24 de abril de 2015

A história irá se repetir?

Na temporada de 2013, nesta mesma fase semifinal, o Bayern massacrou o Barcelona, eliminando a equipe catalã da competição: 4X0 e 3X0. Inquestionável.

Guardiola já não era o técnico do Barça, mas não tinha ainda assumido o Bayern.  Quem comandava o Barcelona era o Tito Vilanova. Nenhuma desonra em ser eliminado pelo Bayern, naquela edição da Champions, porque foi o ano em que a equipe bávara ganhou a tríplice coroa: campeã da Bundesliga, da Copa da Alemanha e da Champions League.

Este post poderia ser intitulado “Os filhos de Mazinho”.

Com efeito, o ex-jogador Mazinho, ao contrário de outros jogadores mais famosos, casos de Pelé, Zico, Dinamite, Bebeto e Romário, tem dois filhos que são ótimos jogadores, conceituados e valorizados no mercado europeu. Falo de Thiago Alcântara, ora no Bayern (mas já foi do Barça),  e de Rafinha, que joga no Barcelona.

Não confundam este Rafinha com seu homônimo, lateral direito do Bayern, agora titular desde que o Philipp Lahm passou a atuar como volante na equipe de Munique.

O Thiago Alcântara é um ótimo jogador, outro que o Brasil perdeu por descaso dos dirigentes. Ele tem tripla nacionalidade e poderia ter sido convocado para a seleção brasileira.

Mazinho deve estar como pinto no lixo, com dois filhos em equipes de prestígio e com possibilidade de conquistar a Champions este ano. Um em cada equipe. Com certeza terá um filho disputando a final.

Outra curiosidade resultante do sorteio dos cruzamentos, realizado hoje, é que Guardiola dirigiu e fez nome no Barcelona e agora tenta repetir o feito no Bayern. Só que na equipe alemã não implantou o tiki-taka tão criticado por alguns.

Luis Henrique, ora técnico do Barcelona, foi companheiro de Guardiola, no Barcelona, pois dirigia a equipe “B” do clube espanhol, enquanto  Pepe dirigia a equipe principal.

Quem se deu melhor no sorteio foi o Real Madrid. Vai enfrentar a Juventus, fazendo o segundo jogo em casa, em Madrid.

A equipe italiana é a mais fraca, teoricamente, mas não será uma empreitada fácil para os madrilenhos (madrileños).

Zidane, agora assistente no Real Madrid, jogou muito pela Juventus, assim como Carlo Ancelotti atual treinador do Real, foi técnico da Juve durante três temporadas.

Teremos ótimos confrontos para assistir, a partir de 5 de maio. 

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse Thiago, filho do Mazinho, é o camisa 10 que todas as equipes brasileiras querem contratar. Joga muito.

Riva disse...

menos, menos .... muito menos !

Com esse comentário, esse Anônimo deve ter no máximo uns 25 anos de idade. E se bobear, nunca chutou nem bola de meia ! rsrs

Jorge Carrano disse...

Riva e Anônimo,
Menos para os dois (rsrsrs).
O Thiago joga bem. No post até lamentei não ter sido convocado pela CBF, que vacilou.
Ele e o Philippe Coutinho são os melhores jogadores brasileiros em atividade na Europa, no momento. Tirante, claro, o Neymar.
A séria contusão do Thiago, que o tirou dos gramados um longo tempo, atrapalhou a carreira dele no Bayern.
Guardiola fez questão de eleva-lo do Barcelona para o Bayern, porque ele precisava ter um Iniesta no time.
Riva, presta atenção na visão de jogo do Thiago, na precisão os passes. É um talento mesmo.
Esse encontro está sendo considerado a final antecipada.

Jorge Carrano disse...

O Fluminense quer recontratar o zagueiro Antonio Carlos e o Vasco quer contratar o volante Diguinho.
Depois querem que eu assista campeonato Carioca.

Anônimo disse...

Quanta saudade de meus 25 anos. Conheci Castilho, Pindaro e Pinheiro, no Fluminense. Barbosa, Augusto e Wilson no Vasco. Garcia, Tomires e Pavão, no Flamengo.

