18 de abril de 2015

Flashes de um dia ... qualquer




Por 
RIVA





Por estar procurando trabalho, a primeira coisa que faço quando acordo é checar os emails no meu iPhone. Novas oportunidades no display ? Retornos dos envios de currículos ?

Quem já leu meu post sobre a importância de um smartphone na minha vida, vai entender. Nele deposito grande parte do meu dia a dia ; não desgrudo do Zepp, meu amigo inseparável. Vai comigo para qualquer lugar. Só não vai ainda para o chuveiro.

Hoje, depois de um café da manhã caprichado (que só rola quando estou de férias forçadas, pois caso contrário estou apressado para sair), fui acompanhar a matriarca vascaína na igreja, pois hoje é dia da Benção de Santo Antônio.

Igreja Porciúncula de Santana - Niterói - RJ

Não sou católico, mas sempre que posso vou com ela, por diversos motivos. O ambiente na igreja é legal e super adequado para reflexões. E uma das coisas que um desempregado tem a fazer é refletir ...refletir sobre erros, acertos, porques, onde, quando, o que, etc. Um desempregado aposentado então !!! Há muito mais o que refletir.

Sou um daqueles milhões de brasileiros que vai morrer trabalhando ou procurando trabalho. Nada a ver entrar em detalhes do porque, mas é #simplesassim como as hashtags do Twitter. Não foram escolhas, ou foram. Tudo valeu a pena !

Mas, por que sempre que vou na igreja, percebo a ausência de pessoas jovens ? Jovens tipo até uns 30 anos. Praticamente nenhum. Somente terceira idade e um ou outro “mais jovem”.  Seria isso uma idiossincrasia da atual Igreja Católica ? Ou é o horário matinal que sempre vou ? Não sei responder ...

Sou músico amador, e confesso, sempre me incomodou a baixa qualidade das músicas ao vivo tocadas em ritos católicos. Tem melhorado, mas as composições machucam tudo que aprendemos na escola de música, em termos de compasso e harmonia. Sei que isso passa despercebido por milhares de pessoas na igreja, mas não por mim. Me incomoda demais.

Não vou entrar no detalhe dos “discursos” que ouço nas missas. Apenas pontuar que os considero desatualizados, inclusive em texto. Mas ..... há muitos e muitos que não percebem ou não consideram dessa forma. “Você é crítico demais ! “.

Assisto raramente flashes de eventos evangélicos na TV, e nos discursos, e também  musicalmente, os considero bem mais focados na nossa atualidade ..... seria isso um parâmetro importante para cooptar adeptos ? Isso tem valor mesmo, ou estou enganado ?

Campo de São Bento - Niterói - RJ

Continuando minha caminhada num dia qualquer, na ida não deu para deixar de notar as senhoras da CLIN varrendo no Campo de São Bento. Umas varrem como eu mesmo adorava varrer a minha calçada, quando um pirralho, com extrema organização e eficiência rsrsrs. Minha saudosa avó Carolina elogiava minhas varridas. Outras parecem que varrem pensando no Além, jogando a sujeira ora para um lado e ora para outro ... kkkkkkkk. Só não dá para rir quando cai a ficha .... sou eu que estou pagando por essa merda de serviço !

Só para encerrar, saímos da igreja um pouco depois das 9:30 horas da manhã, e fomos dar uma pernada pelas calçadas da Moreira Cesar, em Icaraí. E bundeamos por ali até quase 11 horas.



Paramos no nosso tradicional salgadinho na sobreloja do Center Icaraí, do meu amigo tricolor ! Dois quibes por favor e uma água de côco ! E tome papo sobre Fluminense x Botafogo. E nesse papo, claro, rolou o problema das lojas fechando em Icaraí. 


Nosso amigo falou dos valores atuais de aluguel por ali ..... no Center, entre 12.000 e 15.000 reais mensais. A Tommy ? 26.000 reais mensais !! Dá para imaginar qual deve ser seu faturamento mensal para bancar um aluguel desses ??? Fecha quando ? Reparem que uma loja ao lado da Tommy Hilfiger abriu e fechou em 3 meses !!!

Dentro da galeria onde tem a Gutemberg, livraria que já expõe livros na calçada, uma grande papelaria lá no fundo está fechando as portas ! Corram, porque estão liquidando tudo, até os caixas ! Não dura mais de 1 semana.


