26 de abril de 2015

Papo de Astronomia - Status das missões espaciais (1)



Por
Carlos Frederico March
(Freddy)








Recentemente (1 a 4 de março de 2015) foram publicados 4 posts relacionados com missões espaciais a astros do Sistema Solar, em andamento no corrente ano: pela NASA (agência espacial americana: Dawn e New Horizons) e pela ESA (agência espacial europeia: Rosetta/Philae):


O objetivo deste post é fazer a primeira atualização quanto ao status das citadas missões, referência final de abril/2015.

MISSÃO DAWN a CERES

Teoricamente é a que deveria render os primeiros resultados, mas a sonda Dawn teve de fazer uma longa manobra assim que entrou no campo gravitacional do planeta-anão Ceres, em março. Grande parte desse tempo ela ficou sem contato com o centro de operações, pois teve de se posicionar por trás de Ceres para então entrar na órbita pretendida. Só então, em regime normal, as imagens começaram a ser tiradas e transmitidas para a Terra.

Há um excelente vídeo explicativo desta manobra no YouTube:

Uma primeira foto em órbita de Ceres já foi divulgada pela NASA e, apesar de ainda ter pouca resolução, mostra novamente uma das crateras com 2 dos já famosos pontos brancos (na foto: à direita). Contudo, ainda não foram publicadas notícias científicas sobre o porquê desses pontos. Posso adiantar que eu e toda uma comunidade astronômica internacional estamos no aguardo ansioso delas.
 
Ceres em abril/2015

MISSÃO ROSETTA ao COMETA 67P (Churyumov-Gerasimenko)

No estado atual da missão, a sonda Rosetta se encontra orbitando o cometa 67P. Quando bem próximo, aproveita para tirar fotos de alta resolução de sua superfície, como a mostrada a seguir:

Superfície do 67P em 28/03/2015, a 14km de distância

O módulo Philae ainda não foi encontrado. Por defeito no sistema de ancoragem, repicou 2 vezes antes de pousar no cometa e acabou enfiado em alguma cratera ou desfiladeiro, tendo mandado algumas imagens antes de se esgotarem as baterias. A expectativa, eu diria torcida, é que, com a lenta aproximação do cometa do Sol prevista para os próximos meses, elas sejam atingidas pelos raios solares e recarregadas, permitindo que o módulo acorde de seu sono profundo.

O que temos de momento é o lento início de emissão de gases e poeira, que enfim é o que torna aquele pedaço de rochas e gelo um cometa de verdade! A Rosetta tem colhido imagens interessantes desse início de atividade, como a mostrada a seguir tirada em 15/04/2015 a uma distância de 165km do cometa.
 
Cometa 67P em 15/04/2015

Daqui a algumas semanas, quem sabe ele desenvolverá uma cauda de verdade? Entrementes, a Rosetta está preparada para se afastar paulatinamente do 67P à medida que as emissões forem aumentando, para que os gases e poeira não sujem as lentes nem emperrem os instrumentos de navegação.

MISSÃO NEW HORIZONS a PLUTÃO

Começou em 04/04/2015 a chamada 2ª Fase de Aproximação (AP2 - Approach Phase 2), que se estenderá até 23/06/2015. Replico aqui parte do comentário já publicado no post referenciado no início (o de nº 4) no dia em que a AP2 se iniciou:

"Nessa segunda fase, o objetivo será calibrar o caminho da sonda até Plutão e ao mesmo tempo ir tirando fotos cada vez mais nítidas dele e de seu séquito. Através da observação, mesmo que ainda tosca, dos arredores de Plutão, a NASA cuidará que a sonda não vá inadvertidamente se chocar com algum elemento desconhecido que esteja em seu caminho, evitando o final prematuro da missão."

As fotos que serão tiradas pela New Horizons durante a AP2 ainda serão toscas e muito parecidas com as que o telescópio espacial Hubble (em órbita na Terra) já tirou, mas à medida que a sonda for se aproximando as imagens do alvo ficarão mais nítidas. A NASA apelidou as semanas de maio em diante de BTH (better than Hubble = melhores que Hubble).