Assisti Zizinho e Jair Rosa Pinto, em fim de carreira, mas ainda jogando muita bola.

Para seu governo fui um bom centerfoward. Sabe o que é isso?

Jorge Carrano disse...

Com que então o caro Anônimo é meu contemporâneo das lides e das arquibancadas futebolísticas.
Vi todo este povo jogar. Zizinho era de São Gonçalo e jogou no Carioca, clube presidido por meu pai,. Depois veio para Niterói, para o Byron, e daí para o Flamengo. Assim como Pelé, também acho que ele foi um dos maiores jogadores de todos os tempos.
Ao trio final do Vasco, citado por você, faço apenas o reparo de que o Rafanelli jogava mais bola do que o Wilson.
Mais tarde tivemos uma defesa mais sólida, apelidada de "casa de força", com Carlos Alberto, Paulinho, Beline, Orlando e Coronel. Bons tempos.
O futebol era jogado em outra rotação, com mais técnica menos vigor físico.
Verifico que você gosta mesmo de futebol e está atualizado com o que acontece pela Europa, onde (e digo com tristeza) se joga o melhor futebol no momento.
Assim como no teatro bons atores e bom texto fazem a peça ser boa; no cinema um bom roteiro e bom elenco fazem do filme um sucesso; no futebol bons artistas e boas estratégias de jogo fazem o espetáculo ser bom.
Os bons artistas jogam lá no velho continente.
Já apensou uma final de Champions entre Real Madrid e Barcelona, com Messi de um lado e Cristiano Ronaldo do outro?

Jorge Carrano disse...

Enquanto isso, no Brasil, um rubro=-negro pede ao árbitro para fraudar a súmula. E é tão primário que o faz por escrito, deixando prova. Leiam a matéria e o bilhete que o pai do jogador do Flamengo escreveu para o juiz:
http://espn.uol.com.br/noticia/503973_veja-bilhete-de-assessor-da-ferj-que-pediu-para-arbitro-fraudar-sumula-e-evitar-gancho-do-filho

Para o Flamengo roubado é melhor. Alguma semelhança com o PT?

Jorge Carrano disse...

Acho que o Wenger fez um bom trabalho no Arsenal durante seus 18 anos como técnico da equipe. Conseguiu títulos, inclusive um que dificilmente outro clube conquistará: o de campeão invicto na Premier League (2003).
E principalmente deu ao time um padrão de jogo, priorizando a técnica, o controle do jogo. Muito antes do Barcelona de Guardiola, o Arsenal já jogava bonito, com troca de passes, sem chutões.
Mas a notícia de que o alemão Klopp poderá ser contratado para substituir o francês muito me agrada. O time passaria a jogar um futebol mais competitivo.

Ler em:
http://espnfc.espn.uol.com.br/arsenal/arsenalismos/wenger-klopp-e-beckenbauer

Jorge Carrano disse...

Bayern fatura 900 milhões de euros com patrocinadora de uniformes (http://espn.uol.com.br/noticia/505210_adidas-renova-acordo-com-bayern-de-munique-ate-2030).
Segundo informações, além de um belo e majestoso estadio (Allianz Arena), já pago, tem, ainda, a receita do contrato rendoso com a Allianz, detentora dos naming rights.
Sem contar a venda de todos os ingressos (75.000) em jogos da Bundesliga.
Segundo consta o clube tem uma "caderneta de poupança" com mais de 100 milhões de euros depositados. Ou seja, é superavitário. E com elenco estelar.
Imagina um (....leia o que quiser...), aqui no Brasil, bem administrado.

Jorge Carrano disse...

Já confirmadas as ausências de Robben, Lewandowski e Schweinsteiger, no Bayern.
Dificilmente Ribéry e Alaba jogarão.
Ficará muito difícil para a equipe bávara.

Jorge Carrano disse...

Mazinho na final, com certeza.

http://espn.uol.com.br/noticia/506863_com-os-dois-filhos-na-semifinal-da-champions-mazinho-garante-quem-ira-a-final-sou-eu