Fora isso, cães cagando e mijando por todo lado. E em uma semana, aqui em Nikity, um assassinato de uma pessoa quase próxima de nós, e ontem um assalto de um amigo do Twitter na Ary Parreiras. Uma cidade sem prefeito, sem segurança.

Flashes de 1 dia ....... querem de mais de um dia ? 

19 comentários:

Jorge Carrano disse...

Boa crônica do cotidiano em Niterói.
Você poderia ter mencionado a caminhada no calçadão, onde por pura coincidência ontem nos cruzamos (coisa raríssima), pois esta é seguramente uma das poucas tradições na cidade que ainda se mantém respeitada, tirante as épocas eleitorais quando a calçada é invadida por militantes (remunerados) portando bandeiras e distribuindo "santinhos", o que perturba a paz dos caminhantes.
A par do exercício físico, recomendado por médicos e fisioterapeutas, principalmente para os idosos, estas caminhadas nos permitem reflexões sobre a vida. Rever conceitos e posturas. Não me refiro a nos violentar, anular ou acovardar, mas quem sabe sermos mais flexíveis em alguns pontos, um pouquinho mais transigentes.
Há mais de 50 anos caminho na praia. E sempre, quando estou só, faço deste exercício também um momento de encontro comigo mesmo, enquanto aprecio a bela paisagem.
Interessante as gerações se sucedendo nestas caminhadas. As crianças que eram conduzidas pelas mãos, agora amparam seus pais, mais idosos e já precisando deste tipo de auxílio.
Mas a cidade está longe de ser aquela aldeia onde todos se conheciam e viviamos em paz.

Ana Maria disse...

Interessante a diversidade no mundo. Não só a aparência, os valores, as opções, são diferentes nos seres vivos. Até a maneira que escolhem para meditar varia de indivíduo para indivíduo.
Se um prefere a paz encontrada em um templo, outro reflete enquanto caminha em um calçadão "borderline", que divide um cenário de modorra praiana de uma cidade caótica e violenta.
Eu, por meu lado, não paro de pensar. Reflito no trânsito, no banho (excelente local para ideias criativas), nos poucos serviços domésticos que executo e até vendo novela.
Se somos tão diferentes, por que fomentamos tantos preconceitos? Por que não respeitamos as diferenças e aprendemos a coexistir em harmonia e respeito???

Ana Maria disse...

Ora bolas, até comentários me fazem refletir.
Mas, voltando ao post, tenho visto muitas reclamações no face. Principalmente quanto à violência.
Sugiro que subam para a serra.Aqui ainda está dando para se respirar.

Jorge Carrano disse...

O Riva tem casa em Friburgo e frequentemente sobe a sarra. Vide posts recentes.

Jorge Carrano disse...

Concordo que durante o banho é um bom momento para reflexões. Mas a duração é curta e não permite aprofundar certas coisas.

Ana Maria disse...

Riva, não vou comentar sobre suas reflexões de "aposentado-desempregado", não farei observações sobre o fechamento de lojas e nem me aprofundar na questão da violência porque hoje não quero falar sobre política. Prometo que não falarei mal do governo, dos ativistas do PT e não provocarei os omissos.
Hoje estou zen.
Zen disposição. (passou pelo corretor ortográfico. rs)

Riva disse...

Já foi tempo em que podíamos esquecer da vida irresponsávelmente embaixo do chuveiro, perdido em reflexões, ou concentrado em atividades, digamos, diversas .... rsrsrs.

Mas vocês sabiam que num estudo que tenho, realizado há uns 10 anos nos EUA, as maiores causas de deperdício de água lá eram a rega inadequada de jardins e .... banho ?

Nesse estudo, chegaram a entrar em detalhes do "sob o chuveiro" .... citando "tirar cabelos de sabonete" e ... "limpar o nariz por minutos" ! Hábitos do americano, a realidade no dia a dia. Por aqui não deve ser diferente ; apenas acrescentemos as ligações clandestinas e os enormes vazamentos. Crime não hediondo, enquanto não se enxerga as gravíssimas consequências disso tudo.