Abaixo temos a primeira foto colorida tirada pela câmera da New Horizons em 09/04/2015, já em plena AP2, mostrando Plutão e sua maior lua Charon a uma distância de 115 milhões de quilômetros. Como termo de comparação, a distância média entre o Sol e a Terra é de 150 milhões de quilômetros.

1º foto de Plutão/Charon tirada pela New Horizons

Como já informado no post específico, a New Horizons está planejada para passar por Plutão e seu sistema de luas em 14/07/2015.  A missão foi dividida em fases:

AP 1: 06/01/2015 a 03/04/2015 (já concluída - calibragem da rota)
AP 2: 04/04/2015 a 23/06/2015 (em curso, monitoração da rota)
AP 3: 24/06/2015 a 13/07/2015 (as fotos "de grupo" mais interessantes)
CAP (Closest Approach Phase): 13/07/2015 a  15/07/2015
Fly-by: 14/07/2015 (dia P: passagem por Plutão e seu sistema)

Durante a fase de maior aproximação CAP serão focados alvos individuais bem definidos, não haverá como enquadrar todo o sistema Plutão/luas. Sem contar que a iluminação, que antes era de frente - sonda entre Sol e Plutão - passará rapidamente a ser lateral e, finalmente, em contraluz.

Logo após a CAP, inicia-se a lenta transmissão das imagens obtidas no fly-by, processo que pode durar um ano. Serão desenvolvidas 3 fases de partida do sistema, denominadas Departure Phases e abreviadas DP:

DP 1: dias P+1 a P+21: primeiras imagens em contraluz
DP 2: dias P+21 a P+100: principalmente busca de anéis no sistema 
DP 3: dias P+100 a P+180: procedimentos finais da missão.

Por favor, nada a ver com Delegacia de Polícia - rs rs
Ao longo dos meses, iremos dando mais informações.

CRÉDITOS:
Imagens extraídas de sites da NASA e da ESA 
Missão Dawn - NASA
https://www.facebook.com/dawn.mission

Missão Rosetta - ESA
https://www.facebook.com/RosettaMission

Missão New Horizons -  NASA

http://www.nasa.gov/content/first-pluto-charon-color-image-from-new-horizons

27 comentários:

Freddy disse...

Pressinto que o dia está mais para Vasco x Botafogo do que para missões interplanetárias.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Errou por muito, Freddy (rsrsrs).
Eu estava com as atenções em Londres, no Emirates Stadium, acompanhando Arsenal e Chelsea.

Freddy disse...

Vasco vence à la Eurico: nos acréscimos.

Jorge Carrano disse...

Sobre o Arsenal, falou quem sabe:

http://extra.globo.com/esporte/o-arsenal-nao-vai-ser-campeao-com-giroud-no-ataque-diz-thierry-henry-idolo-do-clube-15984216.html

Freddy disse...

Para registro, missão Rosetta:
Em 13/06/2015 o módulo Philae acordou de longo sono.

Philae, como tem sido reportado, está pousado no cometa 67P em local até então desconhecido. A chance era que a aproximação do 67P do Sol permitisse que o módulo fosse eventualmente banhado em luz e voltasse a ter suas baterias recarregadas novamente - ver texto acima.
Foi o que aconteceu.

Como a notícia é muito recente - acabou de sair no Breaking News da BBC - ainda não temos muitos detalhes, mas dados que estavam armazenados no módulo estão sendo aos poucos recebidos pelo centro de controle da missão.
<:o) Freddy

Freddy disse...

Com relação à missão Dawn em Ceres, a sonda já orbita o planeta-anão e tem feito levantamento de solo cada vez mais detalhado. Apesar das imagens das crateras com ponto branco estarem já excepcionalmente nítidas, ainda não há dados que permitam decifrar sua razão de existir.
Continuamos no aguardo.
<:o)
Freddy

Freddy disse...

