27 de abril de 2015

Comissão da verdade em Cuba

Com o estreitamento das relações entre Cuba e USA, será questão de tempo a reconquista das liberdades individuais na ilha. E as novas gerações, com o crescimento econômico e a modernização do pais insular, terão consciência do quanto foram privados durante os anos de ditadura, entendida esta na mais perfeita acepção da palavra.

Aqui e ali, a imprensa aos poucos, e os meios literários, terão liberdade de expressão e poderão relatar como foram os anos de chumbo da ditadura castrista. E o quanto endeusaram um guerrilheiro sanguinário, fruto de marketing da esquerda mundial. Claro que estou me referindo ao Che Guevara.

Fotos e vídeos das torturas e dos paredões de fuzilamento sumário, sem julgamento, dos adversários do regime socialista implantado por Fidel, exatamente com algumas abaixo publicadas, provocarão, com certeza, indignação nas famílias das vítimas e na sociedade mais esclarecida.




Imagino que os cubanos chegarão a uma "comissão da verdade" para desmascarar e revelar ao mundo os horrores praticados pelos "revolucionários".

Mais alguns poucos anos, e gostaria de estar vivo para acompanhar, e teremos as derrubadas de estátuas e destruição de fotos dos títeres, embusteiros, déspotas, ditadores, que a pretexto de defender os pobres e promover a inclusão social acabam por se locupletar acumulando bens e dinheiro. E vivendo à larga, enquanto o povo sofre com racionamentos e restrições.

O poder corrompe, já foi dito, e fatos históricos reafirmam.

Mas, ao fim e ao cabo, a justiça prevalece e os lenines e genéricos da vida terão o mesmo fim, já não em vida, mas seus símbolos de culto a personalidade, para correção da história. 




3 comentários:

Jorge Carrano disse...

Enquanto isso, qui no Brasil, segundo VEJA a sujeira está chegando aos pés de Lula.

Ouçam e vejam:
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/augusto-nunes-pantano-do-petrolao-chega-aos-pes-de-lula

Anônimo disse...

Os que se abrigaram (refugiaram) nos USA, vivem em Miami e arredores, e experimentaram o regime democrático, deverão propagar a diferença entre o capitalismo e o implantado em Cuba.

Jorge Carrano disse...

Une image vaut mille mots...