Uma caminhada no calçadão nos mostra tantas coisas ... como mudaram as atividades ali nos últimos 30 anos, impressionante mesmo. Muitas atividades físicas para diversas idades, na areia e no calçadão, com música alta, tênis de areia, stand up, cães pra todo lado das mais diversas marcas e modelos (kkkkkkk), muita gente andando de bicicleta na calçada, enfim, muitas mudanças.

Ontem fui fazer um pitstop alongando na grade perto da praça no Ingá, e fiquei estarrecido (como gosta de dizer a DisGraça) com a quantidade de pessoas que vive embaixo da laje do calçadão da Praia das Flexas, na areia. Um absurdo, uma triste realidade. E como já mencionei por aqui e no Facebook, o lamentável estado do calçadão em Icaraí, cheio de afundamentos e falhas. É nítida a intenção da "prefeitura" de Niterói : não fazem manutenção, visando uma milionária reforma a ser anunciada ... podem aguardar e preparar o cheque !

Hoje também tinha, bem próximo da praia, uma grande quantidade de barcos de pesca, com arrastão e tudo o mais. Não é proibido tudo isso ? Acho que sim, mas e daí ?

Ana mencionou a Serra. Sim, Friburgo é bem mais calma, mas mesmo assim temos que ficar espertos por lá. Infelizmente a violência está em todo lugar. Na própria serra, nunca viaje à noite. É dar sopa para o azar. Gostamos muito de passar alguns dias por lá (já escrevi sobre a cidade), dá para recarregar bem as baterias.

Hoje não acordei bem ... mal sentei na mesa para um delicioso café com torradas e ovos mexidos, olho a manchete do O GLOBO, que recebo nos fins de semana. Não dá .... não dá mesmo.

Já fiz meu footing matinal com a matriarca vascaína, e já comprei meus deliciosos quibes para traçar daqui a pouco.

Alienar-se de vez em quando faz bem à saúde, muito bem mesmo. Hoje é sábado, um lindo sol lá fora, estou teclando vendo Barcelona x Valencia, daqui a pouco tem Chelsea x United, e depois, FLU x Botafogo.

Pra quem curte os Rolling Stones, como eu, amanhã domingo ao meio-dia no canal 88 da SKY tem o novo documentário deles chamado CHARLIE IS MY DARLING,filmado durante 2 dias na Irlanda, em 1965, com apresentações espetaculares ao vivo, na íntegra. Imperdível !

Sds TETRAcolores !

Jorge Carrano disse...

O Cavalieri parecia o Roberto Baggio.
Assim não dá, Riva.
E olha que torci pra o FLu, por causa da final. Se der a lógica o Flamengo se classifica amanhã e o Fluminense tem mais tine para enfrentar a urubuzada na final.

Riva disse...

Não vi o jogo, fui a um aniversário. Estou lendo os comentários do Twitter para tentar entender os fatos. E daqui a pouco tem VT também.

Mas ... pelo que li, o Wagner não entrou em campo, e o garoto Gerson parece que amarelou, na flor dos seus 17 anos.

Freddy disse...

Sobre o fechamento de lojas, mais um item para me incompatibilizar com o fenômeno do comércio. O que ganha um idiota proprietário em manter sua loja fechada meses esperando um otário para pagar as luvas e, depois de curto período pagando o elevado aluguel, devolver-lhe as chaves?
Se o ganho são as luvas e alguma multa contratual, é usura, aliada a mau caráter.

Temos testemunhado fato similar em Gramado-RS. Muitas das antigas e conhecidas lojas fecharam (não puderam pagar nos novos preços) para dar lugar a outras com grifes da moda e aquele jeitão de riqueza aparente. Ficam vazias, em sua maioria. Quanto tempo isso vai durar? E por que é assim?

=8-(

Freddy disse...

Eu gostaria de poder passear no calçadão, olhando o mar. Principalmente ao por do sol.
Não o faço por diversos motivos, os maiores sendo a distância entre minha moradia e a praia e o medo de ser assaltado durante o passeio.

Talvez por isso vá de vez em quando a Gramado ou Bariloche, onde posso fazer isso (à beira de lagos e não de praias) sem ter de ficar guardando todos os 360° em volta de mim a cada instante, aterrorizado.