Sobre a New Horizons a Plutão, um fato curioso. Apesar de estar chegando ao final da Approaching Phase 2 e teoricamente capaz de imagens cada vez mais nítidas, foi do time em terra do telescópio espacial Hubble que chegaram as mais recentes notícias. Pelo menos 2 satélites de Plutão têm movimentos caóticos, ou seja, não giram de maneira uniforme.
Tipo: se houvesse alguém lá, nunca se saberia a que horas o sol nasceria ou apareceria Plutão no céu. A cada rotação, uma novidade!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Bom lugar para boêmios, não Freddy?

Freddy disse...

Hoje, 24/06,inicia-se a AP3, Fase de Aproximação 3 na missão a Plutão. Teoricamente, a partir de hoje deverão começar a ser tiradas fotos bem mais interessantes do sistema de Plutão pela sonda New Horizons.

A NASA, contudo, vem mantendo sigilo nas mais recenes fotos, publicando babaquices sobre a missão na forma de "concepção artística", ou seja, filmetes produzidos em computador para tentar manter o público antenado. Contudo, podemos observar nos comentários do site específico que muitos (como eu) já postaram críticas severas a esse comportamento fantasioso. Mais vale não dizer nada.

=8-( Freddy

Freddy disse...

Um comentário politico.
Enquanto no Brasil estamos antenados na mandioca da Dilma e nas tentativas de desvinculação do Lula à queda do PT, nos EUA a vida continua. Com bonanza e mazelas misturadas, mas em alto nível.

Discute-se sobre porte de armas, que viabiliza massacres repetidos em escolas e outros locais públicos, sobre segregação racial séria.
Mas também o povo convive naturalmente com lançamentos de naves e satélites, com pesquisas científicas e... com as missões espaciais.

Pode parecer que se distanciam da realidade cotidiana, já que somos absolutamente obtusos, mas para o americano médio é normal seguir suas sondas passeando em Marte, outra orbitando Saturno, mais uma colhendo informações em asteroides, ou a mais ansiada atualmente - que é a New Horizons se aproximando de Plutão, nos confins do Sistema Solar.

Discutem (tem de ser aprovado em congresso) verbas para novas sondas a Marte, Europa (satélite de Jupiter) e Enceladus (satélite de Saturno), além da construção em parceria público privada de imensos telescópios em terra e no espaço. Não demora vão lançar o James Webb, para substituir o Hubble.

E nós na mandioca...
<:o) Freddy

Freddy disse...

Sonda New Horizons
No sábado, 04 de julho, a sonda perdeu contato com a Terra por pouco mais de 1 hora. Ao retomar comunicação, os controladores receberam dados de que ela havia entrado em safe-mode para lidar com uma inconsistência, passando a operar com o computador stand-by.

Hoje (06 de julho) a notícia é de que, em termos de equipamentos, a sonda está bem. O que houve foi um erro humano: excesso de comandos a serem realizados num tempo menor que o disponível nos computadores da nave para tal. Indigestão de software, digamos...

Parece que está tudo novamente nos conformes, aguardando o fly-by de 14 de julho. Contudo, todos sabemos que os dados e fotos recolhidos nesses dias de maior aproximação serão enviados à Terra em baixa taxa de bits/segundo, portanto há expectativa de que apenas em meados de novembro próximo é que teremos algo na tela. Haja paciência!

Freddy disse...

Sonda Dawn em Ceres
Mudando configuração de rota para orbitar cada vez mais perto do planeta-anão. Nenhuma novidade acerca dos pontos brancos, que são fotografados a cada passagem com mais nitidez, mas sem explicação científica para a sua existência. O que vem sendo saudado pelos astrônomos é a existência de montanhas e outras formações de terreno para se estudar.
Nada que interesse ao público leigo.

Freddy disse...

Missão Rosetta/Philae ao cometa 67P
A única novidade no início de julho é a lenta evaporação das rochas geladas, típica de um cometa comum à medida que ele se aproxima do Sol. É o que forma a característica cauda.
Os astrônomos estão aprendendo algo sobre como os gases são expelidos (eita, e são fedorentos de acordo com as análises químicas) tendo fotografado algumas grutas mais profundas geradas por esse processo de evaporação.

