10 de abril de 2015

Meus registros gastronômicos – parte II



Por 
RIVA







Dando continuidade, os registros de hoje são exclusivamente de uma cidade excelente em termos de gastronomia : Nova Friburgo, RJ. Aliás sobre quais são as cidades nota 10 nesse quesito, devo dizer que em nossas andanças por muitos lugares, nada se compara a São Paulo capital. Inigualável em qualidade e diversidade. Quando falo em qualidade, inclui-se também o ambiente, conforto, atendimento, drinks e bebidas.

10 Sanduba caseiro


Hehehe, uma das minhas especialidades, criar sanduíches. Esse é de pão francês da Super Pão da cidade, fatias de pastrame, pasta de alho da padaria e alface. Um tinto acompanha bem.

11 e 12 Tataki e Yakisoba no Sushiban




Consideramos o Sushiban um dos melhores japas que conhecemos. Fica localizado quase no fim da Via Expressa, em direção ao Cônego.

O tataki é uma bela entrada de cubos de sashimi, misturados com maionese e temperos. Só escolher a cerveja de sua preferência. O yakisoba da foto é de frutos do mar, que vem com um molho diferenciado maravilhoso. Sem exagero, depois de uma entrada, dá para dividir até um ½ yakisoba. Minha nora adora o de camarão. Preços bem razoáveis.

13 e 14  Empório do Dengo



As fotos 13 e 14 são de excelentes petiscos do Empório do Dengo, da Dona Eva. Pegando a estrada para Lumiar, percorre-se uns 6 km e à sua direita, numa subida com curva à esquerda, surge o belo restaurante, rústico, que vende algum artesanato e iguarias também. À noite tem música MPB ao vivo, mas leve agasalho ! rsrsrs.

As fotos são de saborosas almôndegas e pastéis de truta, que vêm com uma geléia de pimenta adocicada muito boa. Gosta de um belo cozido ? Pode pedir ......  Caipivodkas são muito bem dosadas.  Mas um alerta : slow food ! não tenha pressa com o atendimento ......

15 Filet Mignon no Ouverney



É um restaurante na estrada saindo de Friburgo. Boa sinalização para achá-lo. Nosso garçon Romário atende sempre com muita cortesia. Cardápio bem variado de carnes, aves, peixe, e nunca nos decepcionamos com nenhum pedido. Todos muito saborosos. O filet da foto vem com purê de baroa e saladinha básica.

Tem uma boa variedade de coisas para vender, tipo biscoitos, frios, mostardas, etc.

16 Cubos de Aipim



Coloquei essa foto porque em Friburgo o aipim é servido como tira-gosto em muitos restaurantes, solitário ou acompanhado de carne seca, ou com filet aperitivo. O registro é a qualidade do aipim local. Derrete na boca ! Vai uma cervejinha geladinha ? Simmmmm !

17 e 18 Viva Rô




Sem dúvida um restaurante diferenciado. Cardápio reduzido, com menu semanal. O cozinheiro é um suiço dono do local, e como faz pratos maravilhosos ! As fotos são de um arroz de camarões e de um filet com rosti. Sempre com uma boa taça de vinho.

Esse é um daqueles restaurantes que é só fechar os olhos e colocar o dedo no cardápio – com certeza a escolha terá sido boa.

Se forem à noite, agasalho é fundamental, pois ele se localiza numa região bem úmida e fria da cidade, e escondido. Não adianta eu tentar explicar como se chega lá .... melhor checar na web. É fácil chegar, mas difícil de explicar .....

19 Teppan Yaki de Dourado


Mais um prato japonês, de um novo restaurante no Cônego, o San Sushi. Uma residência agradável transformada em restaurante, com um enorme estacionamento próprio.

O Chico e a Christianne são os donos, e trabalharam muitos anos no Sushiban. Uma continuidade da qualidade dessa gastronomia local.

Por enquanto é isso. Apreciem com moderação ! rsrsrs
  

10 comentários:

Jorge Carrano disse...

Para onde mando as faturas destas mensagens comerciais?

Freddy disse...

E eu preocupado com minhas indicações de Gramado...
<:o)

Riva disse...

Confesso que não sei se darei segmento à série. Pode até ser que tenha gente lendo, mas realmnte é desestimulante a ausência de comentários.

Freddy fez mais um belo post sobre Gramado, e fora os seus próprios comentários, só teve um, que foi meu.

Será que se escrevermos sobre assassinatos, parlamentarismo tupiniquim, Renan Calheiros, BBB 16 o próximo, estado islâmico, time do Madureira, BNDES, dará mais Ibope ?

Riva disse...

Mestre, por favor corrija segmento por seguimento

Obrigado, de nada !

Freddy disse...

O próprio Riva já teceu argumentos acerca de blogs estarem ou não em término de vida útil como meio de divulgação. De fato, hoje em dia as pessoas se comunicam com no máximo 140 caracteres,e já ouvi gente dizer que um e-mail que ocupe mais que uma página é longo demais.

