianos, venezuelanos e angolanos, depois do incentivo e até patrocínio de incursões predatórias dos desocupados do MST, depois da importação de "médicos" cubanos num indecente programa de financiamento ao governo dos Castro. Depois de Dilma sugerir dialogar com o Estado Islâmico. Depois de tudo o mais que diariamente chega aos nossos ouvidos, o que tem a dizer seu amigo petista de Petrópolis?
Fico curioso como é conversar com um petista, sem vomitar.

Jorge Carrano disse...

Até estranhei, a Globo apresentar esta matéria. Assistam:

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/14cbce5360d01dd3?projector=1

Anônimo disse...

Foi sobre este episódio do maquinista, citado pelo manager, que me referi. Na época teve grande repercussão.

Riva disse...

O merdalhal resultante disso tudo é uma violência extrema para tomar de quem tem.

No Facebook, onde apenas participo tirando uma casquinha da minha mulhr, há alguns petralhas, que por incrível que pareça, não entendem que a SEGURANÇA do ir e vir é a base de tudo, e uma consequência direta da .... EDUCAÇÃO.

Não temos NADA se não pudermos ir e vir com tranquilidade ao trabalho, à escola, na casa de amigos, restaurantes, teatros, passear, etc ...

Não sei de onde é o Anônimo, o ÚNICO recente participante do blog além do administrador, do Freddy, eu e Ana Maria. Mas aqui em Niterói a coisa está negra em termos de assaltos diários em qualquer lugar e a qualquer hora.

Eu só saio de táxi, e levo o mínimo necessário comigo. Não temos tranquilidade para comprar um cacho de banana na esquina.

Se a população se armar - e parece que está pensando nisso - teremos cenas dos tempos de Wyatt Earp por aqui .... talvez até duelos ao entardecer.

Mas na verdade, hoje, pelo menos no Twitter, todos só pensam nos jogos das semifinais do mega estupendo campeonato carioca de futebol. O resto fica pra 2ª feira .....

Viva o povo brasileiro !

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Pelo "Viva o Povo Brasileiro" você terá que pagar direitos aos sucessores do João Ubaldo Ribeiro (rsrsrs).
Já a citação do ex-xerife de Wichita, me lembra da amiga Beth, que mora naquela cidade, e anda sumida do blog (rsrsrs).
Amanhã será publicado seu post, que trata um pouco do cotidiano de nossa abandonada cidade.
Bom final de semana!

Riva disse...

Vou encerrar minha participação nesse excelente post com uma atualíssima letra de música do Legião Urbana, cujo autor infelizmente já faleceu há alguns anos, mas sua angústia ainda nos atinge .....

Que País É Esse
Legião Urbana

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Riva disse...

Está demais :

Arrastão hoje cedo na Dutra, na saída das famílias para o feriadão. 15 caras armados ! Tiroteio, carro incendiado, 5 carros roubados, etc.

E mais : Financial Times diz que o HSBC estuda a venda de TODA a operação de varejo no Brasil !

Só isso.

Freddy disse...

Aproveitando para voltar à eventual conversa com petista sem vomitar... Por incrível que possa parecer a você, meu caro blog manager, é possível passar uma noite inteira batendo papo, petiscando e bebendo junto da família e amigos (petistas ou não) SEM falar de POLÍTICA.
Sabia?
É como convivemos, esse meu amigo petista e eu. Não raro vou a Petrópolis e saímos juntos - nós e nossas esposas, para noites agradabilíssimas no Bordeaux, no Luigi, na Cervejaria Bohemia...
<:o)

Jorge Carrano disse...

Caero Freddy,
Eu fiz uma provocação, como você reagiu fico mais animado ainda, para continuar espicaçando.
Existem traficantes porque existem viciados em drogas. Existe governo petista, com sua falcatruas e incompetência, porque existem petistas que os elegem.
Simples assim.
Se eu fosse sindico do prédio onde resido, petista teria que utilizar elevador de serviço.
E se tivesse cliente petista denunciaria às autoridades sanitárias, como portador de doença infecto-contagiosa.

Freddy disse...

Aliás, ontem mesmo ele esteve aqui em casa.
<:o)

Riva disse...

Eu separo bem esse assunto. Existem petistas e petralhas, e a diferença é abissal.

Tenho amigos petistas, que com certeza têm desprezo por essa corja que lá existe, como existe em qualquer outro lugar.

Eu, particularmente, sou apartidário, porque simplesmente inexistem partidos políticos no Brasil.Eu vou pelo caráter e idoneidade das pessoas. E conheço adeptos desse pseudo partido, o PT, que são excelentes pessoas mesmo.

Aquela velha máxima deve ser sempre preservada em encontros com os amigos : nada de religião e política. Futebol depende também .... rs