Apesar de Friburgo estar ficando mais violenta, posso testemunhar que a tranquilidade no cotidiano era muito benéfica à minha saúde. Curti muito o fato enquanto morei por lá.

Voltando à realidez, andar despreocupado a qualquer hora do dia ou da noite em Niterói ou Rio é fantasia. Infelizmente. Claro, pode juntar a elas São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte, etc... É mal de grandes cidades e da atual situação social do mundo, especialmente o Terceiro.

Freddy disse...

Bons quibes no 2º andar do Center?
Onde?
Eu conheço os do Kamilu's, no Trade Center, mas é meio longe de casa...

=8-p

Riva disse...

Freddy, suba a escada rolante, vire à direita, siga em frente e vai esbarrar no balcão de salgados. Tem umas mesinhas do lado de fora.
Tem quibe de forno também, às vezes.

O melhor horário pra ir ali é tipo 11:30h, quando ele recebe a nova carga de salgados da mãe dele.

E de futebol, vi o tape do Flu x Botafogo, vi Vasco x Aquele Time do Mal, vi a decisão por penalties de Gambás x Porco, e vi Bambis x Peixe.

Como está jogando bem o Robinho, hein ? Talvez seja hoje o melhor jogador em atividade por aqui.

Algumas coisas estão tão claras :
- a profissão de juiz de futebol tem que ser regulamentada
- as federações de futebol tem que acabar
- campeonato com mata-mata no final não dá. Só em torneios.
- estamos muito mal de treinadores de futebol.

Freddy disse...

Valeu a dica, Paulo.
Mary disse-me que se lembrava dessa loja. Eu não a relacionei a kibes porque ela não é especializada em árabe.
<:o)

Freddy disse...

Sobre mata-mata em campeonatos, minha opinião continua a mesma de 64 anos: não aprovo. Permite que, por conta de eventuais falhas em jogos chave o melhor time seja alijado, depois de um ano inteiro de bom trabalho.

Tem quem goste, dizem que é a alma do futebol, dos poucos esportes em que um time de menor expressão tem chance de levar o título. No entanto, estamos falando de investimentos e retorno. Quem vai se empenhar em altos patrocínios sabendo que a Caldense (podia ser a Tombense) vai disputar a final no Mineiro?
=8-/

Jorge Carrano disse...

O Corinthians chegou, ontem, invicto, na fase semifinal do campeonato paulista. Perdeu, nos pênaltis e foi eliminado.
Lá em São Paulo, além de tudo, a semifinal foi disputada em uma só partida.

Riva disse...

A questão de pontos corridos ou mata-mata depende do objetivo do campeonato.

Por exemplo :
no ABEL, onde joguei por 21 anos, como o foco é CONFRATERNIZAÇÃO, o mata-mata ao fim do campeonato é 1x8, 2x7, 3x6 e 4x5, com a vantagem para os 4 primeiros colocados. Simples assim. Ninguém nunca reclamou do sistema. Amigos jogando até o final, mesmo sendo 8º colocado, que pode ser campeão !

Copa do Mundo :
- lembro que em 74, na mudança do mata-mata, a Alemanha Ocidental nitidamente perdeu propositalmente para a Alemanha Oriental, com casa cheia, apenas para não cair no grupo de Brasil e Holanda.
- e em 82 vcs assistiram a Italia ser campeã sem ganhar NENHUM jogo da 1ª fase !

Se o objetivo é grana, público, eu acho que o Brasileiro com mata-mata no final é muuuuuito melhor, mais emocionante. Em detrimento da regularidade ao longo da competição. Poderiam sim acrescentar alguns detalhes nessa vantagem, caso um time tenha um rendimento muito melhor que os outros.

EU PREFIRO, minha opinião. Ou pelo menos o campeão do turno x returno.

Freddy, quanto ao seu receio de passear no calçadão, não tenha.

Vá nos horários mais legais, pela manhã ou fim da tarde, e leve o essencial : alguma grana e um documento vencido (cartão de banco ou de crédito que não vale mais, para o caso de precisarem saber quem é você ... rs). Mas não deixe de ir, faz muito bem.

Freddy disse...

Torcendo pelo Peixe, meu segundo time.
<:o)

Riva disse...

Não sei o que é "meu segundo time" ....