Não sei onde isso tudo vai levar. Não sei esmo. Um recurso muito usado em textos técnicos é fazer um resumo de poucos parágrafos e depois o texto completo. O cara lê o resumo e decide se continua ou desiste. Pode ser uma nova formatação de texto a ser usada aqui.

Já aceitei levar pneu, pois sabemos sabemos que muita gente lê e não comenta. Já acessei muito blog por aí com conteúdos interessantíssimos sem comentário algum. O manager não está nem aí para o retorno, até porque às vezes é inútil. O objetivo é deixar publicado na rede algo de sua autoria que um dia pode ser importante para alguém. Ou apenas para si mesmo.

Por mim, bola pra frente, já ultrapassei a fase de frustração.
Bom fim de semana a todos.
=8-)
Freddy, gripado (chegou a minha vez!)

Freddy disse...

Com relação aos posts sobre experiências culinárias, há que considerar que nem eu nem Mary somos consumidores de frutos do mar.

Eu ainda como camarão de vez em quando e gosto de peixe (não cru). Mary, do mar, só bacalhau e truta - e a minha pasta de atum.

Como o foco de Riva sempre foi frutos do mar, com exceções aqui e ali que apenas reforçam a regra, fica difícil julgar.

<:o) Freddy

Riva disse...

Mas não tem só frutos do mar. Nesse por exemplo tem almôndegas, filet mignon do Ouverney que vc tão bem conhece, pastéizinhos de truta, aipinzinho, filet do Viva Rô ...

Pensei que você, Freddy, iria complementar com suas experiências de Friburgo, que são dezenas, tendo sido morador da cidade.

Um claro exemplo de desestímulo para comentar, que deve ser o mesmo que aconteceu com muitos outros que por aqui passaram. Explicações ?

Sei lá, o mesmo assunto de sempre, assunto chato, os caras só falam de coisas de fora do Brasil, tenho mais o que fazer, etc. No seu caso, Freddy, foi por que ?

Freddy disse...

Não frequentei Mariquinha mais que 2 ou 3 vezes, muito menos o kilo (argh).

La Bamba é um excelente custo benefício, mas não é gourmet.

Bräun & Bräun ficou ruim porque a cozinha não é regular, a cada vez a comida vem de um jeito.

Em termos de barzinho recomendo o Bon Vivant, no baixo Cônego, mas não o Zaratrustha ao lado, hoje do mesmo dono. Ainda no baixo Cônego tem o Oca Maloca, muito legal - tem uma filial no centro.

O Ouverney tem bons pratos, mas fica na estrada, assim como o Bräun & Bräun, Viva Rô, Dengo...

Veja bem... O que acabou com Nova Friburgo foi a LEI SECA. Depois dela implantada, nunca mais tive a liberdade de ir e vir para degustar o que quero na hora que quero. Ter de gerenciar com quem eu vou, quando e de que modo vou voltar numa cidade sem infraestrutura de transportes é muito ruim mesmo.

Não reclamo em Niterói porque moro no polo gastronômico. Faço tudo a pé. E se quiser táxi para ir a um restaurante mais distante, tem a qualquer hora. Isso não acontece em Friburgo, a menos que você comece a fazer um esquema com um e outro taxista, é uma mão de obra danada... Falei do preço do táxi? Nem precisa, caríssimo.

=8-/ Freddy

Riva disse...

Não estávamos entrando em detalhes de infraestrutura de ir e vir aos locais. Se for assim, esquece quase tudo que postei - Florida, Las Vegas, Espanha, Portugal, Friburgo mesmo, etc ...tudo caro de ir e vir. Bota caro nisso ! rsrs.

O foco é a qualidade da comida, do restaurante, com dicas da cidade em relação à gastronomia.

Em qualquer dos casos existe uma lei seca. Aqui no Brasil ela é tolerância zero em qualquer cidade. Nos EUA, em geral, se vc for pego num problema de trânsito e tiver bebido muito, trolha. Inclusive para quem te vendeu.

Aqui em Niterói, quando saio, vou e volto de táxi.

Só uma observação sobre a Mariquinha ... a comida a kilo deles tem exatamente a mesma qualidade da de rodízio, da Pensão : maravilhosa ! Com uma vantagem : você pode comer menos e pagar muito menos.

Na Mariquinha rodízio você vai deixar uns 50 reais por cabeça. Na kilo, às vezes deixo menos de 20 reais, comendo exatamente a mesma coisa ...minto .... com uma diversidade de comidas bem maior.

Valeu o comentário ! Mais um ... rs

Freddy disse...

Vale acrescentar que o meu "argh" quanto ao kilo da Mariquinha não se refere ao cardápio e sim ao sistema kilo.

Sou um opositor ferrenho desse tipo de serviço, ainda mais naquele formato em que você caminha por um corredor estreito, vai pedindo, o atendente coloca e... se você por acaso perceber que gostaria de comer algo que ficou pra trás, fodeu! Tem uma fila inteira empurrando você pra frente!

Em alternativa à la carte, aceito um bufê a preço fixo, onde se pode ir e voltar com tranquilidade para se servir e voltar a servir, repetindo com calma tudo o que provou e gostou.
Experimenta fazer isso num kilo na hora do rush do almoço!
<:o)