Jorge Carrano disse...

Muito obrigado pelas atualizações, Caro Freddy.
Continue de olho no firmamento e atento as informações divulgadas.

Freddy disse...

Pois é, Carrano, as coisas evoluem mais depressa do que conseguimos segui-las, para nos mantermos atualizados.

Hoje mesmo, depois de postar os comentários acima, li que o módulo Philae encontrou vestígios de compostos orgânicos misturados no gelo e poeira do cometa onde se encontra pousado. Relembremos que o módulo Philae acordou de longo sono e está lentamente despejando seu conteúdo de dados para a Terra, via Rosetta.

Segundo nota divulgada há pouco no Globo, análise conjunta desses dados com observações da sonda Rosetta, que circula o Churyumov-Gerasimenko (apelidado de Chury pelo Globo), podem levar à constatação de que há vida microbiológica dentro dos cometas (!).

Há uma tese antiga de que a vida teria sido injetada na Terra a partir justamente da queda de cometas ao longo de sua formação. Como isso teria sido formado nos cometas, é outra história. A intenção do momento é provar que há compostos orgânicos favoráveis à vida dentro mesmo dos cometas, quiçá microorganismos.

A matéria do Globo ressalta que essa descoberta seria fundamental para desfazer a crença de longa data da humanidade, que acha o homem a suprema criação do Universo e que vida só existiu aqui.

É o fenômeno "São Tomé": há que provar, tocar, ver. Pra isso se gasta trilhões de dólares em pesquisa, telescópios, sondas espaciais...
=8-)

Freddy disse...

New Horizons / Plutão
Fim da Approach Phase 3 (AP 3) e início da Closest Approach Phase.
Conferir programação da missão no texto acima

A partir de hoje (13/07) a New Horizons operará em piloto automático até o final da Closest Approach Phase (fase de aproximação máxima), com o Fly-by (sobrevôo) de Plutão e seu sistema daqui a poucas horas. Será um martírio para o centro de controle - e para os fãs da missão - a espera até receber notícias da sonda, informando se tudo correu bem.
Dedos cruzados!
<:o)

Jorge Carrano disse...

Na ausência do Freddy, em viagem, coloco um link sobre a novidade:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/07/nasa-divulga-primeiras-imagens-da-passagem-da-new-horizons-por-plutao.html

Jorge Carrano disse...

O que farão com todas estas fotos? Publicarão no Instagram?

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/07/sonda-new-horizons-da-nasa-fez-mais-de-1200-fotos-de-plutao.html

Jorge Carrano disse...

Ainda sobre plutão:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/mais-plutao.html

Jorge Carrano disse...

Novas imagens de Plutão.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/09/novas-imagens-de-plutao-mostram-complexidade-de-sua-superficie.html

Jorge Carrano disse...

Água salgada em Marte.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/09/marte-tem-corregos-sazonais-de-agua-salgada-revela-sonda-da-nasa.html

Jorge Carrano disse...

Ficção científica?
Leiam:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/nasa-e-esa-detalham-missao-para-tentar-desviar-rota-de-asteroide.html

Jorge Carrano disse...

Marte.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/10/nasa-divulga-fotos-reais-de-locacoes-citadas-no-filme-perdido-em-marte.html

Jorge Carrano disse...

A cada dia se descobre um recanto do universo infinito. Infinito?

http://gizmodo.uol.com.br/galaxias-redor-via-lactea/

Jorge Carrano disse...

Um novo estudo realizado com ajuda do Telescópio Espacial Hubble constatou que o Universo está acelerando sua expansão mais rápido que o previsto.

Jorge Carrano disse...

Últimas sobre explorações espaciais e sobre vida em Jupiter:

http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/07/04/astronomia-conheca-jupiter/

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2016/07/03/china-busca-vida-alienigena-com-telescopio-gigante.htm

Jorge Carrano disse...

Planeta coberto de oceanos:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/10/proxima-b-planeta-parecido-com-terra-pode-ter-oceano-diz-estudo.html